Menu

38 remédios para câncer não foram comprados por desinteresse dos fabricantes, diz governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre manifestou interesse em adquirir 88 medicamentos oncológicos – para tratamento de câncer – mas destes, 38 não puderam ser comprados devido à falta de interesse dos próprios fabricantes em vendê-los ao Estado do Acre. Isso que afirma o governo. Segundo o Executivo estadual, os distribuidores e fabricantes desses 38 fármacos não manifestaram interesse em repassar os medicamentos no processo licitatório aberto em janeiro deste ano.


Foi justamente esta situação, segundo o governo, que resultou a falta dos remédios aos pacientes em tratamento na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em Rio Branco. “É lamentável o que vem acontecendo, mas estamos fazendo o que podemos fazer para comprar esses itens em licitações, cujos fornecedores não têm o menor interesse de prover o estado”, alerta Silvio Charles de Mesquita Gomes, diretor-administrativo da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre).

Publicidade

A alegação das empresas é que o custo de fabricação é muito maior que o faturamento do volume que se é pedido pelo estado no processo licitatório.Como exemplo, está o medicamento Maleato de Sunitinibe, para inibir o crescimento de tumores. A Sesacre abriu licitação para a compra de 1,2 mil cápsulas por ano, de 12,5 miligramas, de 25 e de 50 miligramas, mas não encontrou vendedor.


“Simplesmente, o número de cápsulas pedidas para o estoque de 2020 não gerou interesses das indústrias. As empresas preferem abdicar de alguns milhões de reais aqui porque o faturamento em outros mercados é infinitamente maior. Esse é o grande problema que vimos enfrentando”, esclarece Mesquita Gomes.


A Sesacre acredita que é preciso responsabilizar as empresas fabricantes e distribuidoras para que estas se sensibilizem com a situação dos pacientes no Acre. Um novo processo licitatório já foi aberto para sensibilizar os produtores e distribuidores a concorrer novamente.


Fonte: Agência de Notícias do Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido