fbpx
Conecte-se agora

Professores do Instituto São José não recebem desde dezembro e ameaçam não iniciar aulas

Publicado

em

O ano letivo está marcado para começar na próxima segunda-feira, 5, em todas as cidades do Acre. Mas, no tradicional Instituto São José, na capital acreana, pode ser que os alunos demorem um pouco mais para iniciarem os estudos.

O motivo é que os professores que dão aula na unidade de ensino estão desde dezembro sem receber seus salários.

“Estamos prometendo entrar em greve na próxima semana quando começa o ano letivo. Não recebemos dezembro, não recebemos janeiro e já entramos no terceiro mês sem ter um centavo no bolso. Não estamos pedindo nada demais, apenas o direito de receber nossos salários. Vamos nos reunir e cruzar os braços na segunda-feira e não iremos iniciar as aulas”, afirma uma professora que prefere não se identificar com medo de ser despedida.

Por causa do atraso de mais de 60 dias no pagamento, ela conta que muitos professores estão sem condições de chegar até à escola. “Nós, funcionários estamos indo trabalhar sem vale transporte, sem dinheiro para gasolina e obrigados a participar de cursos de capacitação. O engraçado é que há uma obra de construção de uma rampa de acesso ao segundo piso e a empresa vem recebendo normalmente. Ou seja, só não tem dinheiro para pagar nossos salários”.

O Instituto São José, inaugurado em 1958, é conveniado e recebe recursos do estado para atender mais de mil alunos da rede pública de ensino, apesar de ser administrado pelas irmãs Servas de Maria Reparadoras.

O ac24horas teve acesso a um áudio onde a irmã Sandra, que é uma das administradoras do colégio, afirma que já fez tudo que pode, mas o governo não repassou o valor dos convênio. Diz ainda em determinado trecho que já mandou mensagem até para o governador.

“Eu sei que tá difícil para todo mundo, as meninas não tem dinheiro nem para o vale transporte. Eu já mandei até mensagem para o governador. Vamos esperar até segunda-feira para saber se temos alguma resposta do governo”, diz na gravação.

A reportagem procurou o governo do estado e aguarda um posicionamento sobre o atraso dos repasses ao Instituto São José.

Propaganda

Destaque 4

Pró-Saúde agora é Igesac e servidores irão cuidar de até 40% das unidades no Acre

Publicado

em

A autarquia que substituirá o Pró-Saúde se chamará Instituto de Gestão de Saúde do Acre, o Igesac. Ela terá autonomia para gerenciar até 40% das unidades de saúde do Estado. Esse percentual, no entanto, pode ser menor. Com o advento do Igesac, os servidores que eram do Pró-Saúde serão os gestores das unidades.

“A ideia é que os servidores do Igesac deixem de ser mão de obra do Estado e passem a administrar unidades inteiras. Agora, embora 40% das nossas instalações possam ser repassadas, isso não significa que tenha que ser esse percentual, pois ele pode ser menos que isso: 10% ou 15%”, explicou Marcelo Chaves Batista, diretor do Pró-Saúde, à Agência de Notícias do Acre.

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, entende que a criação do Instituto dará melhores condições de trabalho os profissionais que hoje compõem o Pró-Saúde e que passarão a integrar o Igesac. “Um dos benefícios é a melhoria da qualidade no número de atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde”, observou Alysson.

Continuar lendo

Destaque 4

Conheça Alina Costa, cantora acreana que participará de uma competição nacional

Publicado

em

Em busca de um lugar ao sol, Alina Costa, resolveu apostar em uma competição, batizada de Cantorxbr, realizada em Garanhuns, interior de Pernambuco, que buscar revelar novos cantores e compositores de todo o Brasil.

Dona de mais de 30 composições, Alina não pensou duas vezes e se inscreveu. Passou na primeira etapa e agora vai para a fase final a partir do dia 2 de março.

O problema é que a organização da competição, que tem o produtor do grupo Aviões do Forró como padrinho, não cobre as despesas do evento. Como Alina não tem grana suficiente para custear passagens, alimentação e estadia em Garanhuns, resolveu fazer uma vakinha online.

Convidada do Boa Conversa, Alina fala do sonho de participar da competição e canta algumas de suas principais composições.

Assista e ajude o talento acreano a chegar em Pernambuco.

video

Ouça no spotify

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas