fbpx
Conecte-se agora

No Acre, numa área isolada, ICMbio encontra grande diversidade de répteis

Publicado

em

Analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram um inventário de herpetofauna da Estação Ecológica do Rio Acre, em Assis Brasil -uma das áreas mais isoladas do planeta, segundo o órgão. Eles encontraram 132 espécies, sendo 63 anfíbios e 69 répteis.

Em artigo, os analistas destacam que é alta a riqueza de anfíbios e répteis na unidade de conservação, principalmente, quando comparada a outras localidades da Floresta Amazônica no Brasil.

Para realizar o inventário, eles organizaram três expedições. Este estudo fornece o segundo inventário mais robusto para o estado do Acre até o momento e fornece novas informações que podem apoiar estudos futuros na região, como contribuir para a revisão do plano de manejo da Estação Ecológica Rio Acre, argumentam os pesquisadores.

Para chegar ao local, os profissionais ficavam isolados numa pequena base por dez dias após o deslocamento que podia durar 4 dias na ida e volta. O levantamento foi realizado nos meses de abril de 2015, fevereiro de 2016 e dezembro 2017, na busca na floresta pelos anfíbios, lagartos, cobras e quelônios. O esforço de amostragem compreende cerca de 900 horas de observação, das quais 600 horas durante a noite e 300 horas durante o dia.

A Estação Ecológica Rio Acre é uma área protegida que compreende 79.395,22 hectares. A vegetação é classificada como floresta tropical aberta, pois é caracterizada pela presença de Florestas Abertas, onde o dossel apresenta menor densidade de árvores grandes e possui um subosque com grande abundância de palmeiras, bambus e lianas.

(ICMbio)

Propaganda

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Mais lidas