Menu

No Acre, numa área isolada, ICMbio encontra grande diversidade de répteis

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Analistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram um inventário de herpetofauna da Estação Ecológica do Rio Acre, em Assis Brasil -uma das áreas mais isoladas do planeta, segundo o órgão. Eles encontraram 132 espécies, sendo 63 anfíbios e 69 répteis.


Em artigo, os analistas destacam que é alta a riqueza de anfíbios e répteis na unidade de conservação, principalmente, quando comparada a outras localidades da Floresta Amazônica no Brasil.

Publicidade

Para realizar o inventário, eles organizaram três expedições. Este estudo fornece o segundo inventário mais robusto para o estado do Acre até o momento e fornece novas informações que podem apoiar estudos futuros na região, como contribuir para a revisão do plano de manejo da Estação Ecológica Rio Acre, argumentam os pesquisadores.


Para chegar ao local, os profissionais ficavam isolados numa pequena base por dez dias após o deslocamento que podia durar 4 dias na ida e volta. O levantamento foi realizado nos meses de abril de 2015, fevereiro de 2016 e dezembro 2017, na busca na floresta pelos anfíbios, lagartos, cobras e quelônios. O esforço de amostragem compreende cerca de 900 horas de observação, das quais 600 horas durante a noite e 300 horas durante o dia.


A Estação Ecológica Rio Acre é uma área protegida que compreende 79.395,22 hectares. A vegetação é classificada como floresta tropical aberta, pois é caracterizada pela presença de Florestas Abertas, onde o dossel apresenta menor densidade de árvores grandes e possui um subosque com grande abundância de palmeiras, bambus e lianas.


(ICMbio)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido