fbpx
Conecte-se agora

MAPA, governo e FIEAC visitam alfândegas e se reúnem com governador de Madre de Dios

Publicado

em

Uma comitiva composta por representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), do governo do estado e da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) visitou, nesta terça-feira, 4, as alfândegas dos municípios de Epitaciolândia e Assis Brasil, que fazem fronteira com a Bolívia e o Peru.

Participaram da comitiva, pelo Ministério da Agricultura, o secretário nacional de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal, o diretor nacional de Saúde Animal, Geraldo Moraes, e o superintendente federal de Agricultura no Acre, Fernando Bortoloso.

Pelo governo do estado, o governador em exercício, Major Rocha, o secretário e o diretor de produção e agronegócio, Edivan Azevedo e Nilton Bayma, respectivamente. Da FIEAC, compuseram o grupo o presidente Adriano Silva e assessores.

A visita teve o objetivo de tratar de questões alfandegárias e buscar alternativas para solucionar a falta de fiscais agropecuários nos dois municípios, deficiência que vem dificultando a exportação e importação de produtos, segundo divulgou o secretário Edivan Azevedo em sua página do Facebook.

Em Assis Brasil, foram recepcionados pelo prefeito Antônio Barbosa, o Zum, e visitaram a sede do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), recém-reformada.

Antes, haviam passado pela unidade do IDAF de Epitaciolândia, que está iniciando a sua recuperação. As obras fazem parte das medidas exigidas pelo MAPA dentro do Plano Estratégico de Retirada da Vacina Contra Febre Aftosa.

Em Iñapari, no Peru, o grupo teve uma audiência com o governador do departamento de Madre de Dios, Hidalgo Okimura, ocasião em que foram tratados assuntos referentes a relações comerciais bilaterais.

No retorno a Rio Branco, na manhã desta quinta-feira, 5, será realizada uma reunião no auditório da FIEAC para avaliar a visita às alfândegas e encaminhar medidas para a melhoria da prestação dos serviços do Ministério da Agricultura nas fronteiras acreanas.

Propaganda

Destaque 4

Pró-Saúde agora é Igesac e servidores irão cuidar de até 40% das unidades no Acre

Publicado

em

A autarquia que substituirá o Pró-Saúde se chamará Instituto de Gestão de Saúde do Acre, o Igesac. Ela terá autonomia para gerenciar até 40% das unidades de saúde do Estado. Esse percentual, no entanto, pode ser menor. Com o advento do Igesac, os servidores que eram do Pró-Saúde serão os gestores das unidades.

“A ideia é que os servidores do Igesac deixem de ser mão de obra do Estado e passem a administrar unidades inteiras. Agora, embora 40% das nossas instalações possam ser repassadas, isso não significa que tenha que ser esse percentual, pois ele pode ser menos que isso: 10% ou 15%”, explicou Marcelo Chaves Batista, diretor do Pró-Saúde, à Agência de Notícias do Acre.

O secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, entende que a criação do Instituto dará melhores condições de trabalho os profissionais que hoje compõem o Pró-Saúde e que passarão a integrar o Igesac. “Um dos benefícios é a melhoria da qualidade no número de atendimentos dos usuários do Sistema Único de Saúde”, observou Alysson.

Continuar lendo

Destaque 4

Conheça Alina Costa, cantora acreana que participará de uma competição nacional

Publicado

em

Em busca de um lugar ao sol, Alina Costa, resolveu apostar em uma competição, batizada de Cantorxbr, realizada em Garanhuns, interior de Pernambuco, que buscar revelar novos cantores e compositores de todo o Brasil.

Dona de mais de 30 composições, Alina não pensou duas vezes e se inscreveu. Passou na primeira etapa e agora vai para a fase final a partir do dia 2 de março.

O problema é que a organização da competição, que tem o produtor do grupo Aviões do Forró como padrinho, não cobre as despesas do evento. Como Alina não tem grana suficiente para custear passagens, alimentação e estadia em Garanhuns, resolveu fazer uma vakinha online.

Convidada do Boa Conversa, Alina fala do sonho de participar da competição e canta algumas de suas principais composições.

Assista e ajude o talento acreano a chegar em Pernambuco.

video

Ouça no spotify

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas