Menu

Professores aguardam resposta sobre convocação de aprovados da Educação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os professores, aprovados no último concurso público da Educação, que cobram a convocação por parte do governo do estado e realizaram uma manifestação na última segunda-feira, 27, em frente a Casa Civil, no centro de Rio Branco, esperam por novidades ao longo desta quarta-feira.


Esse foi o acordo firmado com Thiago Caetano, secretário extraordinário de assuntos estratégicos, que foi incumbido de negociar com os professores no dia do manifesto.

Publicidade

A situação é complexa. A Secretaria de Educação é a favor da convocação dos professores porque sabe da necessidade de novos educadores nas escolas. O problema é que quem tem a chave do cofre e poder de decidir quando se contrata ou não, Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e Secretaria de Fazenda (SEFAZ), são contrárias a convocação, alegando o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal.


Thiago afirmou que iria levar o entendimento da Educação até os outros secretários para tentar chegar em um acordo. “É uma decisão de gestão. Vou levar essa argumentação. Se eles tiveram outros argumentos, vamos tentar avançar em um debate sobre o assunto e ter um alinhamento sobre a decisão”, disse.


Thiago diz, inclusive, em um vídeo gravado por um dos professores que concorda que os pareceres jurídicos da SEPLAG e da SEFAZ não possuem argumentos suficientes para negar as nomeações. “O governo demonstrou interesse em convocar, mas nesse caminho tivemos dois pareceres jurídicos negativos. Eu concordo que os argumentos utilizados não justificam o suficiente para negar uma nomeação dessa”.


Os professores prometem novos protestos se não tiveram uma resposta.


“O governo dessa vez nos ouviu, o que já é uma avanço. Estamos esperando uma resposta, mas acreditamos que serão convocados 341 professores. Só que vão ficar quase 500 professores para serem chamados. Se a gente não tiver resposta, vamos fazer uma nova manifestação”, diz uma das professoras aprovadas no concurso.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido