fbpx
Conecte-se agora

Coronavírus desafia a ciência e gestores de risco

Publicado

em

Pesquisa americana sugere que um infectado pode contaminar três pessoas

Muito tem se falado no Coronavírus, contagioso, que espalhou-se pela China nesse mês de janeiro e já infectou pessoas de 13 países. No Brasil, há três suspeitas envolvendo cidadãos de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Contudo, os casos brasileiros ainda não foram confirmados.

Diante dos casos e da preocupação das autoridades para combater a doença, pesquisas estão sendo feitas com intuito de entender mais sobre esse vírus pouco conhecido pela ciência. 

Um relatório do Imperial College London concluiu que cada pessoa infectada pela doença poderá transmitir o vírus para 1,5 a 3,5 pessoas. De acordo com a pesquisa, as medidas de combate e controle são fundamentais para o diagnóstico rápido. 

O documento sugere que medidas de controle precisam bloquear bem mais de 60% da transmissão para serem eficazes na prevenção do surto e manter o equilíbrio da saúde pública.

Nas áreas afetadas, é preciso ter comportamentos de redução de risco. Medicamentos antivirais e vacinas são imprescindíveis, visto que especialistas em gestão de riscos ainda não identificaram como o vírus é transmitido, além da contaminação pelo ar. 

Até o momento não está claro se a China vai ter capacidade de conter o surto, pois as incertezas sobre a gravidade do vírus contribuíram para a demora do alerta para a população. Mesmo os casos com sintomas relativamente leves são capazes de transmitir o vírus com eficiência.

O relatório destacou, também, que a maioria dos casos está ligada à exposição em um mercado de frutos do mar em Wuhan, que está fechado desde o começo deste mês, para conter o surto. 

Quais são os sintomas do Coronavírus? 

As pessoas diagnosticadas com coronavírus relatam sintomas parecidos com o da gripe, como febre e dificuldade de respirar. No entanto, nos pacientes mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória grave. 

Um dos sinais de alerta é saber se a pessoa esteve em um dos locais infectados em menos de 15 dias. Até o momento, 2.794 pacientes em 13 países foram diagnosticados com o vírus que teve origem em Wuhan, cidade chinesa. Até agora foram confirmadas 106 mortes na China. 

O coronavírus também foi registrado na Europa, com três casos confirmados na França. Já na América do Norte, são três casos nos Estados Unidos e um no Canadá. Até o momento, no Brasil, três casos suspeitos foram identificados, sem confirmação, nas cidades de Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e São Leopoldo (RS).  Com isso, o Ministério da Saúde no Brasil classificou o risco de contaminação no país para iminente. 

*Com informações do Imperial College London, OMS (Organização Mundial da Saúde) e Centro de Ciência e Engenharia da Universidade Johns Hopkins.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Propaganda

Cotidiano

Publicado resultado final dos pedidos de isenção do concurso público do Idaf

Publicado

em

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), divulgou o resultado final da análise dos pedidos de isenção, referente ao concurso público para a formação de cadastro de reserva do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf).

O resultado final foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira (17). A lista final dos candidatos que tiveram seus pedidos de isenção aceitos estão na seguinte ordem: cargo, vaga, inscrição e nome do candidato em ordem alfabética.

Os candidatos poderão obter informações gerais referentes ao processo por meio dos telefones 0800 668 2175 / (21) 3674-9190 e 3527-0583 – Rio de Janeiro e pelo e-mail: [email protected]

Veja mais informações aqui. 

idafresultadofinal

Continuar lendo

Acre

“Virei estatística”, diz Jarude ao ter gabinete arrombado por criminosos

Publicado

em

Vereador tem gabinete arrombado e diz: “Se você ainda não foi uma vítima, com certeza será”

O vereador de Rio Branco Emerson Jarude (sem partido), usou as redes sociais na manhã desta segunda-feira, 17 para relatar que teve o seu gabinete invadido por criminosos neste final de semana. O escritório do parlamentar fica localizado no bairro Isaura Parente, em Rio Branco.

Segundo informações repassadas por Jarude, por meio de seu Facebook, os bandidos levaram apenas objetos pessoais. Ele afirma que a criminalidade ocorre por falta de ações efetivas por parte da Segurança Pública.

“Hoje virei estatística. Infelizmente, se você ainda não foi uma vítima, com certeza será”, ressaltou. Jarude afirmou que a segurança não é uma pauta do Poder Municipal, mas que vem sendo abordada em respeito a cada um dos cidadãos acreanos, que são surpreendidos diariamente pela violência.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas