fbpx
Conecte-se agora

Padre, Pastor e Mãe de Santo conduzem culto ecumênico juntos em Rio Branco

Publicado

em

Há quase uma semana a Paróquia São Sebastião, localizada no bairro Aviário, em Rio Branco, foi palco de mais um culto ecumênico entre os muitos que já ocorreram por lá. Só que desta vez, a celebração para formatura de uma nova turma de psicólogos do Centro Universitário Uninorte foi bem diferente e emocionou a todos que assistiram. Um padre, um pastor e uma Mãe de Santo conduziram a cerimônia juntos. Um verdadeiro marco na vida de cada um que presenciou a cena.

Para muitos, um dos momentos mais lindos já vistos pessoalmente. De braços dados, os três líderes de diferentes denominações religiosas entraram na Paróquia demonstrando respeito uns com os outros e desejaram votos de sucesso e felicidade aos formandos. A ideia de reunir um representante católico, evangélico e da umbanda partiu dos próprios universitários.

Dyana Oliveira é umbandista e uma das alunas formadas. Ela diz que ao tomarem conhecimento de como funciona a realização do culto, souberam que poderiam levar, além da presença de um padre e de um pastor, outro líder espiritual. Foi aí que os colegas, sabendo de seu credo, propuseram que ela levasse sua representante.

“Foi um momento muito importante em relação a tudo que estamos vivendo, foi a quebra de barreiras, a desmistificação de preconceitos”. Ela afirma que ver os três entrando de mãos dadas “foi um grande aprendizado de que o amor e o respeito é maior que tudo”. Para Dyana, o momento marcou uma história. Os familiares que estavam presentes ouviram e acolheram com respeito e atenção os três líderes de maneira igual, sem distinção.

Francisca Maia está na umbanda há cerca de 20 anos e há seis anos é Mãe de Santo na Tenda Luz da Vida. Foi ela quem também celebrou o culto ao lado do Padre Jorge e do Pastor José de Lima. “Tenho uma filha de Santo que frequenta nossa tenda e foi uma das formandas e surgiu o convite de levar outro dogma religioso. Aceitei o convite e não esperávamos que ia ter tanta repercussão”, explica Maia.

Os líderes religiosos não se conheciam, mas prontamente aceitaram o encontro. Para ela, uma forma diferente de demonstração de respeito. O Pastor José de Lima disse que “foi uma dividir o espaço com todos naquele momento”. Francisca Maia afirma: “Eles [padre e pastor] me receberam muito bem. Somos uma sementinha brotando, foi maravilhoso, somos a pluralidade”. A Mãe de Santo lamenta que ainda existam olhares estranhos à sua religião, mas comemora o feito. “Nunca situação parecida. Foi um marco e que a gente possa estar juntos novamente, pois somos apenas de religiões diferentes. Todos os dogmas religiosos são iguais, apenas plurais”, diz a Mãe de Santo.

Os novos psicólogos garantem que foi motivo de muita alegria saber todos da turma abraçaram com carinho o culto ecumênico, respeitando a diferença entre os alunos. “Acolhendo com respeito quem se dispões em celebrar esse momento tão importante para nós. A palavra é gratidão”, disseram, ressaltando o respeito para com todas as crenças.

“Dentro do consultório, a religião do terapeuta não deve nunca ser mais importante que a religião do paciente, mesmo que ele não tenha nenhuma. A psicologia deve sempre permanecer Laica e para todos”, explicam. Eles ainda se orgulham ao ver que, apesar de retrocessos, a humanidade caminha rumo à tolerância. “Que esse exemplo contagie mentes e corações sobre o sentimento e atitude que deve ser a base das nossas relações: respeito. Que a psicologia, a medicina, a comunicação, o direito, o Estado sejam sempre laicos”, reiteram.

Propaganda

Cotidiano

Prefeituras do Acre já podem se inscrever na 18ª Semana Nacional de Museus

Publicado

em

Em 2020, a 18ª Semana Nacional de Museus será realizada de 18 a 24 de maio. Para participar da iniciativa, museus municipais podem se inscrever, até 8 de março, no portal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O evento, que acontece anualmente em alusão ao Dia Internacional de Museus – celebrado em 18 de maio –, é coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus.

Nesta edição, o instituto pretende que os museus participantes promovam atividades com o intuito de proporcionar às respectivas comunidades a reflexão, a discussão e a troca de experiências acerca do tema da edição desse ano: Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão.

Os museus municipais que se inscreverem deverão realizar as atividades que propuserem, como exposições, visitas mediadas, exibição de filmes e palestras. Por sua vez, o Ibram mobilizará o setor museológico, divulgando a temporada cultural.

Continuar lendo

Cotidiano

Velório de Sansão Ribeiro será na Capela São João Batista, a partir das 16h

Publicado

em

FOTO: REPRODUÇÃO

O velório do professor e ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Sansão Ribeiro de Souza, que morreu neste domingo, 16, aos 82 anos, será realizado a partir das 16 horas de hoje na Capela São João Batista, localizada na Avenida Antônio da Rocha Viana, em Rio Branco, conforme informou a família.

A instituição a qual Sansão fez parte emitiu uma nota de pesar neste domingo logo após divulgação da notícia da morte do ex-reitor. “A Ufac presta suas condolências aos familiares e roga que tenham conforto neste momento de dor”, escreveu a atual reitora, Guida Aquino.

O sepultamento será no Cemitério Morada da Paz, nesta segunda-feira, 17, às 16 horas. Sansão é pai da ex-chefe da Casa Civil do Estado do Acre, Marcia Regina, na última gestão do Partido dos Trabalhadores (PT).

Sansão faleceu por complicações após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi professor do Departamento de Economia, sendo indicado ao cargo de reitor, pela primeira vez. Ficou conhecido pelo serviço de interiorização da Ufac, com expansão de cursos para os principais municípios do Estado.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas