Conecte-se agora

Em Xapuri, desunião da oposição pode beneficiar reeleição de Bira

Publicado

em

Faltando alguns meses para as próximas eleições municipais, as especulações em torno dos nomes dos prováveis candidatos à prefeitura de Xapuri ainda ocorrem de maneira tímida, mas já começam a movimentar as rodas de conversas na cidade, principalmente em razão dos vazamentos de pesquisas para consumo interno que têm sido contratadas com o fim de análise da conjuntura que antecede as prévias partidárias deste ano.

Entre os pré-candidatos já conhecidos estão o atual prefeito, Ubiracy Vasconcelos, do PT, que já declarou que vai em busca do terceiro mandato; o filho do deputado Antônio Pedro, Aílson Mendonça (Dem), segundo colocado na eleição passada; e os dois emedebistas que disputarão a indicação pelo partido, o vereador de três mandatos Gessi Capelão e o advogado Carlos Venícius, apontado como uma das novidades do atual cenário político local.

O policial federal Éden Barros Mota, sem filiação partidária, que figurava como um dos possíveis nomes à sucessão municipal em Xapuri, confirmou a sua desistência de ser candidato em prol da pré-candidatura de Carlos Venícius, que é seu sobrinho. O servidor público não descartou, no entanto, a possibilidade de disputar uma cadeira na câmara municipal.

Uma improvável vinda para Xapuri do delegado Emylson Farias, ex-secretário de Polícia Civil e de Segurança Pública e candidato a vice-governador nas últimas eleições, para disputar a prefeitura, chegou a ser comentada “por alto” na cidade. Consultado, Farias respondeu que “estão sendo feitas algumas conversas” a respeito dessa possibilidade.

Voltando aos levantamentos internos, o que não se trata de pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o ac24horas teve acesso a um dos mais recentes. O panorama que se apresenta é de um já conhecido favoritismo do prefeito petista. Quem mais se aproxima de Bira Vasconcelos é o vereador Capelão, que possui uma boa presença na zona rural e a bagagem acumulada dos três mandatos consecutivos na Câmara.

A surpresa tem sido o advogado Carlos Venícius, que apesar de ser filho de Xapuri, foi para Rio Branco ainda criança, voltando há pouco tempo, o que o tornou o mais desconhecido entre os pretensos candidatos à prefeitura do município, aparece à frente de Aílson Mendonça e bem próximo a Gessi Capelão, além de ser apontado como o mais capaz de vencer o candidato do PT em um cenário de confrontamento direto.

Um fator que pode ser determinante para o resultado da eleição em Xapuri é a quantidade de candidaturas que se confirmarão. Caso o pleito tenha três ou mais candidatos, o favoritismo de Ubiracy Vasconcelos aumenta. No atual momento, o Democratas de Aílson Mendonça e o MDB de Capelão e Carlos Venícius estão rachados no município. É certo que muita água ainda vai rolar daqui até a eleição e há quem diga que sem a intervenção direta do governador Gladson Cameli os dois grupos não se unirão na cidade.

Na hipótese de a desunião entre DEM e MDB ser resolvida, surgirá uma outra equação: quem encabeçará uma suposta chapa única do grupo pró-governo para desbancar o PT da prefeitura de uma das cidades mais simbólicas do cenário político acreano? A julgar pelos levantamentos internos, o consenso não será fácil, uma vez que interesses maiores que a própria cadeira de prefeito estarão em jogo nessas eleições.

Deve ser considerado ainda que o presidente da Executiva Municipal do MDB, Celso Paraná, já garantiu que a candidatura própria do partido em Xapuri é “consolidada e irrevogável”. Por outro lado, também não se pode desconsiderar que Aílson Mendonça possui o status de “primeiro do ranking”, não apenas por ser filho de um deputado extremamente fiel ao atual projeto político dominante, mas também por ter sido um adversário competitivo na última eleição, quando obteve 3.061 votos, perdendo para Ubiracy por 793 votos de diferença.

Como em política nada é conclusivo, além do que a campanha ainda nem começou, é prudente não se fazer previsões antecipadas, especialmente em um município em que o eleitorado tem a tradição de manifestar a sua insatisfação nas urnas. Desde que a democracia retornou ao país, apenas um prefeito, Júlio Barbosa (PT), se reelegeu para um segundo mandato em Xapuri (1997 a 2000 e 2001 a 2004).

Anúncios

Acre

Acre tem mais uma morte e 159 novos casos de Covid-19

Publicado

em

O Estado do Acre segue registrando alto número de novos casos diários por contaminação do novo coronavírus. Nesta quinta-feira, 24, a secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou a confirmação de 159 novos infectados. Assim, o número de contaminados subiu de 27.397 para 27.556, nas últimas 24 horas.

Conforme o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), ,ais 1 óbito foi registrado nesta quinta-feira, sendo o de um homem de 72 anos. A.M.S., morador de Rio Branco, que deu entrada no dia 23 de setembro, no Centro Médico Unimed, faleceu no mesmo dia, fazendo com que o número oficial de mortos pela doença suba para 653 em todo o Acre.

Até o momento, o Estado registra 70.616 notificações de contaminação pela doença, sendo que 42.982 casos foram descartados. Ainda, 78 testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.671 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 75 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Acre

No Acre, PRF apreende quase 100 mil cigarros contrabandeados

Publicado

em

Milhares de pacotes de cigarros contrabandeados e dezenas de pneus ilegais foram apreendidos durante uma ação da Polícia Rodoviária Federal no Acre (PRF/AC) ocorrida na madrugada desta quinta-feira, 24, no município de Senador Guiomard.

Um homem foi preso após os PRFs abordarem o motorista de um caminhão boiadeiro, no Km 91 da BR-317. Foram localizados 4.725 pacotes, contendo cerca de 945 mil cigarros de origem estrangeira, e 38 pneus irregulares. Uma equipe da Polícia Militar do Acre (PMAC) apoiou na ocorrência.

O caminhoneiro recebeu voz de prisão e foi conduzido, com o veículo e toda a mercadoria apreendida, à Sede da Polícia Federal, na capital acreana, para os procedimentos pertinentes.

Continuar lendo

Acre

Gladson está engajado pela Loren Medeiros no The Voice Kids

Publicado

em

O governador Gladson Cameli engajou-se em em apoio à jovem acreana Loren Medeiros em mais uma etapa eliminatória no The Voice Kids, programa que revela talentos da música internacional.

“Ela também é lá de Cruzeiro do Sul e está participando do programa The Voice Kids, da Globo. Neste domingo, dia 27, basta votar no site ou app do Gshow”, disse o governador.

Ela faz parte do Conservatório Musical do Juruá, projeto do Ministério Público do Acre que ajuda jovens através da música em Cruzeiro do Sul.

“Vamos ajudar a Loren a ganhar a competição e chegar na semifinal. Conto com a participação e torcida de vocês”, pediu Gladson.

Continuar lendo

Acre

Xapuri tem a pior qualidade do ar no Acre, nesta quinta-feira

Publicado

em

Entre os 10 municípios com mais focos de queimadas no país nas últimas 24 horas, Xapuri tem fumaceiro nesta quinta-feira, 24, e o pior registro de qualidade do ar no Acre no começo da manhã, de acordo com o sensor de monitoramento instalado na sede do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), foram 17 focos de calor detectados no município nesse período pelo satélite de referência AQUA Tarde. Brasiléia, com 31 focos, Sena Madureira, 24, e Rio Branco, 19, também figuram entre os que mais tiveram ocorrências registradas pelo órgão.

No Acre, há mais de 30 sensores que monitoram a qualidade do ar. Os equipamentos são parte de um projeto entre o Ministério Público do Acre (MP-AC), a Universidade Federal do Acre (Ufac) e órgãos de saúde e do meio ambiente do estado acreano.

Por volta das 6h30 desta quinta-feira, o monitoramento registrou uma máxima concentração de material particulado de 280 (US EPA PM2.5 AQI), representa que todos podem sofrer efeitos mais graves na saúde se forem expostos a essas condições por 24 horas.

Em 2020, o Acre já registra 6.8397 mil focos de queimadas, o maior índice desde 2003.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas