fbpx
Conecte-se agora

Moradores reclamam das condições do Ramal do Profeta em Rodrigues Alves

Publicado

em

Os moradores do Ramal do Profeta estão revoltados com a prefeitura de Rodrigues Alves por causa das condições da via vicinal, que tem cerca de 5 quilômetros.

Amauri Júnior, que é filho de agricultor, cita que os produtores têm grande dificuldade para retirar itens agrícolas como a farinha, que é para venda, por causa dos atoleiros.

Ele conta que há 3 meses, a prefeitura fez uma raspagem no ramal, que precisa ser refeito com urgência. “Decidiram que se não for feito nada, na próxima semana os moradores vão fechar a prefeitura”.

O secretário se Planejamento da prefeitura de Rodrigues Alves, Jadson Moura, cita que mesmo agora no período de chuvas, a prefeitura trabalha na redução de pontos críticos e atoleiros dos ramais, com a utilização de camada vegetal.

O trabalho começou no eixão que liga a cidade às comunidades da Nova Cintra, Luzeiro, Pucallpa e Foz do Paraná dos Mouras.

O objetivo é “aproveitar os dias de sol para seguir com o serviço de manutenção dos nossos ramais para não haver interrupção no tráfego e escoamento dos produtos agrícolas”, disse.

Propaganda

Cidades

PSB reafirma aliança com PT em Xapuri, mas diz que “caminho não é obrigatório”

Publicado

em

Com um certo atraso, o cenário político-eleitoral do município de Xapuri começa a esquentar, a cerca de cinco meses das convenções partidárias que vão definir os candidatos a prefeito e vereador nas eleições do próximo dia 4 de outubro. Apesar de haver um clima de aparente falta de pressa, os bastidores já movimentam lideranças locais e as estratégias para o pleito deste ano começam a se desenhar.

Como já foi afirmado pelo ac24horas em reportagem anterior, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deve reeditar a aliança que levou de volta à prefeitura de Xapuri o prefeito petista Ubiracy Vasconcelos, há pouco mais de três anos. No entanto, com o endosso do deputado Manoel Moraes, dirigentes da sigla partidária no município garantem que esse caminho não é obrigatório e muito menos o único que pode ser seguido.

Maior liderança política do partido no município e único deputado estadual eleito pela sigla, o parlamentar reafirmou que a renovação da aliança com o PT, indicando mais uma vez o nome para compor a chapa de Ubiracy Vasconcelos, pré-candidato à reeleição, é o caminho natural a ser seguido nesta eleição, mas deixou claro que o seu grupo político possui planos diferenciados e mais ambiciosos para esta e para as próximas eleições.

“Em política, nós devemos estar sempre preparados para tudo. É um campo em que as coisas mudam do dia para a noite, então nosso partido estará preparado para atuar em diferentes cenários. A nossa parceria com o Bira está sendo de boa para ótima e nós não estamos interessados em desfazer isso, entendendo que é um caminho natural a ser seguido, sempre partindo do pressuposto de que essa construção representa o melhor para Xapuri”, afirmou.

Em reunião ampliada, ocorrida na última segunda-feira, 17, a direção local do partido apresentou uma equipe completa de pré-candidatos a vereador, ratificando a orientação da Executiva Nacional para que a agremiação lance uma chapa competitiva para a disputa de cadeiras na câmara municipal. O grupo apresentado não possui nenhum nome que tenha mandato na atualidade, mas também não tem nenhum novato na política local.

Um dos nomes mais experientes e referenciados entre os que foram anunciados como pré-candidatos à câmara é o do ex-vereador e ex-vice-prefeito Eriberto Mota, recém-filiado ao partido. A nova “aquisição” reforça que mesmo sem candidato majoritário, o PSB tem a intenção de ser protagonista nessa eleição, segundo afirma o advogado Maxsuel Maia, assessor do deputado Manoel Moraes e articulador do PSB no município.

“É uma chapa muito equilibrada, sem medalhões e estrelas, que busca mesclar a experiência de alguns, como é o caso do próprio Eriberto, com a juventude de outros, e com a força da ala feminina, com nomes que tem uma ligação direta com o bom trabalho que vem sendo desenvolvido na atual administração nas áreas da Saúde e da Assistência Social, principalmente, por meio do trabalho da vice-prefeita Maria Auxiliadora”, explicou.

Apesar de o casamento entre os dois partidos ter todos os indicativos de que vai ser renovado, a decisão será oficializada apenas em abril, após a direção estadual do PSB viajar a Brasília para um encontro com a cúpula nacional. Da parte do PT, o prefeito Ubiracy Vasconcelos já afirmou publicamente que a parceria que administra Xapuri atualmente é um sucesso e que a confirmação da continuidade da aliança depende apenas de ajustes.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura de Sena Madureira doa terreno para construção de armazém da Cageacre

Publicado

em

O prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (MDB) se reuniu esta semana com o diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Acre, a Emater, Tião Bocalom, para mediar a cooperação entre governo e prefeitura no projeto que coloca em prática a construção de um novo espaço da Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre) no município.

O diretor administrativo da Cageacre, Roosevelt Matos, também participou da reunião. O governo do Estado, por meio da Emater, buscou o prefeito de Sena para tratar sobre a construção do armazém da cidade. Mazinho, prontamente, atendeu ao pedido e garantiu apoio ao projeto.

“A nossa vinda hoje foi para confirmar a construção do Armazém e fazer o alinhamento junto à Prefeitura com relação ao terreno. O recurso já está garantido e a recomendação do governador Gladson Cameli é no sentido de adotarmos todas as medidas para o início da construção”, comentou.

Já o Diretor-presidente da Emater, Tião Bocalom, disse que a preocupação do governador Gladson Cameli é criar as condições para que o homem do campo possa produzir. “O pedido do governador é para que possamos olhar para o homem do campo com muito carinho. Vamos fazer diferente e aqui está a prova – a construção desse armazém via ajudar muito os produtores rurais. Desde já, agradecemos também o prefeito Mazinho pela parceria”, frisou

De acordo com a prefeitura, o armazém que existia antes foi desativado para que a gestão pudesse usar o espaço para construir uma nova escola aos moradores. Agora, Mazinho irá doar um terreno para que o governo possa construir esse novo armazém.

Serafim se comprometeu em assinar convênio com o governo para impulsionar a agricultura familiar na cidade. “Para nós é uma alegria imensa poder ajudar essas famílias produtoras da cidade a alavancar seus negócios. Com esse apoio junto ao governo vamos oferecer um espaço adequado, ampliado e totalmente reformulado em Sena Madureira”, disse o prefeito.

A capacidade do novo local será de cerca de 2,5 toneladas, espaço adequado onde serão armazenados a produção familiar local , como arroz, milho, hortifrútis, etc. Além disso, o novo armazém terá equipamentos totalmente novos para ajudar aos produtores a garantir a qualidade dos produtos até a comercialização aos consumidores.

A Cageacre vem desde o ano passado reformulando e ampliando a capacidade de armazenamento dos produtos vindos da agricultura familiar. Além da secagem, os armazéns também servem para processar e guardar a mercadoria do produtor.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Leia Também

Mais lidas