Conecte-se agora

Secretário de Socorro Neri critica viagem de Gladson e diz que armas não resolvem a violência

Publicado

em

A participação do governador Gladson Cameli, do vice Major Rocha e do Comandante Geral da Polícia Militar, Ulysses Araújo, na maior feira de armas do mundo enquanto o Acre vive uma séria crise na segurança pública, continua repercutindo.

Nas redes sociais, o embate é sobre quem acha pertinente o investimento na aquisição de novas e modernas armas para o aparelhamento das forças de segurança pública e de quem entende que a compra de armas não vai resolver o banho de sangue que tem acontecido no Acre.

Essa última, inclusive, é a opinião do presidente da Fundação Garibaldi Brasil, da prefeitura de Rio Branco. Sérgio de Carvalho, criticou a viagem à Las Vegas e disse que mais armas só trarão mais morte dos jovens nos bairros de Rio Branco.

Ele sugere ao governador que lugar de visitar a maior feira de armas do mundo, visite a Colômbia e constate que foi com investimento em cultura, esporte e educação que o país conseguiu se recriar após o domínio dos grandes cartéis do tráfico de drogas. “Sugestão: vão dar uma volta na Colômbia, pois foi com cultura, esporte e educação que o país se levantou e se recriou depois dos grandes cartéis do tráfico. Dali sim, podem trazer qualquer possibilidade de mudança”.

Sérgio diz que é preciso uma discussão mais profunda e defende a descriminalização das drogas. “Que possamos ir para uma discussão profunda. E esta discussão passa pela cultura, pela descriminalização das drogas, pelos direitos!”.

 

Anúncios

Destaque 3

Com 228 pacientes internados, Acre registra 304 casos e mais três óbitos por Covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), registrou nesta terça-feira, 01, 304 casos de contaminação pelo novo coronavírus no Acre.

Dos 304 novos casos, 152 são de exames RT-PCR e 152 testes rápido. O número de infectados subiu de 36.259 para 36.563, em 24 horas.

Até o momento, o Acre já registrou 100.836 notificações de contaminação pela doença, sendo que 63.965, casos foram descartadas. Atualmente, 308 exames de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 30.725 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 140 pessoas seguem internadas.

Mais 3 notificações de óbitos foram registradas nesta terça-feira, dia 1º, sendo dois do sexo masculino, e 1 do sexo feminino, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 726 em todo o estado.

Segundo dados do boletim de leitos do SUS no Estado, foram identificados 228 pacientes internados nos estabelecimentos monitorados, dos quais 140 testaram positivo para Covid-19. Do total hospitalizado, 41 estão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 187 (clínicos, obstétricos e pediátricos).

A média de internações geral foi de 220 pacientes, observando-se, esta terça-feira, 01, um aumento de 4,7% no total de internações em relação à média dos últimos 7 dias.

Continuar lendo

Destaque 3

Educação do Acre retoma cronograma e realiza processo seletivo para cadastro de reserva

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Educação Cultura e Esportes (SEE) anunciou nesta terça-feira, 01, a retomada do cronograma previsto dos processos seletivos simplificados da Educação: Aprender é o Caminho, Educação do Campo, ensino regular, de correção e distorção de idade e série, implementado na rede em 2020 para os alunos do ensino fundamental anos finais.

As provas objetivas serão realizadas no domingo, 6, de forma presencial, seguindo todas as normas de segurança. As vagas são para cadastro Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de reserva com o objetivo de atender necessidades nos 22 municípios acreanos. O cronograma pode ser acompanhado no site do Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), www.ibade.org.br, bem como local e horário da prova.

“Esses processos estavam em andamento e previstos para ocorrer no mês de março, mas foram suspensos devido à pandemia do novo coronavírus, sendo retomado no mês de novembro”, informou a secretaria por meio da Agência de Notícias do Acre. A previsão é de que, em janeiro, os profissionais sejam convocados. São oferecidas vagas para assistente educacional, professor mediador, professor de atendimento educacional especializado (AEE) e intérprete em libras e braile.

Continuar lendo

Destaque 3

Avanço da sífilis faz Sesacre adotar estratégia de divulgação para reduzir casos no Estado

Publicado

em

O alto número de infecção por sífilis – doença sexualmente transmissível e também congênita – fez com que o Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) passasse a adotar novas medidas para conter o avanço da doença nos municípios acreanos. Agora, a saúde estadual passa a divulgar os dados do número de casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A ideia é chamar a atenção da população sobre o aumento.

Com a divulgação dos dados, as pessoas podem ter uma conscientização maior sobre a problemática e, assim, reduzir os números partido da prevenção. “É uma estratégia para que a população consiga se enxergar nos números como alguém que se coloca em risco de adquirir uma IST, ou como profissional de saúde, gestor ou até como pai ou mãe preocupados com seus filhos”, explicou a enfermeira Suilany Souza ao portal Agência de Notícias do Acre.

O compartilhamento das informações referentes ao avanço da sífilis é uma forma de tentar reduzir os agravos em nível de estado e buscar soluções para a redução dos números. Mesmo com uma diminuição dos casos entre 2018 e 2019, a Sesacre ainda pretende reduzir ainda mais o número de infectados.

A cada seis meses haverá divulgação dos dados da sífilis no Acre. “Faremos uma análise retrospectiva em comparação ao panorama atual, e buscaremos trabalhar com todas as gestões e Ministério da Saúde para melhorarmos nossos indicadores”, disse Souza.

Continuar lendo

Destaque 3

Acre passa de 36 mil casos de Covid-19 com 179 novos infectados pelo coronavírus

Publicado

em

O Acre ultrapassou os 36 mil casos da doença somando os novos registros de infecção desse domingo e segunda-feira, 29 e 30 de novembro. Nesta segunda-feira, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que foram somados 179 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Assim, o número de infectados subiu de 36.080 para 36.259 nas últimas 24 horas.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), as novas notificações são resultados de 23 exames de RT-PCR e 156 testes rápido. Nenhuma notificação de óbito foi registrada nesta segunda, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 permaneça em 723 em todo o estado.

O Acre, até o momento, registra 100.154 notificações de contaminação pela doença, sendo que 63.491, casos foram descartadas. Atualmente, 404 exames de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 30.592 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 143 pessoas seguem internadas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas