Menu

Por causa de crise na segurança, magistrados detonam governo e mostram desgaste nas relações

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em uma nota bastante dura, a Associação dos Magistrados do Acre (ASMAC) se posicionou sobre as recentes declarações da cúpula de segurança pública.


Em outras palavras, a entidade que representa os juízes afirmou que não vai tolerar que o judiciário seja apontado com o responsável pela grave crise de segurança que atingiu a sociedade acreana.

Publicidade

A Asmac afirma que o ditado popular “polícia prende e a Justiça solta”, deve ser substituído por a “Justiça prende e o Iapen solta”. Segundo a entidade, essa análise é feita em cima dos flagrantes problemas identificados na gestão do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen).


Em outra parte da nota a Asmac diz que enquanto o Iapen não foi capaz de evitar fuga de presos com lençóis transformados em cordas, a cúpula da segurança pública do Acre atribui a insegurança ao poder judiciário.


A Associação dos Magistrados explica que atualmente há mais de 3 mil mandados nas mãos da polícia que não foram cumpridos. Seriam ordens de prisão temporária, preventiva, e condenações criminais que não foram cumpridas, segundo a Asmac, por ineficiência do sistema de segurança. Mesmo assim, a entidade afirma que nunca foi na imprensa acusar o Executivo e suas polícias, deixando claro que a culpa pelo não cumprimento dos mandados é da pasta da segurança pública do Executivo e não do Judiciário.


Leia também: Mais de 200 pedidos de prisão tramitam nas instâncias do Poder Judiciário do Acre


Por fim, na parte mais dura da nota, a Asmac afirma textualmente que o governo não assume os seus erros e transfere responsabilidades e cobra a prometida sensação de segurança.


“E não se fala, aqui, da tão (mal) aclamada “sensação de segurança”, mas de segurança efetiva, com investigações eficientes, um efetivo policial adequado e bem aparelhado e um sistema prisional bem estruturado e seguro, que não permita que todo o trabalho realizado pela Justiça se perca em uma fuga tramada com lençóis. Espera-se que a cúpula da segurança pública assuma seus erros e os corrija, abandonando o velho discurso político de empurrar a responsabilidade para os outros”.


A nota é assinada pelo presidente da Associação dos Magistrados do Acre, Danniel Gustavo Bomfim.


Leia a nota da Asmac na íntegra:


A Asmac manifesta repúdio às declarações da cúpula de segurança do Estado do Acre


Inicialmente é preciso esclarecer à sociedade que a responsabilidade pela manutenção e guarda das pessoas que estão no sistema prisional é do Poder Executivo. Por isso fica a pergunta: A Justiça prende e o Iapen solta?

Publicidade

Com sentenças que somadas chegariam a mais de 200 anos de prisão, os 26 apenados que fugiram da Unidade Prisional Francisco de Oliveira Conde (FOC) se transformaram em um claro exemplo de que o ditado popular a “polícia prende e a Justiça solta” deve ser substituído por a “Justiça prende e o Iapen solta”. A provocação ao pensamento racional é baseada nos flagrantes problemas identificados na gestão do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), órgão que acabou exposto nos principais jornais do país, mostrando o Acre no noticiário policial, em uma suposta ligação com a fuga realizada no Paraguai de pessoas que seriam ligadas a uma mesma organização criminosa.


O Iapen não foi capaz de evitar fuga dos presos com lençóis transformados em cordas, com isso, os detidos se furtaram à punição dada pela Justiça acreana, em processos que em tempo de tramitação média chegou a dois anos e dez meses cada, muito abaixo da média nacional, segundo o próprio Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


A sentença dada a cada um dos foragidos gerou um custo médio de cerca de R$ 2 mil aos cofres públicos, valor que contabiliza a apresentação da denúncia por parte do Ministério Público do Estado, a distribuição ao juiz competente e os gastos para instrução processual.


Apesar deste cenário, a cúpula da segurança pública do Estado do Acre, na segunda-feira (20/01), mais uma vez apontou o Poder Judiciário como responsável pela grave crise de segurança que atingiu a sociedade acreana nos primeiros dias de 2020.


O Poder Executivo ora afirma que o Judiciário prende demais e é responsável pela lotação exagerada dos presídios, ora reclama que o Judiciário solta mais pessoas do que deveria, ora atribui à fiscalização da Vara de Execuções Penais a responsabilidade pelo caos do sistema penitenciário, ora se queixa das audiências de custódia e, agora, atribui ao órgão julgador uma suposta demora para expedir mandados de prisão, apesar de bastante ciente não apenas da inconsistência dessa informação, mas, também, dos milhares de mandados já expedidos e não cumpridos pelas polícias. A responsabilidade pela prisão é da polícia e não da Justiça.


Atualmente há mais de 3.081 mandados nas mãos da polícia que não foram cumpridos, são ordens de prisão temporária, preventiva, e condenações criminais, fruto do incansável e corajoso trabalho dos juízes e juízas que não foram cumpridas por ineficiência do sistema de segurança, e nunca fomos na imprensa acusar o Executivo e suas polícias de morosidade. A culpa pelo não cumprimento dos mandados é da pasta da segurança pública do Executivo e não do Judiciário.


E, nesta toada paradoxal, a secretaria de segurança pública vai se esquivando de prestar contas à sociedade acerca das verdadeiras mazelas do sistema e se distancia cada dia mais da eficiência que a sociedade acreana tanto espera.


E não se fala, aqui, da tão (mal) aclamada “sensação de segurança”, mas de segurança efetiva, com investigações eficientes, um efetivo policial adequado e bem aparelhado e um sistema prisional bem estruturado e seguro, que não permita que todo o trabalho realizado pela Justiça se perca em uma fuga tramada com lençóis. Espera-se que a cúpula da segurança pública assuma seus erros e os corrija, abandonando o velho discurso político de empurrar a responsabilidade para os outros.


Danniel Gustavo Bomfim
Presidente da Associação dos Magistrados do Acre (Asmac)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido