Conecte-se agora

Notas do Enem 2019 podem ser consultadas a partir de hoje (17)

Publicado

em

Site oferece simulador de nota de corte gratuito; confira

A consulta das notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi liberada nessa sexta (17), para o estudante que fez as provas da edição recente do Enem. Para conferir a pontuação, o participante precisa acessar a Página do Participante ou o aplicativo do exame, mediante confirmação de CPF e senha. 

Além de consultar o resultado na página do participante e no aplicativo do Enem, os candidatos podem se antecipar e já simular sua nota de corte para saber em quais cursos poderão concorrer à vaga em instituições públicas e privadas. O cálculo do desempenho pode ser conferido no site do Educa Mais Brasil, programa de incentivo estudantil, clicando aqui.

Além de conferir a nota final na página, os participantes terão acesso ao seu número de inscrição, que é imprescindível, por exemplo, para realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni).

Sobre o Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do ProUni e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, como o Fies. Os resultados também contribuem para o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

*Matéria produzida com informações do Inep 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil 

Anúncios

Destaque 3

Ministério Público entra com ação para governo realizar concurso para policial penal

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que o governo do Acre realize concurso público para a contratação de novos policiais penais. A justificativa para o pedido é quantidade insuficiente de policiais penais para atender a demanda de trabalho nos presídios acreanos.

De acordo com o MPAC, o primeiro e único concurso foi realizado em 2007. “É uma reivindicação antiga e justa da classe. Já são 13 anos desde o primeiro e único concurso. Neste período, muitos policiais já morreram, foram exonerados, outros afastados por motivos de saúde, alguns passaram em outros concursos. Essa falta de efetivo gera consequências sérias na qualidade dos serviços que eles prestam dentro dos presídios, colocando em risco a vida deles mesmo e até da sociedade. A última fuga foi do último pavilhão. Como o efetivo é pequeno e eles ficam na parte da frente, facilita que detentos tentem fugir”, explica o promotor de justiça Tales Tranin.

O Acre tem atualmente 1.304 policiais penais, sendo 1.171 efetivos e 133 provisórios. Para a realização breve do concurso há um empecilho. É que está em vigor a Lei Complementar nº 173 que diz em seu artigo 8º, inciso V, que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de realizar concurso público.

Conhecedor da lei, o promotor que garantir o recurso para que o concurso seja realizado em 2022. “Nessa ação civil pública estou pedindo na liminar que o judiciário faça o Estado reservar uma dotação orçamentária em 2021 para garantir a realização do concurso no ano seguinte”, afirma.

De acordo com Tales Tranin, o governo tem recursos para contratar novos policiais penais. “O governo do Acre recebeu em junho deste ano uma verba do Ministério da Justiça por volta de 14 milhões. Então, dinheiro tem para realizar o certame”, afirma. O pedido do MPAC é para que o governo acreano disponibiliza 454 vagas no concurso.

Continuar lendo

Na rede

Nome do cantor Alberto Loro é retirado da fachada do Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Logo depois da morte do cantor cruzeirense Alberto Loro, ocorrida no final de 2019, um Projeto de Lei do deputado estadual Edvaldo Magalhães fez com que o Teatro dos Náuas em Cruzeiro do Sul recebesse o nome do artista. Porém, após reforma do governo Gladson Cameli, nessa segunda-feira, 22, o letreiro foi retirado, o que gerou dúvida na família do cantor.

Loro compôs e cantava músicas como Vale do Juruá e Cruzeiro do Sul, considerados verdadeiros hinos da região. Ele é filho do seu Alberto Costa, que durante cerca de 50 anos tocava diariamente o sino da Catedral Nossa Senhora da Glória e é irmão do também compositor e cantor, Alberam Moraes.

Alberam disse que a família não foi comunicada sobre a retirada do nome do Teatro. “Era um grande orgulho pra toda a família ver o nome do Loro lá no Teatro e não fomos comunicados de nada. Aqui em Cruzeiro do Sul, a política é maior do que a arte infelizmente”.
O chefe da Fundação Elias Mansour em Cruzeiro do Sul, Cordolino Mota, explica que o equipamento cultural está em obras e que o nome de Alberto Loro será recolocado na lateral do Teatro com letras formando o nome do cantor, nos moldes do painel “Eu Amo CZS”, que fica na frente da Catedral Nossa Senhora da Glória.

“As pessoas vão poder tirar fotografias no painel de homenagem ao Loro, nosso grande artista. Vai ter a jardinagem e vai ficar melhor do que lá em cima pra tirar foto”, afirmou Mota.

A Avenida Cultural de Cruzeiro do Sul, que inclui o Teatro, Centro Cultural Cordélia Lima e Ginásio Alailton Negreiros, será inaugurada pelo governador Gladson Cameli na próxima segunda-feira, 28 de setembro, no aniversário de Cruzeiro do Sul. Um portal foi erguido no início da Avenida Cultural.

Continuar lendo

Cotidiano

Filha de Chico Mendes debate hoje soluções para crise em evento virtual da ONU

Publicado

em

A ativista ambiental Ângela Mendes, filha do líder seringueiro Chico Mendes, será uma das participantes de evento promovido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em formato virtual, que marcará os 75 anos da instituição nesta terça-feira, 22, a partir das 11h45 (horário de Brasília). Para registro e participação, o link é: https://live.sdgactionzone.org/registration.php.

Ângela Mendes fará parte do evento paralelo ao Debate Geral, o SDGAction, que ouvirá líderes comunitários da linha de frente da implementação dos Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Será a primeira vez que a ONU reunirá líderes mundiais durante a pandemia do novo coronavírus em formato virtual em busca de solução para a crise. O debate principal e os eventos paralelos, como o que a acreana Ângela Mendes vai participar, tem o objetivo de destacar ações e soluções para iniciar mudanças necessárias para garantir uma vida saudável, pacífica e próspera para todos neste momento de pandemia e transformações.

Continuar lendo

Destaque 6

INSS autoriza remarcação da perícia médica pelo Canal 135 devido a pandemia

Publicado

em

Publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial da União, a portaria conjunta número 16, do Ministério da Economia e do INSS, prevê a remarcação de atendimento de perícia médica por ocasião do retorno gradual do atendimento presencial.

Visando o enfrentamento da pandemia da Covid-19, a portaria permite a remarcação de atendimento de perícia médica por meio da Central 135 nos casos de não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento pelas agências da previdência na data previamente agendada.

A perícia médica será remarcada para o local de atendimento inicialmente agendado. No Acre, há vários agendamentos represados pela falta de médico perito.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas