Conecte-se agora

Enem 2019: às vésperas do resultado, ansiedade predomina entre os estudantes

Publicado

em

Exame contou com 3,7 milhões de participantes que fizeram a prova nos dias 3 e 10 de novembro 

Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não foram divulgados, mas o assunto já é motivo de burburinho nas redes sociais. A previsão do Ministério da Educação (MEC) é de que o acesso ao resultado seja liberado nesta sexta (17).

A nota da prova é fundamental para o ingresso no ensino superior público e privado por meio de programas do governo como o Sisu e o Prouni, cujas inscrições estão programadas para a semana que vem. 

Na edição mais recente do Enem, 3,7 milhões de pessoas fizeram a prova nos dias 3 e 10 de novembro do ano passado. O estudante Tawan Lopes, de 19 anos, é um desses participantes que esperam ansiosos pelas notas. Para o jovem, o resultado do Enem definirá os seus próximos passos em relação ao futuro nos estudos. Segunda vez participando do Enem, Tawan espera neste ano ser estudante do curso de Direito ou Psicologia, sua segunda opção de graduação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).  

Ainda sem os resultados em mãos, ele confia no seu desempenho na avaliação. “Achei a prova bem equilibrada e neutra com relação a temas polêmicos, bem conteudista e elaborada. Acredito ter feito uma boa prova mais tranquila e consciente, pois me preparei nos últimos cinco meses que antecederam a prova”, afirma.

As notas do Enem poderão ser conferidas na Página do Participante ou no Aplicativo do Enem e serão disponibilizadas por área de conhecimento: matemática e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Além da nota da redação, que vai de 0 a 1000 pontos. 

Como é calculada a nota do Enem?

Para chegar à nota nas cinco áreas individuais de conhecimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep), responsável pela avaliação, utiliza a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Ao contrário de uma prova comum, onde 5+5=10, essa metodologia não apresenta o resultado a partir da proporção de acertos dos candidatos na prova.

Por isso, participantes que responderam corretamente um mesmo número de questões podem ter notas finais diferentes. A TRI leva em conta a dificuldade das questões acertadas. Por exemplo, se um candidato errou muitas questões consideradas fáceis e acertou as mais difíceis pode-se supor que tenha havido chute nas respostas, o que contribui para o peso da questão. A nota da redação do Enem segue critérios tradicionais de correção.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Propaganda

Cotidiano

Igrejas se reúnem e realizam caminhada pela paz neste sábado na Cidade do Povo

Publicado

em

A Cidade do Povo é hoje uma das regiões mais violentas de Rio Branco. A disputa por território entre as facções criminosas tem feito do bairro um dos que mais há ocorrência de execuções.

Para tentar construir no bairro uma atmosfera de paz, igrejas de diversas denominações reúnem seus fiéis neste sábado, 25, para um atividade de pregação e clamor.

O evento vai unir igreja católica e igrejas evangélicas no mesmo propósito que é o de toda a sociedade acreana: a busca por bairros, cidades e, consequentemente, um Acre mais tranquilo.

A caminhada pela paz está marcada para as 16 horas, com concentração em frente a UPA. Além da igreja católica, temos a presença confirmada de 10 pastores com a presença de seus rebanhos. Vamos sair da UPA e caminhar pela rua Franco Silva pregando e clamando pela paz na Cidade do Povo”, afirma Padre Mássimo Lombardi, um dos organizadores do evento.

Continuar lendo

Cotidiano

Detento monitorado por tornozeleira é baleado enquanto caminhava no Jacarandá

Publicado

em

As guerras entre facções continuam e mais uma tentativa de homicídio foi registrada na Capital. O detento monitorado por tornozeleira eletrônica Rogério da Silva Feitosa, de 31 anos, foi ferido com um tiro em via pública na manhã desta sexta-feira (24). O crime aconteceu na rua Frei Correa Lima, no Residencial Jacarandá no segundo distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia repassadas a reportagem do ac24horas, Rogério estava caminhando na rua quando dois homens não identificado, membros de uma facção, se aproximaram em uma motocicleta de cor preta e o garupa em posse de arma de fogo efetuou vários tiros, um dos projeteis atingiu o detento monitorado nas costas que transfixou o corpo. Após a ação os criminosos fugiram do local.

Populares encaminharam a vítima num veículo até ao posto correntão e a ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou os primeiros atendimentos e conduziu Rogério ao Pronto-Socorro em estado de saúde estável.

Policiais Militares estiveram no local, colheram informações em seguida fizeram várias rondas na região, mas a dupla não foi presa.

O caso segue sob investigação dos Agentes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image