Conecte-se agora

Hospital de Mâncio Lima recebe aparelho de eletrocardiograma e desfibrilador

Publicado

em

O Hospital Dr. Abel Pinheiro Filho de Mâncio Lima (que segue em obras há quase dois anos), recebeu equipamentos que poderão salvar vidas: um aparelho de eletrocardiograma e um desfibrilador.

Em caso de urgência cardíaca, os pacientes tinham que ser transportados para Cruzeiro do Sul, situação que deverá mudar com o funcionamento dos aparelhos.

O diretor da unidade hospitalar, Josianis Araújo, diz que apesar das dificuldades devido ao espaço reduzido por causa da obra, os atendimentos prosseguem. “Pode sim haver uma certa demora, mas em 2019 contabilizamos cerca de 100 mil procedimentos. E agradecemos ao governo do Estado pelo eletrocardiograma e o desfibrilador, muito importantes pra nossa cidade”.

Os aparelhos

O eletrocardiograma, também chamado de ECG é o exame que detecta se existe alguma falha no funcionamento do coração. Usado para detectar arritmias, taquicardias, bradicardias ou indícios de infarto.

O ECG é simples e rápido e o gráfico gerado mostra se o ritmo e intensidade dos batimentos cardíacos estão dentro do normal – entre 60 e 100 bpm. O eletrocardiograma também é capaz de monitorar se dispositivos como marca-passo, estão funcionando.

O desfibrilador é o aparelho que restabelece o ritmo cardíaco do paciente em casos de parada cardiorrespiratória. Emite uma carga elétrica moderada no coração que está sofrendo algum tipo de arritmia. Este choque reorganiza as células do organismo e estimula o órgão a bombear o sangue e voltar ao seu funcionamento normal.

Anúncios

Na rede

Justiça federal retém salários de médicos do Hospital do Juruá

Publicado

em

Ao menos nove médicos do Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul, incluindo o diretor, tiveram as contas bancárias bloqueadas pela Justiça Federal nesta terça-feira (01). Os profissionais alegam não terem recebido o salário referente ao mês de novembro. O caso corre em segredo de justiça e o motivo do bloqueio das contas seria uma investigação da Polícia Federal sobre o pagamento indevido a plantões na unidade hospitalar.

O médico pediatra Rondney Brito, que teve a conta bloqueada, afirma ter um único contrato, cumprir à risca os plantões e assinar todos os pontos. Na conta dele, consta um débito de R$174 mil. Brito questiona a ação. “Não há nada transitado em julgado, nem condenação e mesmo assim bloquearam nossas contas. Não há essa prática de médico receber por plantão não cumpridos aqui em Cruzeiro do Sul”, conta.

O diretor do Hospital do Juruá, médico Marcos Lima, um dos afetados pela medida da justiça federal, disse que não sabe do que se trata o caso. “Vamos aguardar. Os advogados estão procurando se inteirar”.

O advogado Raphael Sanson, que representa seis dos nove médicos que ficaram sem salários, aguarda acesso aos autos e afirma que os clientes seguem trabalhando. Ressalta que valores expressivos foram bloqueados das contas dos profissionais. “Ainda não temos acesso ao processo para falar exatamente do que se trata, mas sim, vários médicos tiveram as contas bloqueadas em valores expressivos. Certamente se trata de alguma coisa mal apurada que gerou um bloqueio irregular. Alguns médicos estão em viagem e estão completamente sem dinheiro devido ao bloqueio”, conclui o advogado.

Os médicos do Hospital do Juruá em Cruzeiro do Sul são pagos com recursos do governo do Estado por meio da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, Associação Nossa Senhora da Saúde – Anssau. A Oscip é administrada por religiosas.

Continuar lendo

Na rede

Anac proíbe voos e ameaça cadastro dos aeroportos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo

Publicado

em

O deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) disse ter recebido do prefeito Isaac Piyãko, despacho da Agência Nacional de Avião Civil (Anac) proibindo voos e excluindo o cadastro dos aeródromos de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.

Em março, a Anac pediu informações sobre a qualidade do pavimento da pista de aviação daqueles municípios, além de tratar da possibilidade de invasão de pessoas e animais no aeródromo.

A Anac proibiu pousos e decolagens que não sejam voos de emergência médica com prévia autorização e agora exclui os aeroportos do cadastro da agência.

“A Anac diz que há seis meses aguarda um comunicado com justificativas razoáveis com relação à manutenção das pistas e da invasão por parte de animais ou pedestres. Diz que não houve de parte do Governo do Estado nenhum comunicado informando o que foi feito e a Anac toma duas medidas drásticas”, disse o deputado.

Edvaldo pediu que a Mesa Diretora da Aleac oficie o governo do Estado e a Bancada Federal do Acre para atuarem urgentemente e sustarem a decisão da Anac.

Em seguida, Edvaldo apelou para que a Aleac debata a alteração na LDO. Audiência pública estava prevista para esta segunda-feira (30/11) mas não ocorreu por falta de deputados e representantes da Mesa Diretora. A Lei tem questões que precisam ser esclarecidas.

Continuar lendo

Na rede

Casos de Covid-19 aumentam novamente em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Com o retorno da realização de testes rápidos, segundo a secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, o número de casos positivos para Covid-19 teve um grande aumento. Passando de cerca de 5 para 25 casos diários e parte desse público vai parar no Hospital de Campanha do município, que também atende pessoas de Feijó à Marechal Thaumaturgo, além de cidades amazonenses.

Na última terça-feira, eram 15 pacientes internados. Na quarta, 18 no hospital, com 2 mortes. Nesta quinta-feira, 26, são 16 internados, sendo 2 na UTI e não houve óbito. As informações são do diretor da unidade hospitalar, médico Marcos Lima. “Tivemos nas últimas 24 horas 2 altas médicas e 2 transferências da UTI Covid para a enfermaria”, ressalta.

Atualmente, há 3.897 casos de Covid-19 em Cruzeiro do Sul e 68 mortes. A prefeitura, em parceria com a Polícia Militar, faz visitas de conscientização sobre a obrigatoriedade do cumprimento das regras sanitárias , como o uso de máscaras, álcool e o distanciamento social.

Continuar lendo

Na rede

Centro de Zoonoses no Juruá é alvo de assaltantes que levam dinheiro, celulares e motocicletas

Publicado

em

Foto: Francisco Rocha

A Polícia Militar de Cruzeiro do Sul iniciou a tarde desta quarta-feira, 25, fazendo uma varredura na região da Rodovia Estadual AC-405, local onde fugiram os assaltantes que levaram dinheiro, celulares e as duas motocicletas do Centro de Zoonoses do município na manhã de hoje. O Centro de Zoonoses fica nas proximidades do Cemitério Jardim da Paz.

Segundo a polícia, os suspeitos andam armados com revólveres e facas e há informações de que foram deixados no local em um carro. Não há câmeras de segurança nas proximidades do local onde ocorreu o crime.

Há cerca de um mês, um grupo assaltou o Setor de Endemias do Estado, no bairro da Baixa, e, além dos pertences dos funcionários, levou também motocicletas, uma do órgão e outra de um homem que passava pelo local na hora da fuga dos bandidos

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas