Menu

Anatel: maioria dos municípios do Acre tem rede de fibra óptica

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Mapeamento de Redes de Transporte produzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostra que ao final de 2019, nada menos que 18 municípios acreanos tem fibra ótica. Apenas Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus –os mais isolados do Estado, não possuem o chamado backhaul de fibra ótica.


Backhaul é a porção de uma rede hierárquica de telecomunicações responsável por fazer a ligação entre o núcleo da rede, ou backbone, e as sub-redes periféricas. Por exemplo, em uma rede de telefonia celular, enquanto uma única torre de célula constitui a sub-rede local, a conexão dessa torre ao restante do mundo é feita por um link backhaul ao núcleo da rede da companhia telefônica.

Publicidade

Os dados do backhaul serão utilizados para a Anatel manter um diagnóstico atualizado da infraestrutura de telecomunicações brasileira, de modo a subsidiar a construção de novas políticas públicas e permitir que os agentes interessados (governos, empresas e cidadãos) possam ter acesso às informações em formato aberto e, assim, fomentar a participação de todos os players do mercado.


Além do Acre, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará os municípios com backhaul em fibra ótica passam dos 80%. Os Estados com a pior infraestrutura de backhaul em fibra ótica são Amazona e Piauí com menos de 40% dos municípios atendidos por fibra ótica.


O mapeamento da Anatel pode ser acessado aqui: https://www.anatel.gov.br/dados/mapeamento-de-redes


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido