Conecte-se agora

Estação Espacial poderá ser vista no céu de Rio Branco hoje (12)

Publicado

em

Uma Estação Espacial Internacional poderá ser vista de vários pontos do Acre no início da noite deste domingo (12). Esta não é a primeira vez que a estrutura passará sob o Acre. Conforme informado pelo pesquisador Davi Friale no portal O Tempo Aqui, a estrutura irá passar sobre a capital do Acre e cidades próximas.

Às 18h22min, ela aparecerá no horizonte sudoeste do estado. Às 18h26min, estará na posição mais próxima de Rio Branco, quando estará na direção noroeste, levantando a vista cerca de 65 graus. “Às 18h31min, ela desaparecerá na sombra da Terra, na direção nordeste”, diz o pesquisador.

O maior veículo espacial já construído pelo homem poderá ser facilmente visto se não houver muitas nuvens no céu. De brilho intenso, a Estação Espacial Internacional viaja com velocidade de 27.500km/h, ou 7.500 metros por segundo. Desta vez, ela estará a uma altura acima de 400km. É quase duas vezes maior do que um campo de futebol e carrega até seis astronautas em seu interior




Propaganda

Destaque 2

Acre tem situação crítica por tratar apenas 18,78% do esgoto

Publicado

em

O percentual do esgoto tratado em relação à água consumida no Acre é de 18,78%. O índice é inferior ao do Rio de Janeiro, onde apenas 31,33% do esgoto gerado é tratado. A falta de tratamento de esgoto é apontada como o principal fator da crise no abastecimento de água que afeta a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Um levantamento da ABCON – associação das concessões privadas de saneamento -, com base nos números do SNIS 2019 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), revela que, além do Acre, mais seis estados estão abaixo da linha de 20% de esgoto tratado: Alagoas, Maranhão, Piauí, Amapá, Pará e Rondônia.

Estados com menos de 20% de tratamento de esgoto:

Acre – 18,78%

Alagoas – 16,18%

Amapá – 14,8%

Maranhão – 13,45%

Pará – 8,02%

Piauí – 13,79%

Rondônia – 9,55%

Índice de esgoto tratado referido à água consumida. Fonte: SNIS 2018 (divulgado em dezembro de 2019)

Novo marco legal vai acelerar investimentos no setor – Para a ABCON, a aprovação do novo marco legal para o saneamento, que está em discussão no Senado (PL 4162/19), será fundamental para acelerar os investimentos no setor e ampliar a cobertura de tratamento de esgoto.

“O Brasil precisa de R$ 30 bilhões por ano para universalizar os serviços de água e esgoto, mas só investimos, na média, pouco mais de R$ 10 bilhões. É esse o nó que o novo marco do saneamento deverá desatar”, comenta o diretor executivo da ABCON, Percy Soares Neto.




Continuar lendo

Cotidiano

Manicure, lavador de carros e vendedor: veja as 29 vagas do SINE desta terça

Publicado

em

Nesta terça-feira (28) o Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 29 vagas de emprego em diversas áreas para a capital Rio Branco. Os candidatos devem ir até o Sine, localizado na OCA, para manifestar interesse.

Para se candidatar a uma das vagas, é necessário estar com o cadastro no Sine atualizado. Quem ainda não possui cadastro, deve ir ao órgão levando os documentos exigidos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

O cidadão pode verificar se a vaga ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Confira o quadro de vagas:




Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas