Conecte-se agora

Precavendo à alagação, produtores antecipam colheita de mandioca

Publicado

em

Foto: Jorge Rebolças

O diretor de Apoio à Agricultura Familiar da Secretaria Municipal de Floresta e Agricultura de Rio Branco (Safra), Jorge Rebolças, fez, a pedido do ac24horas, uma avaliação do quadro de enchentes na zona rural do município.

Rebolças disse que há “uma certa tranquilidade” nas comunidades ribeirinhas. “Na parte da zona rural o que observamos é que a grande maioria dos produtores que estão próximos a igarapé ou áreas baixas anteciparam a colheita. Embora a macaxeira não esteja pronta os produtores estão colhendo e fazendo subprodutos, como a a goma”, disse Rebolças.

As comunidades onde a Safra avalia que isso esteja ocorrendo são Belo Jardim Ribeirinho, Liberdade, Extrema, em parte da Catuaba e Vista Alegre.

São comunidades cortadas por igarapés, que pela proximidade com o Rio Acre acabam represados quando enchem. As águas atingem as plantações em áreas mais baixas.

Foto: Jorge Rebolças

A principal cultura em antecipação de colheita é a mandioca e a cota para começar a atingir as residências dos produtores, segundo experiência de outras alagações, é de 15,30 metros.

No entanto, há relatos de transtornos. Na comunidade do Belo Jardim, o igarapé Liberdade transbordou. A Ponte ficou submersa e a Prefeitura de Rio Branco disponibilizou um barco para garantir o tráfego de pessoas e produção das comunidades do Liberdade, Catuaba e Vista Alegre.

Propaganda

Destaque 5

Lei institui exame para constatar predisposição a trombose antes de tomar anticoncepcional

Publicado

em

O governo do Acre sancionou o projeto da deputada estadual Meire Serafim (MDB) que determina que as mulheres acreanas passem por exame para constatar predisposição a trombose antes de tomar anticoncepcional. O objetivo é detectar e combater a trombofilia antes da prescrição médica do anticoncepcional.

A Lei, de Nº 3.611/2020, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) neste mês de janeiro de 2020 e diz que o poder Executivo deve criar mecanismos de monitoramento e avaliação de políticas e estratégias e meios de prevenção, cuidados para garantir a efetivação da lei.

A ideia para criação da Lei, segundo a parlamentar surgiu em meio a “inúmeros casos de trombose em mulheres estão sendo relacionados ao uso de anticoncepcional”. Segundo Meire, não havia uma prática pelos médicos de solicitarem exame para detectar a trombofilia antes de prescreverem contraceptivos hormonais às mulheres. “Trata-se de um simples procedimento que, certamente, pode salvar muitas vidas”, explica.

A Lei visa fazer com que todas as prescrições de anticoncepcionais femininos por médicos no Estado do Acre sejam, obrigatoriamente, precedidas de exames para a detecção de trombofilia.

Como justificativa, a deputada afirma que a intenção é “diminuir os casos de tromboembolismo decorrentes do uso de anticoncepcionais femininos”. A Trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue, que favorecem a formação de coágulos (trombos). A doença não pode ser hereditária ou adquirida.

 

Continuar lendo

Destaque 5

Saiba como vem seu time para o Campeonato Acreano 2020

Publicado

em

Campeonato Acreano de 2019 - Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Faltando uma semana para o início da temporada 2020 para o futebol profissional acreano, os nove clubes que disputam o campeonato estadual entram em reta final de preparação.

A expectativa de dirigentes, atletas e, principalmente, da torcida é que tenhamos um ano melhor, do ponto de vista da qualidade técnica, em relação a 2019.

A competição do ano passado foi considerada uma das piores da história do futebol acreano desde que se profissionalizou. Nos campeonatos nacionais o desempenho foi pífio, com os clubes acreanos sendo eliminados em todas as competições logo na primeira fase.

Com a primeira rodada marcada para o próximo domingo, dia 2, saiba quem são as novidades e quem surge como favorito para a conquista do título 2020

Atlético Acreano

O Galo Carijó é o atual campeão acreano. Nos últimos anos, o time do segundo distrito da capital acreana tem se consolidado como a principal força do futebol acreano.

Este ano, a principal novidade não estará em campo, mas no banco de reservas. Álvaro Miguéis, que há vários anos era o comandante do time celeste, deixou o cargo de treinador por divergências com a diretoria. O ex-meio campista Jozy Bráz, com passagens por vários clubes do futebol acreano, será o substituto e fará sua estreia como treinador de um time profissional, já que a única experiência como treinador foi nas categorias e base do Atlético.

O Atlético perdeu praticamente toda a base do time que fez a melhor campanha no Brasileirão da Série C em 2018 e que por pouco não conseguiu o acesso à segunda divisão para o futebol acreano. Cheiro de caras novas, com poucos remanescentes do ano passado, ainda é considerado um dos favoritos ao título.

Galvez

O Imperador começa a temporada 2020 com a expectativa de deixar de ser o time que só bate na trave. Nos últimos anos, a equipe tem conseguido chegar as decisões, mas acaba deixando escapar o título. Exemplo do que aconteceu no ano passado quando o Galvez perdeu para o Atlético a decisão nos pênaltis.

O time é considerado pela crônica esportiva o mais administrado do futebol acreano na atualidade. Este ano, inaugurou seu Centro de Treinamento Forte Imperador que conta com campo para treinamento, vestiário, alojamento e até cozinha.

Como treinador, a diretoria resolveu apostar na continuidade, coisa que não é comum no futebol brasileiro, e manteve Zé Marco como treinador. No elenco, o Imperador conta com um elenco recheado de bons jogadores. Destaques para o goleiro Miller, Radanes, Diego e Alcione. A grande contratação do time para a temporada, o experiente Doka Madureira se apresentou depois dos outros jogadores e ainda tenta buscar o melhor condicionamento físico.

Rio Branco FC

Só o peso da camisa vermelha e branca já torna o Rio Branco favorito em uma competição estadual. Mesmo que em 2019, o Estrelão tenha feito uma temporada horrorosa, não conseguindo chegar na final de nenhum turno do campeonato e sendo saco de pancada nas demais competições nacionais em que participou.

O Rio Branco tem novidades no banco de reservas. Luciano Chequini é a aposta e tem como experiência o trabalho de auxiliar técnico no Cruzeiro entre 2008 e 2011 e trabalhos internacionais como treinador na Angola, Jamaica e na Austrália.

O Rio Branco, apesar de viver uma grave crise financeira, foi ao mercado e trouxe alguns jogadores. Quem pinta como possíveis destaques do Estreião para o estadual são Wilson, Zagalo, Diego e Cassiano.

Náuas

O time de Cruzeiro do Sul vai apostar na juventude de jogadores da região Sul do país para tentar conquistar seu primeiro título estadual. A equipe contratou sete jogadores que são de categorias de base de equipes do Paraná e Rio Grande do Sul e que vão pela primeira vez disputar uma competição profissional. Os “importados” se juntam aos jogadores do Juruá.

O detalhe é que mais uma vez, por falta de condições da Arena do Juruá, o time cruzeirense não vai jogar em sua cidade. Para evitar deslocamentos que cansavam o time e aumentavam o custo, a diretoria da equipe fez uma parceria com a Federação de Futebol do Acre e seus jogadores estão nos alojamentos que ficam no estádio Florestão.

Outra aposta do Cacique do Juruá é na comissão técnica que veio do estado do Pará e tem pela frente o treinador Mauro José de Lazzari.

Humaitá

A equipe é mais uma do interior. O Tourão de Porto Acre pinta como o time considerado pequeno que mais pode oferecer perigo aos sempre favoritos Atlético, Rio Branco e Galvez.

A equipe tem no banco de reservas como treinador Edson Maria, o Som, e contratou jogadores de reconhecido talento como Tonho Cabanãs, Vitor, Neto ex-jogador do Vasco e Alemão ex-atleta do Galvez.

Andirá

O morcego deve ser um dos clubes que vai brigar para permanecer na elite do campeonato acreano. Entra no estadual com o objetivo de claro de não cair.

No banco de reservas, conta com a experiência de Afonso Alves. Dentro de campo, o atacante Marcelo Brás, aos 38 anos, é a grande aposta da equipe.

São Francisco

O time católico quer ser a grande surpresa do Campeonato Acreano. O São Chico apesar de quase sempre ter papal de coadjuvante tem muita tradição no futebol acreano.

O treinador será Wemerson Campos que vai ter um elenco jovem e com muita disposição para fazer frente aos favoritos ao título.

Vasco

Apesar de ser um dos clubes mais tradicionais do futebol acreano, o Vasco há muito tempo não figura entre os protagonistas no estado.

Este ano não deve ser diferente. A grande novidade do time cruzmaltino é o treinador. O ex-volante Merica, que marcou época no futebol acreano nos anos 80 e 90, vai pela primeira vez ocupar a função. Com um elenco de jogadores Sub-20, o Vasco deve ser figurante no estadual.

Plácido de Castro

Quem chegou a parecer alguns anos atrás que se consolidaria como uma grande força do futebol acreano, mas que perdeu força por conta da dificuldade em fechar as contas é o Tigre do Abunã que foi campeão acreano em 2013.

Treinado por Célio Ivan, o time não fez grandes contratações e será surpresa se conseguir repetir as boas campanhas de anos anteriores.

O Campeonato Acreano de 2020 tem sua primeira rodada no domingo, dia 2, no estádio Florestão com rodada dupla. Às 15 horas, Atlético joga contra o São Francisco. Já às 17 horas, o confronto é entre Galvez e Náuas

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas