Conecte-se agora

Petecão dá folgas extras em “esticada” de feriados no Senado

Publicado

em

Além dos feriados já previstos no calendário de 2020, os servidores do Senado Federal ainda terão direito a oito folgas extras neste ano. Isso porque o primeiro secretário da Casa, o senador acreano Sérgio Petecão (PSD), determinou que alguns feriados nacionais devem ser imprensados ou alongados.

Já consta no Diário Oficial do Senado que a determinação do senador, assinada no dia 12 de dezembro do ano passado, cria oito pontos facultativos no calendário legislativo de 2020. “(…) dias de guarda dos credos e religiões, não relacionados nesta portaria, poderão ser compensados, mediante prévia autorização da chefia imediata”, diz o texto assinado por Petecão.

A portaria diz que os servidores do Senado só precisarão voltar do Carnaval na quinta-feira, levando em conta o ponto facultativo que é tradicional na segunda e na terça-feira de Carnaval, que foi estendido para a Quarta-Feira de Cinzas. Da mesma forma, na Semana Santa, o feriado não vai começar na Sexta-Feira da Paixão, mas já no dia anterior, quinta-feira.

A portaria assegura que os serviços essenciais das unidades administrativas e legislativas do Senado serão garantidas pelos dirigentes dessas unidades. Mesmo que, para isso, seja preciso autorizar “folga compensatória nos dias que antecedem ou sucedem os feriados e pontos facultativos”.

Segundo o texto, o calendário do Senado ainda pode sofrer alterações, “mediante prévia comunicação, em face da peculiaridade do funcionamento do Poder Legislativo”.

Confira a lista dos feriados e pontos facultativos do Senado em 2020:

I – 1º de janeiro, quarta-feira, Confraternização Universal (feriado nacional);

II – 24 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval (ponto facultativo);

III – 25 de fevereiro, terça-feira de Carnaval (ponto facultativo);

IV – 26 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo);

V – 09 de abril, quinta-feira da Semana Santa (ponto facultativo);

VI – 10 de abril, sexta-feira, Paixão de Cristo (feriado nacional);

VII – 21 de abril, terça-feira, Tiradentes (feriado nacional);

VIII – 1º de maio, sexta-feira, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);

IX – 11 de junho, quinta-feira, Dia de Corpus Christi (ponto facultativo);

X – 7 de setembro, segunda-feira, Independência do Brasil (feriado nacional);

XI – 12 de outubro, segunda-feira, em comemoração a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil (feriado nacional);

XII – 28 de outubro, quarta-feira, Dia do Servidor Público, em conformidade com o art. 236 da Lei nº 8.112/90, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo);

XIII – 2 de novembro, segunda-feira, Finados (feriado nacional);

XIV – 15 de novembro, domingo, Proclamação da República (feriado nacional);

XV – 24 de dezembro, quinta-feira, véspera de Natal (ponto facultativo);

XVI – 25 de dezembro, sexta-feira, Natal (feriado nacional);

XVII – 31 de dezembro, quinta-feira (ponto facultativo).

Fonte: Congresso Em Foco

Propaganda

Destaque 7

Nomes de responsáveis pela fuga de 26 detentos serão divulgados

Publicado

em

FOTO: KENNEDY SANTOS - AC24HORAS

O secretário de segurança pública do Acre estava fora do estado – em tratamento de saúde do filho – quando aconteceu a fuga dos 26 detentos do presídio Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, e também quando ocorreram os crimes que eclodiram imensa insatisfação da população quanto à sensação de insegurança na capital acreana. De volta ao estado, ele concedeu uma entrevista afirmando ser inadmissível uma fuga em massa como essa que ocorreu na capital, tendo em vista o aparato de policiais em serviço no presídio.

De acordo com o coronel, diversos inquéritos foram abertos para apurar como se deu a fuga dos presos. Essas investigações “estão sendo conduzidas de forma responsável”, disse Paulo Cézar. “Não admitimos uma fuga de tamanho porte no sistema [de segurança]”, completou o secretário.

Segundo a secretaria, os responsáveis vão ser apresentados em tempo hábil. “Não é admissível uma fuga desse porte e os culpados vão ser responsabilizados. Compete ao sistema realizar um inquérito e apurar dentro do seu tempo”, garantiu Cézar.

O objetivo da segurança pública, agora, é identificar as responsabilidades da fuga e a quem cabe ser penalizado. Durante a semana, algumas medidas foram tomadas na tentativa de investigar o paradeiro dos fugitivos e evitar novas fugas nos presídios. Até agora, somente oito detentos foram recapturados e 18 ainda seguem foragidos.

Continuar lendo

Destaque 7

Rapper faz música declarando “paz e salvação na quebrada do Acre”

Publicado

em

“A verdadeira intenção dessa música é declarar a paz, jovens trazendo alegria pras suas mães, saindo do crime”, explicou, o artista de rap e produtor musical, Taide Severiano de Azevedo, o “Shethyel Beat’s”, de 25 anos.

Para “Shethyel Beat’s” a letra de sua música representa o desejo de que todo o jovem pode ter uma uma nova chance. Ele é morador do Rosa Linda, em Rio Branco, e gravou um clipe chamado “Paz Quebrada!”.

Em entrevista a reportagem do ac24horas, o artista contou que teve contato com o Rap, em 2005 e, desde então, faz parte de um grupo chamado “Alvos de Cristo”, que já tem 15 anos de estrada.

“Componho desde os meus 10 anos de idade, já tenho 3 CDs gravados, e 7 músicas na plataforma digital YouTube com mais de 1.200 inscritos. Esse clipe foi gravado aqui em Rio Branco mesmo”, afirmou Shethyel Beat’s.

“A inspiração desse rap veio de Deus para o meu coração, numa madrugada compus e já gravei tudo na mesma noite. Fiz a mixagem e masterização tudo na mesma madrugada dentro do meu estúdio, em meio as muitas guerras em nosso Acre, e o intuito foi declarar a paz em todo o Acre“, encerrou.

Veja o vídeo:

video

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas