Conecte-se agora

Festival Mineiro de Fotografia busca novos talentos no Acre

Publicado

em

A equipe do festival está na estrada com dois objetivos na bagagem: apresentar o evento da histórica cidade mineira, por meio de palestras dos organizadores e realizar encontros com autores locais, em busca de trabalhos relevantes que viabilizem uma mostra significativa para a décima edição do Festival de Fotografia que acontecerá entre 18 e 22 de março deste ano em Tiradentes (MG).

Você tem algum amigo (a) que goste de fotografia? Então, repare bem, a Filmoteca Acreana, na próxima quinta-feira (16), será palco do evento chamado Foto em Pauta na Estrada – Região Norte. A entrada é aberta e gratuita.

O evento já passou pelas cidades de Belém (PA), Manaus (AM) e segue ainda para Porto Velho (RO) e logo em seguida chega em Rio Branco (AC), buscando talentos do Norte para compor uma grande exposição sobre a região norte.

No evento, o professor de fotografia e fotógrafo Eugênio Sávio, organizador do evento, apresentará ao público rio-branquense o tradicional festival de fotografia que acontece anualmente na cidade de Tiradentes (MG).

“Realizar esta viagem para a Região Norte reforça a intenção do Festival de ser um evento de referência para a fotografia brasileira como um todo, não apenas focado no Sudeste, onde estamos”, afirma o idealizador e curador geral do evento, Eugênio Sávio, que é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .

Segundo ele, a intenção da organização do Festival de Fotografia de Tiradentes é surpreender o público. “Vamos apresentar obras de artistas que ainda não tiveram chance de ter trabalhos circulando nacionalmente”, acrescenta.

Além de Eugênio Sávio, integram a equipe na expedição ao Norte do país os artistas mineiros João Castilho e Pedro David, que serão os curadores da exposição durante o Festival, em março.

Com informações de Talita Oliveira

Sobre o Festival

O objetivo central do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta é levar ao público, por meio de exposições, palestras e mesas de discussão, nomes de indiscutível conhecimento teórico, técnico e artístico. São nomes importantes da produção fotográfica.

O Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado desde 2011, com a proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.

O evento ganhou força com a consolidação das parcerias de apoiadores e patrocinadores, além da essencial colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Toda a programação é aberta ao público, sem cobrança de ingressos.

Em seu 10º ano, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números. Reuniu trabalhos de 834 fotógrafos em 100 exposições, lançou 150 livros de fotografia, realizou 137 palestras e ofereceu 122 cursos e workshops. “Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira”, observa o idealizador e curador geral, Eugênio Sávio.

Propaganda

Acre

Caminhão que colidiu com hélice transportava resíduos hospitalares

Publicado

em

O caminhão-baú que se envolveu em um acidente com o helicóptero Harpia 1, mais conhecido como “Estrelão”, na manhã deste sábado (18) próximo ao Posto Correntão, no Segundo Distrito, carregava lixo hospitalar. Quem confirmou essa informação foi o Secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, na noite deste sábado (18) por meio de Nota de Esclarecimento.

Alguns recipientes de lixo hospitalar se desprenderam da carroceria logo após o impacto. De acordo com Bestene, isso não comprometeu a segurança da população porque os recipientes estavam revertidos apropriadamente para que não ocorresse vazamentos de resíduos hospitalares.

Alysson destacou que para reforçar as medidas de segurança, uma equipe da empresa foi acionada imediatamente ao local para fazer o recolhimento e a limpeza.

“Seguindo a protocolos específicos para este tipo de situação, tão logo o trabalho de perícia da Polícia Rodoviária Federal foi concluído e antes mesmo da possibilidade de uma chuva na localidade”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Sejusp diz que harpia estava em operação contra criminosos

Publicado

em

O Secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em exercício, Ricardo Brandão, emitiu uma Nota de Esclarecimento, na tarde deste sábado (18), acerca do acidente envolvendo o helicóptero Harpia 01.

A Nota relata que a aeronave estava em atividade, fazendo parte de uma operação orientada pela Secretaria de Segurança Pública, aliada à Operação “Fecha Fronteira” com o foco de coibir ações criminosas na região do Segundo Distrito, em Rio Branco.

“Dois tripulantes sofreram algumas lesões, foram encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco, juntamente com o motorista do caminhão e o passageiro. Todos estão bem”, destacou.

Brandão afirmou que uma equipe da Sejusp está acompanhando todos os procedimentos a serem realizados, inclusive, a perícia que deve ocorrer no local do acidente.

Ele relatou que os órgãos competentes como o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como a seguradora da aeronave, foram acionados.

Por fim, encerrou ressaltando que toda a manutenção e documentação da aeronave encontram-se absolutamente regularizadas de acordo com a legislação vigente, bem como todos os contratos da seguradora estão em dia.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas