Menu

Pesquisar
Close this search box.

Festival Mineiro de Fotografia busca novos talentos no Acre

Eugenio Savio, fotografo, produtor cultural foto de Marcio Rodrigues
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A equipe do festival está na estrada com dois objetivos na bagagem: apresentar o evento da histórica cidade mineira, por meio de palestras dos organizadores e realizar encontros com autores locais, em busca de trabalhos relevantes que viabilizem uma mostra significativa para a décima edição do Festival de Fotografia que acontecerá entre 18 e 22 de março deste ano em Tiradentes (MG).


Você tem algum amigo (a) que goste de fotografia? Então, repare bem, a Filmoteca Acreana, na próxima quinta-feira (16), será palco do evento chamado Foto em Pauta na Estrada – Região Norte. A entrada é aberta e gratuita.

Anúncios


O evento já passou pelas cidades de Belém (PA), Manaus (AM) e segue ainda para Porto Velho (RO) e logo em seguida chega em Rio Branco (AC), buscando talentos do Norte para compor uma grande exposição sobre a região norte.


No evento, o professor de fotografia e fotógrafo Eugênio Sávio, organizador do evento, apresentará ao público rio-branquense o tradicional festival de fotografia que acontece anualmente na cidade de Tiradentes (MG).


“Realizar esta viagem para a Região Norte reforça a intenção do Festival de ser um evento de referência para a fotografia brasileira como um todo, não apenas focado no Sudeste, onde estamos”, afirma o idealizador e curador geral do evento, Eugênio Sávio, que é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .


Segundo ele, a intenção da organização do Festival de Fotografia de Tiradentes é surpreender o público. “Vamos apresentar obras de artistas que ainda não tiveram chance de ter trabalhos circulando nacionalmente”, acrescenta.


Além de Eugênio Sávio, integram a equipe na expedição ao Norte do país os artistas mineiros João Castilho e Pedro David, que serão os curadores da exposição durante o Festival, em março.


Com informações de Talita Oliveira


Sobre o Festival

O objetivo central do Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta é levar ao público, por meio de exposições, palestras e mesas de discussão, nomes de indiscutível conhecimento teórico, técnico e artístico. São nomes importantes da produção fotográfica.


O Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado desde 2011, com a proposta de divulgar a produção fotográfica brasileira, e fomentar o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil.


O evento ganhou força com a consolidação das parcerias de apoiadores e patrocinadores, além da essencial colaboração dos fotógrafos envolvidos, que participam das exposições, palestras e workshops. O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Toda a programação é aberta ao público, sem cobrança de ingressos.


Em seu 10º ano, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números. Reuniu trabalhos de 834 fotógrafos em 100 exposições, lançou 150 livros de fotografia, realizou 137 palestras e ofereceu 122 cursos e workshops. “Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira”, observa o idealizador e curador geral, Eugênio Sávio.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido