Conecte-se agora

Efeitos da crise no Palácio devem fazer rolar cabeças em Xapuri

Publicado

em

Fonte ligada ao governo do Estado em Xapuri garante que cabeças deverão rolar no município nos próximos dias ou, no mais tardar, em semanas. Os alvos serão comissionados indicados pelo deputado Antônio Pedro e seu filho, Aílson Mendonça, ambos do Democratas, que não teriam respondido de maneira positiva às expectativas traçadas para o primeiro ano do governo Cameli.

De acordo com as informações, a inoperância e a subserviência ao deputado e a seu primogênito, da parte dos comissionados nomeados e renomeados pelo novo governo, causam a insatisfação daqueles que não foram agraciados, situação que pode, inclusive, influenciar no resultado das próximas eleições municipais, que este ano possuem uma enorme importância para a consolidação do atual projeto político estabelecido no poder.

Os principais setores onde deverão ocorrer as mudanças são Educação e Saúde. No primeiro, coordenado pela professora Edna Barbosa de Farias, a situação, segundo a fonte, é de caos institucionalizado. Não se sabe quem é quem ou quem manda. Completamente perdida diante da complexidade que a gerência do Núcleo de Educação possui, a gestora resume a sua atuação em cumprir ordens de seus padrinhos políticos, pai e filho.

Na Saúde, a situação não é diferente. O diretor-geral do Hospital Epaminondas Jácome, João Honorato Cardoso, é um tradicional e respeitado comerciante da cidade, mas que não entende patavinas da área para a qual foi nomeado, também por indicação do deputado Antônio Pedro, de quem é parceiro ainda na condução da Associação Comercial de Xapuri.

Outro setor cujo gestor no município causa arrepios na equipe de governo é o escritório do Depasa. O gerente, Marcos Antônio Mansour, é um poço de encrencas, além de alguns o considerarem demasiadamente esforçado em bajular o governo e a delatar os próprios colegas de grupo político. Enquanto isso, o abastecimento de água tratada na cidade se transformou em um dos maiores motivos de reclamação da população local.

Para se ter uma ideia da situação, um bairro inteiro da cidade, o Sibéria, localizado no outro lado do rio Acre, amargou o Natal passado e a entrada do Ano Novo completamente sem água nas torneiras. O escritório local do Depasa trabalhou por mais de 20 dias sem conseguir resolver o problema, obrigando a direção estadual da autarquia a pedir ajuda da prefeitura para solucionar o desabastecimento que prossegue até hoje.

A fonte diz ainda que, além de não terem dado o resultado esperado pelo governo, as nomeações de Gladson para os principais cargos no município resultaram em desunião e conflitos dentro do grupo que fez oposição à gestão petista contribuindo para a acachapante vitória de Cameli no último pleito estadual. A razão foi exatamente a divisão desigual, no município, dos cargos entre os aliados de campanha eleitoral.

Tendo abocanhado praticamente todos os cargos mais relevantes em Xapuri, o deputado democrata e o filho, pretenso candidato à prefeitura, ganharam a antipatia e perderam o apoio de antigos parceiros. Um dos resultados disso foi a decisão do MDB de lançar pré-candidatos e sustentar candidatura própria no município em oposição ao nome de Aílson, que seria o candidato de Gladson à prefeitura.

Quem tem se entusiasmado com a situação é o atual prefeito, Bira Vasconcelos, do PT, visivelmente beneficiado pela falta de coesão de seus principais adversários na corrida pela reeleição. Bem avaliado em levantamento interno razoavelmente recente, Vasconcelos pode se aproveitar do “olho grande” de Antônio Pedro e Aílson para superar a onda de rejeição ao seu partido e vencer a eleição em um dos municípios mais estratégicos da “geopolítica” acreana.

Resta aguardar se o rearranjo do governo com relação aos cargos comissionados – caso se confirme – vai promover mudanças na atual conjuntura, que se desenha com traços firmes na terra de Chico Mendes. A permanecer como está, à base do “meu pirão primeiro”, as possibilidades de uma reviravolta no cenário político do estado poderá estar começando por lá.

Anúncios

Acre

Contra previsão de alta abstenção, Gladson pede a eleitores que votem

Publicado

em

O governador Gladson Cameli veio à público para pedir que os eleitores de Rio Branco exerçam o direito de escolher o próximo prefeito.

“Independente de quem seja seu candidato, vote”, pediu o governador alertando sobre os cuidados contra a Covid-19.

“Vamos fazer uma votação tranquila. Como governador estou comprometido em trabalhar com todos os prefeitos para melhorar a vida da população. Votar neste segundo turno é muito importante para a nossa capital e para a sua vida”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Rio Branco tem 93 ônibus circulando neste domingo de eleição

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

Como medida para evitar as aglomerações e a propagação do vírus da Covid-19, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans) informou que colocou mais de 90 ônibus para circular neste domingo, 29, dia da eleição do 2º turno.

No total, estão circulando 93 coletivos para atender os mais de 200 mil eleitores aptos a votar em Rio Branco. O transporte coletivo começou a operar às 5h e encerram as atividades às 23h30.

Segundo o RBtrans, além dos 93 coletivos que estão circulando, foram colocados quatro para substituição de algum que apresentasse defeito.

O terminal central bem como os terminais de integração dos bairros estarão funcionando normalmente durante todo o domingo (15).

Continuar lendo

Acre

Bocalom reafirma fala e diz que se baseou em artigo científico

Publicado

em

Até então escondido e se manifestando por meio de porta-voz, o candidato Tião Bocalom (Progressistas) publicou um vídeo neste sábado, 28, para se manifestar acerca das declarações que deu em entrevista recente ao jornalista Washington Aquino, da TV 5, onde afirmou que as crianças não têm tanto problema com a Covid-19.

Na entrevista à TV 5, Bocalom também defendeu a imunização de rebanho para Rio Branco se livrar da Covid-19. “A gente sabe que precisamos pegar covid também pra poder ficar imunizado”, afirmou.

No vídeo deste sábado, 28, o progressista reafirmou a fala sobre a covid-19 em relação às crianças, mas destacou que se baseou em um artigo científico para tal assunto. “Eu não sou homem de fugir das minhas responsabilidades e dos meus atos. Agora eu defendo a verdade, eu falo a verdade, e essa frase do covid foi dito por mim, mas eu apenas me embasei em um artigo científico escrito por pediatras de São Paulo. E o nosso adversário, está usando a força da máquina distorcendo todos os fatos”, destacou Bocalom.

Por fim, Bocalom afirmou que nessa situação se sente vítima e que não acredita que as pessoas realmente acham que ele colocaria a vida de crianças e idosos em perigo.

“Eu estou sendo vítima, sinceramente, não posso acreditar em sã consciência, que alguém acha que eu seria a favor de colocar a segurança das nossas crianças e famílias em risco. Saúde é um tema que trato com muita responsabilidade afinal estou a mais de 5 anos lutando pela saúde da minha esposa, que se encontra na UTI além é claro de ter perdido o meu filho que tinha apenas 12 anos de idade com leucemia por tanto meus amigos, eu sei muito bem o que é lutar contra doenças”, encerrou.

video

Continuar lendo

Acre

Bocalom e Socorro Neri votam no mesmo horário neste domingo

Publicado

em

As respectivas assessorias dos candidatos à prefeitura de Rio Branco que disputam neste 2º turno, Tião Bocalom e Socorro Neri (PSB) divulgaram na manhã deste sábado, 28, o local de votação e o horário em que cada um vai votar na capital.

Às 9 horas deste domingo, 29, a candidata à reeleição pelo PSB, prefeita Socorro Neri (PSB), irá votar na Delegacia do Ministério do Trabalho, no Centro de Rio Branco. Neri estará acompanhada do governador Gladson Cameli e do candidato a vice-prefeito Eduardo Ribeiro (PDT).

O candidato Tião Bocalom (Progressistas) vai votar na Escola Serafim da Silva Salgado, na Baixada da Sobral, às 9 horas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas