Menu

Pesquisar
Close this search box.

No Juruá, pessoas dormem em fila para conseguir Identidade

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Às 20 horas da noite desta quarta-feira, 8, já havia 12 pessoas na fila do Setor de Identificação de Cruzeiro do Sul para atendimento na manhã de hoje, 9, em busca da Carteira de Identidade.


A primeira da fila chegou ao local às 16h30min. Os usuários dizem que passar a noite no local é a única forma de conseguir senha para ter acesso ao documento, já que são atendidas apenas 30 pessoas por dia.

Anúncios


Débora Saraiva conta que já havia tentado chegar ao local ás 4:30 da manhã, mas não conseguiu senha, por isso resolveu chegar no setor as 4:30 da tarde. ” Trouxe cadeira, lençol e comida pra ficar aqui por que preciso da Identidade”.


Lucilene Souza tem outra reclamação: o setor só emite uma Carteira de Identidade por pessoa. Para conseguir a documentação dos 3 filhos, terá que dormir 3 noites no local com cada um deles . “É uma identidade por dia para cada pessoa. Se eu tivesse 5 filhos seriam 5 noites dormindo aqui”.


O coordenador do setor de Identificação do Juruá, o policial civil Jonas Oliveira, explica que são 30 senhas diárias porque só conta com dois servidores e duas máquinas para atender a grande demanda. Segundo ele, o Setor em Cruzeiro do Sul atende a população de 9 cidades da região, incluindo as 5 do Vale do Juruá, parte de Tarauacá, além de Guajará, Ipixuna e Eirunepé no Amazonas.


Para Jonas, a situação só será resolvida a partir do funcionamento do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), nos moldes da OCA de Rio Branco. A Ordem de Serviço foi assinada pelo governador Gladson Cameli no dia 23 de dezembro e deverá ser concluída em julho.


“No novo local teremos mais gente e poderemos expandir o atendimento à população”, explica.


A emissão da primeira via da Carteira de Identidade é gratuita. A segunda via custa R$ 57,52 e o documento é entregue em até 15 dias em Cruzeiro do Sul.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido