Menu

Pesquisar
Close this search box.

Gladson manda recado para Padre afirmando que não vai ajudar com nada em festa de São Sebastião, em Xapuri

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Chegou através de um telefonema do Palácio Rio Branco para a comunidade católica do município de Xapuri que organiza a Festa de São Sebastião no próximo dia 20, a resposta do governo do Acre de ajuda ao evento. Segundo Priscila Américo, o Estado não pode locar sequer um carro de som.


O tratamento chamou atenção da comunidade católica. A negativa foi dada através de um recado ao coordenador da Paróquia, conhecido como Nader. Pelo WhatsApp o reverendo comentou com a comissão organizadora dizendo que a diretora da Casa Civil, Rosimeire Ribeiro é que tinha desautorizado qualquer ajuda. Um ofício foi protocolado dia 30 de dezembro endereçado ao governador.

Anúncios


“Solicitamos três carros de som, três tendas que são colocadas em frente à Igreja, quatro outdoor para divulgação e seis banners, todo ano os gestores anteriores ajudavam de alguma forma, nunca recebemos um não como resposta”, disse o advogado José Everaldo que é um dos membros organizadores.


Para Everaldo, o governador do estado não deve estar sabendo do tipo de tratamento dado a autoridade eclesiástica do município e sequer deve ter tido acesso ao ofício enviado pelo pároco Francisco das Chagas. “Resposta veio como recado. Conheço o governador sei que ele sequer teve acesso a esse documento”, acrescentou Everaldo.



Dezenas de Paróquias de São Sebastião celebram a homenagem ao santo dia 20, porém, a festa mais tradicional é feita no município de Xapuri. O evento recebe mais de 20 mil pessoas, a renda ajuda na manutenção dos trabalhos paroquiais da Igreja da cidade.


A celebração religiosa é mais antiga que a própria Revolução Acreana, que só eclodiria seis meses depois de realizada a primeira procissão pelas vielas do vilarejo de Mariscal Sucre, quando cerca de 100 pessoas caminharam rogando paz àquele que viria a ser o padroeiro da futura Xapuri.


Sobre o Santo

São Sebastião nasceu na França, no século III. Adolescente, em Milão, alistou-se no exército de Diocleciano, chegando a comandante da guarda pessoal deste imperador. Denunciado por outros soldados, por ser cristão, Sebastião foi condenado à morte, sendo executado por centenas de flechas atiradas por outros soldados, estando Sebastião amarrado a um tronco – esta é a imagem mais conhecida deste santo.


Como não morreu, voltou a pregar o cristianismo, o imperador então mandou que fosse espancado e, depois de morto, jogado no esgoto público de Roma, mas o corpo foi achado e sepultado por outra cristã. Em 680, por época da trasladação dos restos mortais para uma basílica construída pelo imperador Constantino, a peste epidêmica que assolava Roma cessou, por isso ele é conhecido como protetor contra epidemias, guerras e fome.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido