Conecte-se agora

Sesacre admite que falta material para cirurgias ortopédicas

Publicado

em

Depois que o ac24horas mostrou mais uma vez a situação de pacientes nos corredores do novo pronto-socorro, a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota de esclarecimento.

O teor da nota pode ser considerado uma novidade em se tratando de resposta do poder público. Bem diferente das respostas protocolares que colocam sempre a culpa do atraso no fornecedor, a Sesacre mostra uma sinceridade incomum na gestão pública ao admitir que há problemas nos contratos para o fornecimento de material ortopédico e número insuficiente de médicos para realizar todas as cirurgias necessárias.

O governo afirma que busca alternativas para resolver os problemas o mais rápido possível.

Leia a nota da Sesacre:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informa que está buscando alternativas para suprir o setor de ortopedia o mais rápido possível. Segundo informa a direção-geral do Pronto Socorro, com a virada de ano, expiraram os contratos de fornecimento de material ortopédico.

Mas novos contratos estão sendo formalizados e, embora a Sesacre manifeste que a situação requer celeridade, as empresas se negam a fornecer material para as cirurgias antes da assinatura dos novos documentos contratuais.

A direção confirma que está enfrentando situação de corredor na Clínica Cirúrgica B, da Ortopedia. E que isso acontece em razão de que os profissionais não estão conseguindo dar vazão ao número de pacientes para serem operados, inicialmente, na Fundação Hospitalar do Acre. No Pronto Socorro, estão sendo realizadas apenas cirurgias de emergência.

No entanto, a Sesacre está sensível à situação e busca mecanismos para saná-la no mais curto espaço de tempo.

Atenciosamente,

Secretaria de Estado de Saúde do Acre

Propaganda

Acre

Secretaria da Fazenda recebe visita de representante do BID

Publicado

em

FOTO: NETO LUCENA

Visando avaliar os processos e a maturidade da gestão fiscal do estado, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) recebeu, na última segunda-feira, 20, a visita de uma representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, foi apresentada a metodologia para avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-Gefis).

Durante o mês de fevereiro, uma equipe de consultores e especialistas do BID deve acompanhar e analisar os métodos de trabalho da Sefaz, avaliando os processos internos da gestão fiscal. O resultado da avaliação permite ao gestor orientar seu planejamento estratégico, potencializando assim seus resultados e priorizando seus investimentos.

“É uma avaliação integrada da gestão fiscal do estado que estuda a administração dos fiscos subnacionais, na área financeira, de planejamento e de transparência, tudo isso é analisado”, explica a representante do BID e componente da equipe de avaliação, Soraya Naffah.

O desenvolvimento dos trabalhos será supervisionado pela equipe técnica da Sefaz. Em função dos processos transversais, participarão também da avaliação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Casa Civil.

O que é a MD-Gefis?

É um instrumento criado para diagnosticar a maturidade dos processos de trabalho dos órgãos responsáveis pela gestão fiscal dos estados, buscando identificar os pontos positivos e oportunidades de melhorias na gestão tributária, tesouro e contabilidade do estado.

Continuar lendo

Acre

Acre já tem 1.210 casos suspeitos de dengue em 2020

Publicado

em

De 1 a 18 de janeiro deste ano o Acre foi assolado por 1.210 casos suspeitos de dengue. 353 deles foram confirmados e os pacientes entraram em tratamento.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica do Acre confirmou oficialmente o o primeiro caso de morte por dengue em 2019. A vítima é uma adolescente de 16 anos, moradora de Cruzeiro do Sul.

A população deve manter o combate diário aos criadouros do mosquito, é importante estar atento à caixa d’água, se está aberta ou não; à limpeza das calhas; à verificação permanente da presença de água na bandeja do ar-condicionado, na bandeja da geladeira e nos pratinhos de vaso de planta; e acondicionar adequadamente os objetos que costumam ficar nos quintais, como garrafas e latas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image