Conecte-se agora

Na capital, Rio Acre está 10 centímetros acima da cota de alerta e pode transbordar

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale - ac24horas.com

Às 15 horas desta segunda-feira, 6, o nível do Rio Acre na capital acreana marcou 13,60 metros, bem acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros. O Portal o Tempo Aqui revela que o manancial tem grandes probabilidades de transbordar em Rio Branco. A cota de transbordo na capital acreana é de 14 metros.

Com o nível do rio em 10 centímetros acima da cota de alerta, a Defesa Civil junto às demais autoridades locais já trabalham prevendo um possível transbordamento. A prefeitura de Rio Branco já atua no Parque de Exposições na montagem de abrigos provisórios em casos emergenciais.

O pesquisador Davi Friale diz que mesmo com pouca chuva esta semana, o nível do rio Acre vai continuar subindo bastante. “Deverá passar de 14 metros nesta terça-feira ou no máximo na quarta, ou seja, transbordar”, aponta.

A previsão indica que o nível do rio na capital deve subir até 14,5 metros. “A escassez de chuvas desde o último domingo e as poucas chuvas previstas para esta semana, farão seu nível baixar rapidamente em todo o seu leito”, destaca o pesquisador.

Anúncios

Acre 01

Após entrar no fase amarela, Acre tem 230 novos casos e 5 mortes por Covid-19

Publicado

em

O Acre tem nesta quinta-feira, 6, o primeiro dia de fase amarela, com o retorno de diversas atividades comerciais, inclusive, restaurantes, lanchonetes, bares e cinema, por exemplo. Mesmo assim, a população precisa continuar tomando os cuidados necessários de distanciamento e higiene como tem sido alertado as autoridades de saúde.

Prova disso são os 230 novos casos da doença registrados nas últimas 24 horas. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou que com este acréscimo, o estado totaliza 21.263 pessoas que já foram contaminadas no Acre.

Mais 5 mortes foram registradas, sendo todas do sexo masculino, com idades entre 60 e 80 anos, sendo 3 de Rio Branco , 1 de Feijó e 1 de Tarauacá, fazendo com que o total de óbitos suba de 547 para 552 em todo o estado.

Continuar lendo

Acre 01

Funcionária do Araújo morre ao ser atropelada por BMW que fazia racha em avenida

Publicado

em

Jonhliane Paiva de Souza, de 30 anos, funcionária do supermercado Arasuper do 2° Distrito de Rio Branco, situado no bairro Seis de Agosto, morreu na manhã desta quinta-feira, 6, após ser atropelada e arrastada por um carro de luxo que fazia racha com outro veículo no momento que atingiu a mulher. Os dois homens não identificados faziam racha em dois veículos na Avenida Antônio da Rocha Viana, no bairro Santa Quitéria, capital acreana.

De acordo com informações repassadas pela polícia, Jonhliane estava trafegando na sua motocicleta modelo Honda Biz, cor vermelha, no sentido bairro-centro da avenida, com destino ao seu trabalho, quando o condutor de uma BMW a atingiu.

A vítima foi atingida frontalmente. A BMW que fazia o racha a arrastou por cerca de 300 metros e motocicleta por aproximadamente 500 metros.

Os dois suspeitos de estarem fazendo o racha que culminou na morte da mulher fugiram do local. O carro BMW foi encontrado abandonado atrás de uma academia de ginástica situada na região.

Continuar lendo

Acre 01

Gladson diz que não vai retirar a candidatura de Kinpara e pode se filiar ao PSDB após as eleições

Publicado

em

O governador Gladson Cameli afirmou na manhã desta quarta-feira, 5, no Palácio Rio Branco, que deve apresentar carta de afastamento do Progressistas e que existe a possibilidade de se filiar ao PSDB somente depois das eleições.

Evitando polemizar, o governador voltou a afirmar que recebeu todas as garantias da executiva nacional tucana que seria o mandatário tucano no Acre. “Já foi conversado. Sentarei com todos partidos. Minha decisão de apoio já está tomada [apoio a Socorro Neri] e não vou retirar candidatura de ninguém, fiquem tranquilos. Vou conversar com todos. Estou vendo datas e horários”, disse.

Cameli minimizou também as falas da deputada Mara Rocha dando a entender que governador seria bem vindo desde que respeitasse a ordem. “Eu não quero problema com a Mara. Quero que ela mande recursos para o Acre nas suas emendas só isso, pontuou.

Sobre sua situação no PP, Cameli confirmou que pedirá afastamento e deu um puxão de orelha no deputado José Bestene que afirmou que ele não deixaria o partido e pôs a culpa na imprensa. “A imprensa não mente. Não tem ninguém para falar por mim. Ninguém está autorizado a falar por mim”, disse.

Continuar lendo

Acre 01

Relatório mostra que Acre não reduziu gasto com pessoal e Sefaz pede revisão

Publicado

em

Uma portaria publicada pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) nessa segunda-feira, 3, aponta que o Acre deixou de cumprir a meta 3 do Programa de Ajuste Fiscal (PAF) da STN. Essa meta diz respeito à relação entre receita corrente líquida e gasto com pessoal, sendo que o Governo do Estado ultrapassou em 2,64% o limite de 60% estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal no ano de 2019.

A boa notícia é que das seis metas exigidas pela STN para garantir o refinanciamento das dívidas, apenas a 3 foi descumprida. As demais metas – endividamento, resultado primário, arrecadação própria, gestão pública e disponibilidade em caixa – todas estão ajustadas, segundo portaria do Diário Oficial da União e também com o Relatório de Execução do PAF, documento produzido pela Secretaria de Fazenda do Acre.

Esse relatório foi publicado dia 29 de maio deste ano e está assinado por Raymson Bragado, secretário-adjunto do Tesouro Estadual; Pedro Brilhante, diretor-geral de Contabilidade do Estado; e Eduardo Maia, da Divisão de Informações Contábeis Fiscais.

O relatório pede revisão das metas do PAF para o período de 2020 a 2022, “apesar do aumento da receita própria” e considerando o agravamento do quadro fiscal por causa da pandemia da Covid-19.

Confira aqui: http://www.sefaz.acre.gov.br/wp-content/uploads/RELAT%C3%93RIO-SOBRE-A-EXECU%C3%87%C3%83O-DO-PAF-2019.pdf

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas