Menu

Governo do Acre lembra população que 2020 é um ano bissexto

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em dias sonolentos para o serviço público devido à sequência de feriados e recessos das instituições, o Governo do Acre divulgou um card lembrando aos acreanos que 2020 é ano bissexto, que tem um dia a mais que um ano convencional e, independentemente de ser um ano bom ou ruim, 2020 vai demorar mais a passar.


Em 2020 o calendário tem o dia 29 de fevereiro, excepcionalmente. Um fenômeno que ocorre, de quatro em quatro anos. O ano bissexto, segundo explica a EBC, foi criado pelos romanos na época do imperador Júlio César para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.

Publicidade

A translação (volta ao redor do Sol) não é feita em exatos 365 dias, mas sim em 365 dias, cinco horas, 48 minutos e 46 segundos. Essa fração de tempo é arredondada para seis horas e é compensada no ano bissexto, já que seis horas, em quatro anos, são 24 horas, ou seja, mais um dia.


Apesar de 29 de fevereiro ser mais episódico que os demais dias do calendário, as pessoas nascidas nesta data devem ter o dia exato na certidão de nascimento, feita a partir da Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES ou no respectivo Conselho profissional.


Conforme a Lei nº 12.662/2012, a DNV deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento. Se a data for alterada é falsidade ideológica.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido