Conecte-se agora

Eduardo Veloso e Otávio Costa deverão voltar à cena do crime e esclarecer aspectos do acidente que vitimou a jovem Maicline Costa

Publicado

em

Justiça acatou pedido do Ministério Público, inquérito voltou para a 3ª Regional da Polícia Civil. Promotor do caso quer detalhes sobre o suposto acidente nas águas do Rio Acre. A reconstituição visa verificar e determinar a mecânica e o modus operandi do criminoso, bem como esclarecer aspectos do crime, identificar possíveis agravantes.

A cena do acidente que culminou com a morte da jovem Maicline Borges da Costa, em acidente com Jet Ski, no Rio Acre, no início do ano passado, deverá ser totalmente reconstituída a pedido do Ministério Público Estadual (MPE). Com isso, a conclusão do processo que já estava na 2ª Vara do Tribunal do Juri, por sugestão do Ministério Público Estadual e deferimento do Poder Judiciário acontecerá até o mês de março deste ano.

Após a publicação da reportagem sobre a não conclusão do inquérito, o delegado geral de Polícia Civil, José Henrique Maciel Ferreira, enviou nota à redação do ac24horas afirmando que as investigações já tinham sido concluídas. Talvez o delegado desconheça o novo despacho do processo que determinou a devolução do inquérito em novembro do ano passado para a delegacia de origem, e ainda, a reformulação simulada dos fatos.

De acordo informações apuradas pela reportagem, o pedido feito pelo Ministério Público Estadual (MPE) para realização da simulação dos fatos neste período entre dezembro e março se dá pelo volume das águas do rio Acre estar propício para reconstituição passo a passo da cena do crime, fato considerado relevante para elucidação do caso.

O delegado Henrique Maciel informou a suposta conclusão do processo, mas, por motivo ignoto, não esclareceu detalhes importantes. Um deles, diz respeito a figura do empresário Otávio da Silva, um dos envolvidos no acidente que vitimou a jovem Maicline Borges da Costa, de apenas 26 anos.

Consta nos autos o depoimento da irmã de Maicline, Hinauara Borges – que estava na cena do crime – em que ela atesta que Otávio Costa tinha ingerido bebida alcoólica e estava pilotando uma das motos aquáticas envolvida no acidente da trágica tarde do dia 13 de janeiro de 2019. Otávio não foi indiciado no inquérito da Polícia Civil, figura, como a reportagem informou, como vítima no processo.

Maicline Borges da Costa, 26 anos, morta em acidente com Jet Ski, no Rio Acre, no início do ano passado – Foto: reprodução

A legislação brasileira proíbe a combinação de bebida alcoólica e pilotagem de Jet Ski. Segundo o delegado do caso, Karlesso Néspoli, em entrevista coletiva na época dos fatos, indiciou apenas o médico pelo crime, porque, segundo ele, foi o médico quem bateu na moto aquática do empresário Otávio Costa, que estava com a vítima, e não o contrário. A defesa de Otávio negou que o empresário tenha ingerido bebida alcoólica como foi dito por Hinauara.

A Polícia Civil também não informou os motivos da não realização da reconstituição da cena do crime. O pedido de “reformulação simulada dos fatos” foi feito pelo promotor Teotônio Rodrigues Soares Junior e deferido pelo juiz da 2ª Vara do Tribunal do Juri. Com a nova decisão, o empresário Otávio Costa e o médico Eduardo Veloso, deverão voltar à cena do crime, guiando os peritos e explicando como tudo aconteceu.

A reprodução simulada dos fatos, popularmente conhecida como reconstituição de crimes, é o processo de simular as circunstâncias e o ambiente onde alguma transgressão foi praticada por meio de evidências e depoimentos.

A decisão do Ministério Público no caso que envolve também o médico Eduardo Veloso – indiciado no processo – visa verificar e determinar a mecânica e o modus operandi do suposto criminoso, bem como esclarecer aspectos do crime, identificar possíveis agravantes.

Como a reportagem já mostrou, o próprio Ministério Público havia pedido celeridade nas investigações. O caso que vitimou a jovem Macline Borges, de apenas 26 anos, morta após um “cavalo de pau” de Jet Ski, causou grande comoção social e chamou atenção das autoridades do judiciário para os riscos que a população corre nesta época do ano, quando donos de motos aquáticas fazem manobras arriscadas nas águas barrentas do rio Acre, muitas vezes, ingerindo bebidas alcoólicas nas diversões que envolvem ainda, lanchas de médio porte.

Anúncios

Cidades

Tribunal do Júri de Epitaciolândia ouve réu de dentro do presídio, por videoconferência

Publicado

em

Desde ano passado, o Tribunal de Justiça do Acre tem disponibilizado equipamentos para que audiências e outros procedimentos processuais possam ser realizados por videoconferência. Com o surgimento da pandemia, essa medida foi fortalecida.

Nesta segunda-feira, 28, a Comarca de Epitaciolândia iniciou um júri popular de forma remota de uma acusado de assassinar um comerciante, em janeiro de 2020. É a primeira vez que o Juízo promove um julgamento desse tipo com o réu sendo ouvido, por videoconferência, de dentro da unidade penitenciária.

As testemunhas, assim como a defesa e a acusação, foram ouvidas presencialmente, obedecendo a todos os critérios estabelecidos pelas autoridades sanitárias, e os jurados ficaram em distanciamento social.

De acordo com a denúncia, o réu, com vontade livre e consciente, por motivo fútil e mediante recurso que impossibilitou a defesa do ofendido, desferiu um disparo de arma de fogo contra o comerciante, que não resistiu ao ferimento e morreu.

Consta nos autos que o motivo do crime teria sido ciúmes do réu entre sua companheira e a vítima. O acusado prestou testemunho por videoconferência de uma sala localizada no presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco.

Com informações do Portal do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC).

Continuar lendo

Cidades

Prefeito Clodoaldo recebe Petecão e Gladson e firma parcerias com o Estado

Publicado

em

Durante as comemorações do aniversário de 116 anos de emancipação política da cidade de Cruzeiro do Sul, o prefeito Clodoaldo Rodrigues recebeu na noite desta segunda-feira, 28, o governador Gladson Cameli, em seu gabinete, juntamente com o Senador Sérgio Petecão para discutir parcerias entre munícipio e estado na área de infraestrutura.

O governo do estado do Acre garantiu que, através do Deracre intensificará as ações de parcerias na recuperação de ramais e principais ruas e avenidas em todos os bairros da cidade.

O governador Gladson Cameli enfatizou a importância da parceria com o governo do estado no desenvolvimento das ações de infraestrutura de Cruzeiro do Sul. “Sempre costumo dizer que a união proporcionará o desenvolvimento de nossa Cruzeiro do Sul, estamos aqui para apoiarmos nosso prefeito Clodoaldo Rodrigues com as parcerias necessárias na infraestrutura”, destacou.

O senador Sérgio Petecão destacou a importância do apoio da bancada federal nesse momento difícil de administrar uma prefeitura. “O Clodoaldo não pediu para ser prefeito, foi um acaso da vida, então temos que ajudar de todas as formas. A bancada federal estará dando todo o apoio para que o Clodoaldo possa trabalhar nesses meses restantes de seu mandato”, enfatizou.

O prefeito Clodoaldo agradeceu a presença do governador e do senador Petecão pelo empenho em ajudar no desenvolvimento da cidade. “Quero agradecer o governador Gladson e o Senador Petecão pelo esforço em ajudar na administração de nossa Cruzeiro do Sul. Essas parcerias são fundamentais no desenvolvimento e na geração de empregos no município”, agradeceu.

Continuar lendo

Cidades

Após semana de redução, Xapuri volta a ter explosão de casos de Covid-19

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa) divulgou nesta segunda-feira, 28, por meio de seu boletim diário, a confirmação de mais 22 casos positivos do novo coronavírus. Agora, o total de infecções no município desde o início da pandemia foi a 1.201, com 15 mortes registradas.

Esses números, no entanto, estão à frente dos dados divulgados pelo Boletim Sesacre mais recente, que nesta segunda-feira registrou apenas 11 casos em todo o Acre e consigna, até o momento, apenas 1.170 casos confirmados em Xapuri com a ocorrência de 13 mortes pela doença.

Sobre a diferença nos casos confirmados, a Semusa já informou que a diferença é causada pelo tempo que os testes positivados no município levam para ser inseridos na estatística do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS). A respeito dos óbitos há uma divergência não esclarecida entre estado e município.

A reportagem consultou a coordenação da equipe da enfrentamento à pandemia no município, que preferiu esperar pelos resultados dos próximos dias para se pronunciar sobre essa elevação repentina depois de a média móvel de novos casos ter caído para 6 diagnósticos diários no último período de 7 dias.

Xapuri já notificou 2.174 casos de covid-19 desde o registro dos primeiros casos, em 27 de abril passado – 968 foram descartados. Ainda estão sendo monitoradas 1.097 pessoas, das quais duas internadas, e 5 exames estão aguardando resultado de análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Rio Branco, o Lacen.

Com taxa de 6.055,0 casos do novo coronavírus por grupo de 100 mil habitantes, o município segue em segundo no ranking estadual da incidência da covid-19, atrás apenas de Assis Brasil, que tem 8.318,7. No Acre, esse índice é de 3.189,1. Xapuri também passou a ser o primeiro do estado em números absolutos de casos.

Com 657 óbitos por covid-19 registrados até o momento, o Acre apresenta um coeficiente de mortalidade (óbitos por 100 mil habitantes) de 75,1 e de letalidade de 2,4%, sendo que o maior coeficiente de mortalidade está em Assis Brasil (121,3/100.000 habitantes) e de letalidade em Rodrigues Alves (4,5%).

Continuar lendo

Cidades

Presidente da FIEAC exalta avanços na proposta de integração entre o Juruá e Pucallpa

Publicado

em

Entusiasta do estreitamento das relações internacionais do Acre com os países vizinhos, o presidente da Federação das Indústrias (FIEAC), José Adriano, se mostrou confiante com os avanços no debate da proposta de integração rodoviária entre Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, e Pucallpa, no Peru.

O empresário participou do II Encontro Brasil/Peru, realizado na última sexta-feira, 25 de setembro, e que contou com as ilustres presenças dos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do senador Marcio Bittar, articulador do evento, do governador Gladson Cameli, entre outras autoridades.

Do lado peruano, por meio de videoconferência, estiveram no Encontro Internacional o governador de Madre de Dios, Luis Guillermo Hidalgo, o governador de Ucayali, Francisco Pesos Torres, e outros representantes. Tanto autoridades brasileiras como do país vizinhos se disseram compromissados em unir esforços para que a proposta de integração seja concretizada.

“Eu e o ministro Ernesto estamos aqui para mostrar que o governo federal de fato tem um compromisso com o Acre. O projeto já foi apresentado, definido pelo presidente Bolsonaro, contará com apoio do Executivo e faremos esforços para que esses recursos estejam consignados no orçamento do próximo ano”, assegurou Rogério Marinho.

O chanceler Ernesto Araújo ressaltou que o Acre tem uma importância enorme para o Brasil e desafios a serem vencidos. “Nós temos tido a experiência de que a integração fronteiriça não permite apenas uma soma de oportunidades, mas uma multiplicação. E é isso que nós queremos para o Acre e, através do Itamaraty, com essa presença aqui, a gente quer mostrar que não estamos apenas nas grandes negociações, mas com os pés no chão aqui na fronteira de um estado tão importante e querido como o Acre”, completou.

O presidente da FIEAC, José Adriano, enalteceu a importância do senador Marcio Bittar e da bancada federal acreana, bem como o empenho do vice-governador Major Rocha e do governo do Acre em viabilizar a vinda dos ministros ao Acre para discutir de forma mais próxima a construção da estrada ligando Cruzeiro do Sul a Pucallpa.

“Estamos falando de um desafio muito grande que é viabilizar a construção de obra grandiosa que proporcionará um desenvolvimento significativo não só para Cruzeiro do Sul e municípios do entorno, mas para todo o Acre. Ficamos muito confiantes com esse compromisso do governo federal com a proposta e agora seguiremos acompanhando e colaborando, no que estiver ao nosso alcance, para que tudo isso possa se tornar realidade”, asseverou José Adriano.

Assessoria FIEAC, com informações da Agência Notícias do Acre

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas