Conecte-se agora

Depasa pretende transferir ETA para o bairro Sibéria, em Xapuri

Publicado

em

O Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) terminou um ano e começou outro com um enorme problema a ser resolvido em Xapuri, onde um bairro inteiro, com mais de 700 domicílios, passou o Natal e o Ano Novo sem o fornecimento de água tratada, o que ocasionou uma onda de protestos contra a gerência do órgão no município.

O rompimento da rede de distribuição que passa sob o Rio Acre, levando a água para o outro lado da cidade, ocorrido na primeira metade do mês de dezembro, ocasionou o total desabastecimento do bairro, deixando milhares de pessoas completamente sem água. A rede que se quebrou era antiga, construída durante o governo Romildo Magalhaes (1992-1995).

Após quase 20 dias sem fornecer água para o bairro Sibéria, o Depasa conseguiu, com a ajuda do Deracre e de moradores, construir uma nova tubulação. A essa nova rede deveriam ser instalados pesos para que os tubos ficassem no fundo do rio. Como isso não foi feito a tempo, uma nova subida do nível da água provocou mais um rompimento na estrutura.

Na manhã desta quinta-feira, 2, representantes da gerência estadual do Depasa estiveram em Xapuri e se reuniram com o prefeito Ubiracy Vasconcelos e com vereadores. Na conversa, foi discutida uma estratégia para solucionar o problema de desabastecimento de água para o bairro Sibéria e região, na qual estado e município trabalharão juntos.

O planejamento inicial é o de se instalar uma tubulação provisória, suspensa sobre o rio, para abastecer caminhões-pipa que levarão a água tratada até as residências. Os caminhões precisam ser abastecidos do outro lado do rio porque a balsa que opera em Xapuri não suporta o peso dos veículos carregados com a água tratada.

Posteriormente, a prefeitura auxiliará o Depasa na transferência de uma das duas Estações de Tratamento (ETA) da cidade para o outro lado do rio. Essa medida visa resolver o problema de maneira definitiva.

Xapuri conta com duas estações de tratamento de água. Uma é localizada na parte alta da cidade, no igarapé Fura, que abastece cerca de 40% das unidades consumidoras, e a outra é situada no bairro Braga Sobrinho, conhecido como Bolívia, responsável pela abastecimento da região central e bairros localizados na parte mais próxima do Rio Acre.

A Estação de Tratamento do Fura é a que o Depasa pretende transferir para o bairro Sibéria.

O diretor de operações do Depasa, Enoque Pereira, confirmou ao ac24horas que essa é a estratégia do órgão para resolver a crise de abastecimento de água em Xapuri. A intenção é de que a medida seja implementada o mais rapidamente possível, mas não foi definido um prazo para que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja retomado ao bairro Sibéria.

Anúncios

Acre

Socorro Neri dá início à campanha nas redes sociais pedindo apoio

Publicado

em

A professora e candidata à reeleição a prefeitura de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), iniciou neste domingo, 27, a campanha eleitoral nas redes sociais. Ao contrário de outros candidatos que preferiram ir às ruas, Neri, que tem o advogado Eduardo Ribeiro, deu o pontapé da propaganda pela coligação União Por Rio Branco na internet.

“Hoje iniciamos um novo desafio. Quero convidar você que me acompanha nas redes sociais a participar comigo desse momento, ideal para debatermos a nossa cidade, para pensarmos juntos o que nós podemos fazer, com as condições que temos, para melhorar Rio Branco”.

A coligação da candidata à reeleição pela prefeitura de Rio Branco tem o PSB, PDT, Democratas, Solidariedade, Podemos, Partido Verde, Pros e PTC. “Rio Branco é o nosso grande lar. Me siga nas redes sociais e acompanhe comigo minhas sugestões, apontem os caminhos, vamos fazer juntos esse bom diálogo”, pediu.

Segundo Neri, esse momento eleitoral serve para pensar no que Rio Branco precisa para “se tornar a cidade que todos nós queremos para viver”.

Continuar lendo

Acre

Bocalom deve iniciar campanha após voltar de visita à esposa

Publicado

em

Fora do Estado do Acre em visita à esposa, Elisabeth Bocalom, que vive há 5 anos numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) domiciliar na cidade de Maringá (PR), o candidato a prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP), só deve iniciar a campanha nas ruas da capital acreana na próxima terça-feira, dia 29.

Bocalom chega ao Acre nesta segunda, dia 28, mas irá aguardar a chegada do senador Sérgio Petecão, principal liderança do partido, para dar início às andanças pela cidade. Ele tem como vice-candidata à prefeita a ex-deputada federal Marfisa Galvão, esposa do senador Sérgio Petecão (PSD).

Aos 67 anos, Tião Bocalom, que já foi vereador, prefeito por 3 vezes em Acrelândia e secretário de Estado, aposta no cuidado da zona rural para multiplicar a economia da cidade.

“Sou um liberal e cristão convicto é tento errar o menos possível. Estou na política para servir. A partir de hoje, humildemente como sempre fiz, estou me colocando à disposição de nossos queridos rio-branquenses, mais uma vez, para ser o prefeito que quer cuidar com muito amor de nossas crianças, jovens e adultos”, escreveu em mensagem disparada neste domingo, 27, nas redes sociais.

Continuar lendo

Acre

Kinpara não perde tempo e inicia campanha do PSDB no Centro

Publicado

em

Com a justiça eleitoral autorizando os candidatos registrados nas eleições 2020 a fazem campanha nas ruas e na internet, o candidato a prefeito de Rio Branco, Minoru Kinpara (PSDB), iniciou sua agenda neste domingo, 27, andando pelo centro em Rio Branco, próximo ao Mercado Elias Mansour.

Acompanhado de seu candidato a vice, o empresário Celestino Bento (PSL) e dezenas de candidatos a vereador, Kinpara ouviu comerciantes da região e conversou com as pessoas que passavam nas ruas.

“Quero propor a Rio Branco um projeto palpável e executável”, argumentou Minoru em conversas com a população.

Continuar lendo

Acre

Após suspensão de visitas, presos tentam nova fuga em massa

Publicado

em

Uma nova tentativa de fuga em massa foi registrada no Complexo Penitenciário de Rio Branco neste sábado, em Rio Branco. Ao menos 11 presos, sendo 3 do pavilhão “B” da Unidade de Recolhimento Provisório, tiveram a tentativa de fuga frustrada por policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).

De acordo com a direção da unidade, a equipe de plantão foi acionada pelos policiais que fazem a monitoração por vídeo, que perceberam a movimentação estranha no solário do pavilhão B. No local se encontravam três presos da cela 5 que haviam saído por meio de um buraco feito no forro.

A ação rápida dos policiais possibilitou a captura dos detentos antes que estes alcançassem a área externa do pavilhão.

Os 11 presos da cela 5 do pavilhão “B” foram conduzidos ao isolamento preventivo e responderão a procedimento disciplinar para apurar a falta cometida.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas