Conecte-se agora

Imagens aéreas mostram a dimensão da cheia do Rio Tarauacá, que já atinge o bairro da Praia

Publicado

em

Um dos bairros mais afetados pela cheia dos rios no município de Tarauacá é o bairro da Praia. Situado às margens do rio que tem o mesmo nome da cidade, dezenas de famílias já tiveram suas casas atingidas com a chegada da água nos quintais. Imagens aéreas registradas na tarde desta segunda-feira, 30, pelo fotógrafo Jardy Lopez mostram a dimensão da cheia.

Na manhã desta segunda, o rio estava a 20 centímetros de chegar à cota de transbordamento, registrando 9,30 metros. A cota de transbordo é de 9, 50 metros.

Até o período da tarde, nenhuma família precisou ser removida de casa, mas as autoridades locais já estão trabalhando em alerta para medidas de urgência.

Há dois anos, uma cheia no rio desabrigou cerca de 21 famílias e 112 pessoas foram retiradas de casa de bairros ribeirinhos. Os bairros mais afetados com a cheia foram Triângulo e Senador Pompeu, conhecido como bairro da Praia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Acre 01

Reabertura de escolas privadas no Acre só depende do Comitê Covid-19, diz secretário

Publicado

em

As escolas particulares do Acre querem retomar o mais brevemente as atividades presenciais. No entanto, segundo o secretário de Estado da Educação, Mauro Sérgio, esse calendário depende unicamente do Comitê de Combate à Covid-19.

Havia uma data estabelecida para reabertura das escolas particulares, que seria nesta sexta-feira, dia 23 de outubro, mas o secretário não confirma: “ainda não sabemos. Está nas mãos do Conselho Covid”, disse ele ao ac24horas. “São eles que decidem”, completou.

O secretário diz ainda que as demais redes seguem com atividades remotas. “As redes estadual e municipal continuarão com o ensino a distância. Presencial só em 2021”, afirmou.

Continuar lendo

Acre 01

Prefeitura realiza melhoria na Estrada do Barro Vermelho que dá acesso a Vila Jorge Kalume

Publicado

em

Imagem Ilustrativa/Ascom

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Seinfra), inicia nesta quinta-feira (22) a manutenção da Estrada do Barro Vermelho que dá acesso a Vila Jorge Kalume. O objetivo é garantir acessibilidade da comunidade e facilitar no transporte dos produtos agrícolas.

O secretário adjunto da Seinfra, Marcos Vinícius, inspecionou no fim da tarde de quarta-feira (21), o andamento do trabalho que avançou consideravelmente no que tange aos remendos profundos. “A orientação da prefeita Socorro Neri é oferecer condições de acesso de veículos e de pessoas, além de realizar um tapa-buraco completo, a partir da BR-364, até a sede da Jorge Kalume, incluindo as vias centrais da vila”, disse.

Segundo ele, esse trabalho de recuperação da estrada, com tapa-buraco se dá em dois momentos, primeiro, a prefeitura trabalhou nos remendos profundos para depois aplicar a parte de asfalto. No ramal, depois da vila, está sendo feito uma melhoria com piçarra e revitalização de solo nos pontos críticos, em cerca de 4.400 metros de ramal.

Continuar lendo

Acre 01

Moradores reclamam de buracos na Estrada do Barro Vermelho e criticam prefeita Socorro Neri

Publicado

em

Há dois anos sem manutenção ou qualquer outro benefício para Estrada do Barro Vermelho, os moradores do trecho da Penal até a Escola Jorge Lavocat, estão bastante insatisfeitos com a gestão municipal de Socorro Neri.

As poucas benfeitorias realizadas neste trecho foram realizadas pelos próprios moradores do local, que representam cerca de 600 famílias.

Continuar lendo

Acre 01

Nicolau Júnior homenageia Phelipe Daou em comemoração aos 46 anos da Rede Amazônica

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior (Progressistas), participou na manhã desta sexta-feira (16) da cerimônia de comemoração aos 46 anos da Rede Amazônica. Além do parlamentar, o evento também contou com a presença do governador Gladson Cameli, da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri e da procuradora-geral de Justiça, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues.

A Rede Amazônica é um conglomerado regional que atua nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia e Roraima em áreas como televisão, rádio e internet. Com sede em Manaus, é o maior grupo de comunicação da Região Norte, sendo afiliada da Rede Globo.

O grupo empresarial responsável pela Rede Amazônica surgiu de uma agência de propaganda, a Amazonas Publicidade, fundada em 30 de setembro de 1968. Os jornalistas Phelippe Daou e Milton de Magalhães Cordeiro se juntaram então aos empresários Joaquim Margarido e Robert Phelippe Daou para disputar a concorrência que resultou na concessão do segundo canal de televisão de Manaus.

Para o presidente da Aleac, um caso de pioneirismo que precisa ser reconhecido. “O Acre foi um Estado formado por pioneiros audaciosos que tiveram a coragem de, na fronteira mais a oeste do país, transformar essa terra em Brasil. A família rede amazônica de rádio e televisão foi uma dessas pioneiras. Inicialmente, com o grande Phelippe Daou, que com coragem e iniciativa trouxe a televisão para o Acre. Legado importante que para a nossa sorte, foi seguido pelo seu filho Phelippe Daou Júnior”, enfatizou.

O progressista frisou ainda que a atuação da Rede Amazônica fortaleceu a cidadania dos povos amazônicos. “O meu desejo é que essa empresa continue crescendo e fazendo a diferença no nosso Estado. Parabéns a todos os jornalistas, funcionários e colaboradores da Rede Amazônica, tenho muito orgulho de tudo que vocês construíram até aqui”, complementou.

Na oportunidade, Nicolau Júnior homenageou Phelipe Daou Júnior com a entrega do título de Cidadão Acreano. Para ele, uma homenagem justa e necessária. “Entrego esse título em nome dos 24 deputados estaduais, do governo do Estado e da população acreana, pelo pioneirismo e pela coragem que Phelippe Daou Júnior, seguindo os passos de seu pai, contribuiu para a construção e a evolução da comunicação e do jornalismo no Estado do Acre. Não poderia deixar de homenagear essa história tão bonita que ajudou a construir o nosso Estado de ponta a ponta. Homenagem mais que justa e merecida”, concluiu.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas