Conecte-se agora

Definida bandeira na conta de luz de janeiro e conta vem menos pesada para acreanos

Publicado

em

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou neste fim de semana que a bandeira tarifária para janeiro de 2020 continuará amarela, o que significa um custo extra de R$ 1,343 para cada 100 quilowatts-hora consumidos.

De acordo com a agência “a bandeira permanece amarela em razão do baixo nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) e pelo regime de chuvas significativamente abaixo do padrão histórico”.

Somado à redução no valor da tarifa da Energisa praticada no Estado do Acre, a conta de luz deve ser um pouco mais amena neste começo de ano para os consumidores locais.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado no ano de 2015 e utiliza as mesmas cores dos semáforos (verde, amarela e vermelha) para indicar se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade.

No caso da bandeira amarela, a indicação é de condição intermediária de geração de energia nas usinas hidrelétricas, por causa do volume de água nos reservatórios. A previsão é de que as chuvas no primeiro mês de 2020 vão elevar gradativamente o nível de água dos principais reservatórios, mas ainda em patamares abaixo da média histórica.

Janeiro é mês de verão (na Amazônia, o período de chuvas) e apresenta aumento de temperaturas, inclusive no litoral brasileiro – mais procurado no período por causa das férias escolares. O calor da temporada pode elevar o consumo de energia com o aumento do uso de equipamentos como o ar-condicionado.

Propaganda

Cotidiano

Amazonas põe PMs de prontidão e mantém contato com Acre sobre fuga de presos

Publicado

em

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou nesta quarta-feira (22) que policiais militares estão de prontidão nas cidades de Boca do Acre e Guajará por conta da fuga de presos no Acre.

Na madrugada de segunda-feira (20), 26 detentos fugiram do Complexo Penitenciário Francisco D’Oliveira Conde em Rio Branco.

A SSP do Amazonas está em contato com os secretários de segurança do Acre e Rondônia acompanhando o caso.

Continuar lendo

Cotidiano

UBS’s de Rio Branco trabalham meio período nesta quinta (23) e não funcionam sexta

Publicado

em

Grande parte dos órgãos públicos do Acre não abrirão ou funcionarão em regime especial neste fim de semana. Na Prefeitura de Rio Branco, os órgãos da administração direta e indireta aderiram ao feriado estadual prolongado nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, e sexta-feira (24), que se referem respectivamente ao Dia do Evangélico e ao Dia do Católico. A comemoração do dia 20 foi adiada para o dia 24.

As cinco Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) estarão abertas das 7h às 13 nesta quinta-feira mas na sexta-feira nenhuma unidade de saúde do município estará aberta. Emergências devem ser encaminhadas paras Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas