Conecte-se agora

Rio Branco celebra aniversário de 137 anos neste sábado (28)

Publicado

em

Rio Branco antecipou as comemorações de aniversário nessa sexta-feira, dia 27. Mas a celebração pelos 137 anos de criação da cidade é datada neste dia 28 de dezembro. A prefeitura da cidade realizou uma cicleata pelas ruas da capital acreana como programação da festa. Para participar, o interessado deveria doar um quilo de alimento não perecível, que será entregue para famílias carentes.

Com pouco mais de 400 mil habitantes, conforme dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar de ter se afirmado a data de 28 de dezembro de 1882 como criação da cidade – quando Neutel Maia ancorou às margens do Rio Acre e fundou o seringal ‘Volta da Empreza’, que se transformaria em área comercial dando origem à cidade, ainda possuem outras versões para data de criação, que apontam as datas 13 de junho de 1909 e ainda 7 de setembro de 1904.

O nome Rio Branco é uma homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão de Rio Branco, advogado e diplomata que esteve no tratado de Petrópoles, num acordo entre o Brasil e a Bolívia, que anexou o território do Acre ao país. Conforme relatado pelo Portal da Amazônia, historiadores contam que a economia da cidade começou a se desenvolver com mais evidência a partir de sua criação, em 1882, quando Neutel Maia fundou a Casa NEMAIA & Cia e começou a negociar o gado boliviano com os seringais da região, dando movimentação ao comércio de Volta da Empreza.

Alguns famosos da TV brasileira e da política nacional são nascidos em Rio Branco, como a escritora de novelas da TV Globo, Glória Perez, o músico João Donato, que é um dos fundadores da Bossa Nova e os políticos Marina Silva, ex-ministra do Meio Ambiente e o saudoso Enéas Carneiro, que ficou conhecido pelo jargão: “Meu nome é Enéas”.

Conhecida como “Cidade Verde”, Rio Branco possui diversos parques e atrativos relacionados à floresta amazônica, tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Propaganda

Destaque 2

Quatro pessoas da mesma família são baleadas por membros de facção

Publicado

em

As guerras entre facções não cessam e mais quatro pessoas de uma mesma família foram vítimas da violência que vêm tomando conta da capital. Duas mulheres, Ághata Fiama Teles, 26 anos e Ágda Williane Teles, de 23 anos, e dois homens identificados como Weliton Vitor Mendes, 26 anos, vulgo macaxeira e Gerson Costa Ribeiro, 21 anos, foram feridos a tiros na tarde deste domingo (26) dentro de uma residência localizada na rua João Amâncio, no bairro João Paulo II, na região da Baixada da Sobral em Rio Branco.

De acordo com informações de testemunhas que presenciaram o ataque, dois homens não identificados, membros de uma organização criminosa chegaram na frente da residência em uma motocicleta, desceram e invadiram a casa no momento em que a família estava almoçando e em posse de armas de fogo efetuaram 12 tiros. Aghata foi ferida um tiro no peito e na perna; Ágda com dois projeteis, um na cabeça e outro na virilha. Já Weliton foi atingido com três tiros, no peito, outro na perna e braço. Gerson foi baleado com um projétil no peito. Nada ação dos criminosos as crianças que estavam na sala saíram ilesas.

Três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de urgência (Samu) foram acionadas e conduziram, Ághata, Águida e Weliton ao Pronto Socorro de Rio Branco em estado de saúde gravíssimo. Já Gerson foi conduzido por populares a Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e em seguida foi pelo SAMU ao Pronto Socorro em estado de saúde estável.

Policiais Militares estiveram no local, colheram informações e em seguida fizeram rondas na região busca de prender os dois membros da facção, mas ninguém foi encontrado.

Agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já iniciaram as investigações.

Continuar lendo

Destaque 6

Kobe Bryant, ex-astro da NBA, morre em queda de helicóptero

Publicado

em

Por

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant, de 41 anos, morreu em um acidente de helicóptero em Calabasas, na Califórnia, na manhã deste domingo (26). A informação inicial foi do site TMZ Sports, com confirmação de autoridades locais à revista Variety. Ele estaria com outras quatro pessoas a bordo. O ex-jogador deixa esposa e quatro filhos, Gianna, Natalia e Bianca e a recém-nascida Capri.

A polícia de Los Angeles confirmou apenas a queda de um helicóptero com cinco vítimas em Calabasas, mas não fala no astro do basquete da NBA. A causa do acidente ainda está sob investigação. As autoridades inclusive publicaram imagens da tentativa de resgate.

Para muitos, Bryant é o maior jogador que surgiu na NBA após a “Era Jordan” no Chicago Bulls, e os números individuais e conquistas coletivas ajudam a explicar o porquê.

Neste sábado, Kobe foi ultrapassado por LeBron James na lista dos maiores pontuadores na história da NBA. LeBron foi a 33.655 pontos, ultrapassando Kobe (33.643 pontos).

A última mensagem pública de Kobe foi justamente parabenizando o também astro dos Lakers pelo feito.

Black Mamba

Ala-armador de habilidade rara e com enorme capacidade de fintar os adversários, “Black Mamba” foi apenas a 13ª escolha do draft de 1996, mas foi muito mais longe do que seus “companheiros de turma”.

Apesar de ter sido selecionado pelo Charlotte Hornetts, jogou por toda a carreira no Los Angeles Lakers, onde fez história em dois momentos distintos da carreira. Ao lado de Shaquille O’Neal, fez uma das maiores duplas da história da liga, com três títulos consecutivos entre 2000 e 2002.

Ainda assim, surgiram questionamentos sobre a capacidade de o astro conduzir o Lakers à glória sem Shaq ao seu lado, e a resposta veio em grande estilo alguns anos mais tarde.

Após uma dolorida derrota por 4 a 2 para o arquirrival Boston Celtics na final de 2008, Kobe chamou para si a responsabilidade nas finais de 2009 e 2010. Primeiro com um 4 a 1 sobre o Orlando Magic de um Dwight Howard no auge, e depois numa revanche sobre o Celtics de Pierce, Garnett, Allen e Rondo num emocionante 4 a 3. Deixou as quadras em 2016, com mais de 33 mil pontos e no posto de terceiro maior cestinha da história da NBA.

Os Lakers chegou a aposentar as duas camisas de Kobe, número 8 e 24, para ninguém usá-las mais. Ele foi o único jogador na história da equipe a receber essa honra.

Títulos da NBA: 5 (Los Angeles Lakers — 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010

Prêmios de MVP das finais: 2 (Los Angeles Lakers — 2009 e 2010)

Prêmios de MVP: 1 (Los Angeles Lakers — 2008)

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas