Conecte-se agora

Menina acreana de 10 anos grávida de 5 meses não pode abortar; vizinho é suspeito

Publicado

em

Uma menina de dez anos, com deficiência mental e episódios de epilepsia, foi internada numa maternidade no Acre, na última semana, para realizar um aborto. A suspeita é a de que ela tenha sido estuprada por mais de uma pessoa e, por isso, teria o direito ao procedimento. Mas como a gestação chegou ao quinto mês, ela não pode realizar o procedimento. Agora, a polícia de Tarauacá, onde ela vive com o pai e uma irmã, a 400 quilômetros da capital Rio Branco, procura o autor ou os autores do crime. Na última sexta, um vizinho da criança foi preso preventivamente, mas ele nega as acusações.

As informações foram repassadas a Universa pelo delegado Ricardo Casas. Ele explica que, desde a prisão do suspeito, no último dia 20, a polícia identificou outras pessoas que poderiam ter cometido o crime, mas não pode dar mais detalhes porque o inquérito corre em segredo de justiça, uma vez que envolve menor de idade.

“Ela tem o desenvolvimento mental reduzido e não consegue se expressar. Por causa disso, ainda não conseguimos fazer um retrato falado em que ela aponte o autor ou os autores. Mas ninguém está descartado”, explicou Casas.

O conselheiro tutelar de Tarauacá, Antônio de Souza Castro, disse que o estado de saúde da menina é estável, e informou que ela é acompanhada por uma psicóloga e recebe cuidados do pai. Sua mãe mora na zona rural. Ele fora informado do caso pelo hospital do município, no início de dezembro.

O aborto é garantido por lei em caso de estupro, risco de morte para a mãe ou se o feto for anencéfalo, mas a organização Mundial da Saúde indica que a interrupção da gestação seja feita até a 20ª ou 22ª semana, e com o feto pesando menos que 500g. Após esse período, o órgão recomenda o acompanhamento pré-natal especializado — o que provavelmente aconteceu com a garota. Uma interrupção a essa altura pode ser feita, mas representa mais riscos.

Segundo o delegado que apura os fatos, as autoridades chegaram até a menina após a vereadora Janaína Furtado (Rede) denunciar o caso em seu Facebook. No texto, escrito em 19 de dezembro, ela informa sobre o aborto:

“A menina já teria ido a Cruzeiro do Sul para retirada da criança, porém, isso não aconteceu porque o bebê já está com 5 meses. De acordo com informações de conselheiros tutelares, a justiça vai aguardar o nascimento do bebê para realizar o exame de DNA e identificar quem é o pai do bebê, entre os suspeitos apontados por ela”, escreveu Janaina.

Anúncios

Cidades

Xapuri se torna o município com mais registros de covid-19 no Alto Acre

Publicado

em

Nesse fim de semana, o município de Xapuri passou a ser o primeiro colocado em número de casos confirmados do novo coronavírus na regional do Alto Acre, atingindo 1.169 infecções pelo agente causador da covid-19, com o registro de 13 mortes.

A posição pertencia a Brasiléia, que a partir do mês de agosto passou a ter uma grande redução no número de casos, de acordo com os números divulgados pelo boletim diário da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre).

O último Boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri (Semusa), divulgado na última sexta-feira, 25, apresenta números divergentes do informativo estadual, com 10 casos e 2 mortes a mais que o divulgado pelo Boletim Sesacre.

Apesar de assumir o topo do ranking de casos na regional, na última semana o município teve a menor média de novas infecções desde o pico ocorrido no mês de agosto, registrando apenas 6 novas confirmações diárias em um período de 7 dias.

Quanto à incidência da doença, Xapuri continua em segundo lugar com taxa de 6.049,8 casos confirmados por grupo de 100 mil habitantes. Assis Brasil é o primeiro, com alarmante taxa de 8.318,7 casos positivos por 100.000 habitantes.

Os quatro municípios do Alto Acre somam 3.455 casos do novo coronavírus, com o registro de 56 mortes. De acordo com Boletim Informativo da Assistência à Saúde atualizado neste domingo, 27, havia apenas um leito por paciente de covid-19 na regional.

Continuar lendo

Cidades

Assis Brasil é o município com menos eleitores e mais candidatos no Alto Acre

Publicado

em

Com apenas 5.688 eleitores aptos, o município de Assis Brasil é o que mais terá concorrentes à cadeira de prefeito na regional do Alto Acre nas eleições deste ano, de acordo com os dados divulgados pela Justiça Eleitoral. Serão 5 candidatos ao cargo majoritário e 82 para a Câmara Municipal.

Concorrem ao cargo maior no município o atual prefeito, Antônio Barbosa, o Zum, do PSDB; Jerry Correia, o Professor Jerry, do PT; Jesus Sebastian, o Pilique, do PC do B; João Batista dos Santos Júnior, o João Júnior, do MDB; e o atual vice-prefeito, José Ferreira do Nascimento Filho, o Zé do Posto, do PSD.

O número de candidaturas registradas em Assis Brasil quase dobrou com relação à eleição anterior. A evolução foi de 59 candidatos em 2016 para 92 que tiveram pedidos apresentados para o pleito deste ano. Para o cargo de vereador, a proporção é de 9,11 candidatos para cada vaga disponível.

Do total de candidatos que pediram registro, incluindo os cargos de prefeito e vereador, 5 concorrerão à reeleição, entre eles o atual gestor do município, Antônio Zum. O PC do B foi o partido que apresentou o maior número de candidatos, 1 para prefeito e 15 para vereador, totalizando 16.

Com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 7.534 pessoas [2020], Assis Brasil está localizada na tríplice fronteira entre o Brasil, o Peru e a Bolívia, formando um núcleo de populações vizinhas, com a cidade peruana de Iñapari e com a cidade boliviana de Bolpebra.

O município recebeu seu nome em homenagem a Joaquim Francisco de Assis Brasil, embaixador que teve papel de destaque, junto com o Barão do Rio Branco e Plácido de Castro, na Questão do Acre, que culminou com a assinatura do Tratado de Petrópolis, entre Brasil e Bolívia, que tornou o estado brasileiro.

Continuar lendo

Cidades

Inauguração da Avenida Cultural marca os 116 anos de Cruzeiro do Sul nesta segunda

Publicado

em

O ponto alto da programação do aniversário de 116 anos de fundação de Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, 28, será a inauguração da Avenida Cultural, que conta com o Teatro dos Náuas, Centro Cultural Corbélia Lima, Ginásio Poliesportivo Alailton Negreiros e um portal.

A programação do aniversário começa às 8 horas na Praça Orleir Cameli, com o governador Gladson Cameli e o prefeito Clodoaldo Rodrigues hasteando as bandeira nacional e do município. Haverá também apresentação do hino.

Às 9 horas, o governador inaugura a revitalização do Espaço Cultural Cordélia Lima e do Ginásio Poliesportivo Alailton Negreiros na Avenida Cultural, que conta com um portal. Ele entregará também 18 ônibus escolares.

Às 18, a prefeitura de Cruzeiro do Sul fará uma live com artistas locais na Praça do Antigo Fórum.

Às 19 horas será a vez da entrega da revitalização do Teatro Náuas Alberto Loro e da Exposição fotográfica “Orleir Messias Cameli: Um Homem à Frente de seu tempo e exposição do artesanato local”.

Continuar lendo

Cidades

Dois são presos por fazer tiroteio no meio da rua em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Polícia Militar prendeu na noite desse sábado, 26, dois homens acusados de promover disparos de arma de fogo em plena via pública de Cruzeiro do Sul.

A detenção ocorreu após a PM receber denúncias de que dois indivíduos estariam fazendo disparos de arma de fogo em frente a uma residência, no bairro João Alves.

As guarnições foram até o local, conversaram com os denunciantes e saíram em busca dos suspeitos, os quais foram localizados escondidos em uma oficina nas proximidades. “No local foi dada voz de prisão aos infratores e conduzidos a delegacia para as demais fases do flagrante, juntamente com os indivíduos foi apreendido um revólver calibre 38”, informou o 6°BPM.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas