Conecte-se agora

Em Rio Branco, nível Rio Acre baixa mais de um metro em 24 horas, informa Defesa Civil

Publicado

em

Depois de elevar rapidamente seu nível na capital acreana, o Rio Acre amanheceu neste dia 25 de dezembro apresentante sinal de vazante. O manancial baixou 1,24 metros em 24 horas. Hoje, por volta das 6h da manhã, o nível da água registrou 11,88 metros. Ontem, no mesmo horário, o rio estava marcando 13, 12 metros.

A informação é da Agência Nacional de Águas (ANA). Dessa forma, o nível do Rio Acre em Rio Branco figura abaixo da cota de alerta. Mesmo, autoridades da Defesa Civil ainda continuam em alerta.

Equipes do Corpo de Bombeiros seguem acompanhando a situação do rio em todo o estado. Em Cruzeiro do Sul, a última medição divulgada aponta que o Rio Juruá segue acima da cota de alerta, com 12,50 metros.

Anúncios

Acre 01

Mulheres são as mais acometidas pela Covid-19 em Rio Branco, com 53% dos casos

Publicado

em

A prefeitura de Rio Branco divulgou um novo Boletim Epidemiológico nesta terça-feira, 29, onde revela que atualmente a faixa etária mais acometida pelo novo coronavírus é a que compreende indivíduos de 20 a 49 anos, somando 7.297 casos dos 10.542, refletem 69% dos casos confirmados em nossa capital.

As mulheres continuam sendo as mais acometidas pela Covid-19, representando 53%, enquanto os homens somam 47%.

Os bairros com maiores números de infectados pelo novo coronavírus são: Bosque, Belo Jardim, Calafate, Vila Acre e Estação Experimental. Já os bairros: Defesa Civil, Canaã, João Paulo, Palheiral e Pista registraram o menor índice de casos da doença.

Todo o Estado do Acre registrou nessa segunda-feira, 28, 11 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus, subindo para 27.885. O número oficial de mortos permanece em 657. Até o momento, o Acre registra 71.655 notificações de contaminação pela doença, sendo que 43.762 casos foram descartados. Ainda, 8 testes de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 24.944 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 75 seguem hospitalizadas.

Continuar lendo

Acre 01

Plano de Governo de Minoru Kinpara tem 220 páginas e é dividido em 11 eixos

Publicado

em

O Plano de Governo do candidato à ´prefeitura de Rio Branco pelo PSDB, Minoru Kinpara, aborda em 220 páginas diversos pontos de um possível governo, caso eleito, para os anos 2021 a 2024. O ac24horas fez um levantamento resumido os 5 eixos considerados principais do total de 11 eixos do plano de Minoru, que são: Gestão Pública e Inovação, Infraestrutura, Limpeza e Mobilidade Urbana, Economia, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Produção Rural, Gestão Urbana e Meio Ambiente, Segurança e Promoção Social e Direitos Humanos.

Na Gestão Pública e Inovação, os principais pontos passam pela construção de uma nova estrutura organizacional mais sistêmica, integrada e funcional. Segundo o Plano de Governo, a formulação de uma nova matriz gerencial de gestão, é dividida em projetos estruturadores e projetos complementares, com formatação de uma base inovadora de indicadores de eficiência (relação tempo/custo), eficácia (execução das metas físicas) e efetividade (impacto das ações na sociedade) e a implantação de um escritório de projetos, que ficará responsável por acompanhar a execução do plano de governo.

“Nesse núcleo serão centralizados o monitoramento das metas e geração de informações em tempo real. A plataforma priorizará a inserção de servidores efetivos garantindo a consolidação de políticas públicas perenes e contínuas e a criação do cargo de Gerente de Projetos a ser preenchido por concurso público”, afirmou Minoru.

Em relação à tecnologia, inovação e inclusão digital, Minoru pretende criar o aplicativo “Rio Branco Digital”, que reunirá, de forma rápida e simples, os principais serviços da prefeitura, permitindo ao cidadão marcar consultas, solicitar vagas em escolas, consultar as linhas e horários de ônibus, acessar os serviços disponíveis no portal da PMRB, realizar consultas ao Portal da Transparência, dentre outros.

Na questão de Infraestrutura, Limpeza e Mobilidade Urbana, Minoru coloca como prioridade as vias estruturantes que são corredores de transporte coletivo ou acesso a equipamentos públicos (unidades de saúde, escolas, dentre outros) e o material que continuará sendo usado será o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Kinpara quer a formulação de um novo programa de Pavimentação de Vias Urbanas na qual será utilizado prioritariamente Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e tijolos maciços para vias secundárias e de menor fluxo de veículos.

“A experiência das últimas décadas demonstrou que o solo acreano e as condições de execução não se adequam à utilização de pavimentação com o chamado ‘asfalto frio’ que se refere tecnicamente aos Tratamentos Superficiais Simples, Duplo ou Triplo (TSS, TSD e TST). É necessário que as novas obras estruturantes ou a recuperação das existentes utilizem materiais de alta resistência (pedra rachão, solo laterítico, misturas com agregados graúdos etc.) nas principais vias e corredores de veículos do município”, afirmou.

Minoru afirmou que irá fiscalizar a distribuição e o abastecimento de água em todas as regiões da cidade e relembrou que o contrato que terceirizou a prestação de serviços de captação, tratamento e distribuição de água na capital ao DEPASA, mostra que cabe a prefeitura a fiscalização.

“A população da capital sofre diariamente com a falta de água potável. Mesmo com esse cenário caótico, a prefeitura não desenvolve nenhuma ação de fiscalização e controle sobre a prestação dos serviços por parte do DEPASA, mesmo devendo fazer por força contratual”, destacou.

Em relação à Mobilidade Urbana, Minoru pretende discutir a viabilidade da permanência em Rio Branco do Sistema de Estacionamento Rotativo Pago, popularmente conhecido como “Zona Azul” juntamente com a população. Kinpara colocou como opções a extinção da Zona Azul através de envio pelo executivo de projeto de Lei à Câmara de Vereadores ou a reestruturação do sistema colocando em fomento ao comércio no centro da cidade, um período inicial da primeira hora gratuita.

Kinpara explicou que a implantação do Passe Livre dos estudantes será feita de forma regressiva. “Em 2021, manteremos a taxa de R$ 1 real aos estudantes, em 2022, passa para 0,50 centavos, em 2023, 0,25 centavos e em 2024 o passe fica gratuito aos estudantes”, explicou.

Em relação à Economia, Minoru coloca a elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico (PMDE), integrando diversas políticas públicas em uma mesma estratégia para redução das desigualdades sociais, geração de emprego e renda e fomento ao empreendedorismo e à economia criativa.

Nesse plano consta a implantação do Parque Tecnológico de Rio Branco, criando um ambiente de promoção a inovação, cooperação, difusão de negócios e serviços com base tecnológica.

Kinpara pretende implantar os Programas Cidade Criativa e Cidade Empreendedora, que visam a promoção do desenvolvimento das atividades relacionadas aos bens e serviços criativos e a criação de um ambiente de articulação e fomento do setor empresarial, aliado ao desenvolvimento da cultura empreendedora, com foco no empreendedorismo no segmento das micro e pequenas empresas através da identificação, fortalecimento e incentivo de arranjos produtivos locais em articulação com mercados potenciais e com o setor público.

Minoru pretende implantar o “Dia do Emprego”, reunindo no mesmo local, profissionais que estão fora do mercado de trabalho e empresas locais com vagas abertas. A prefeitura ficará responsável direta pela captação, articulação e organização do evento.

“Os candidatos a emprego serão previamente capacitados nas áreas iniciais de informática básica e auxiliar administrativo, além de receberem orientações para elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego”, destacou.

Em relação à Educação, Minoru coloca a valorização dos profissionais de educação, como prioridade além da implementação de políticas efetivas e progressistas de desenvolvimento profissional, formação continuada e reconhecimento como Mestrado e Doutorado, além da revisão e da modernização dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários dos servidores da educação.

Kinpara quer discutir com a UFAC a possibilidade de implantação da Creche Universitária. “A creche seria construída pela prefeitura nas dependências do Campus Rio Branco da UFAC. As vagas seriam ofertadas inicialmente para crianças em situação de vulnerabilidade social da comunidade escolar da universidade”, afirmou.

Em relação à Saúde, Kinpara quer a reestruturação do sistema para assegurar a ampliação da cobertura de Atenção Básica para toda cidade, com estratégias diferenciadas para atendimento às populações em situação de maior vulnerabilidade social, pessoas em grupos de risco, moradores de áreas rurais, dentre outros.

Minoru quer ampliar o número de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Referência em Atendimento Primário (URAP), levando atendimento a todas as regionais da cidade.

“Essa discussão além de estudos técnicos envolve a participação e sensibilidade da população, por exemplo, na transformação da Unidade de Saúde da Família, Sebastiana Prado, localizada na Vila Verde na Transacreana em uma URAP, com atendimentos referenciados e especializados no âmbito da atenção básica”, afirmou.

Kinpara pretende implantar os projetos “Meu Consultório” e “Todos Pela Saúde”, que passam pela estruturação de Unidades Móveis de Saúde levando profissionais e serviços às regiões de maior vulnerabilidade da cidade, evitando deslocamentos onerosos da população, reduzindo filas, agilizando diagnósticos e tratamento das enfermidades.

“O projeto percorrerá todas as regionais (urbanas e rurais) da cidade com um calendário de priorização para as localidades com maior Propostas Plano de Governo Para cuidar de Rio Branco”, destacou.

No tocante a Segurança, Kinpara colocou no Plano a elaboração em parceria com a sociedade e instituições vinculadas o Plano Municipal de Segurança (PMS) e a realização de um concurso público para a Guarda Municipal de Rio Branco.

“Através desse plano a gestão dos problemas da violência sob a ótica municipal passa a ser vista por meio da implementação de políticas públicas que incluem desde o diagnóstico completo da situação (regiões mais vulneráveis, locais com deficiência de infraestrutura, dentre outras informações), plano de ação, além de medidas de monitoramento e avaliação”, destacou.

O Plano Municipal de Segurança prescreve as políticas de segurança pública no município, nele são definidas os objetivos e metas a serem alcançados e terá a criação do Conselho Municipal de enfrentamento a violência, órgão consultivo, deliberativo, não remunerado de acompanhamento ao PMS.

Os guardas municipais irão atuar em ações integradas de segurança pública, sobretudo com os órgãos estaduais de policiamento ostensivo e irão realizar um completo sistema de monitoramento dos espaços públicos, principais avenidas, centros comerciais, através de câmeras de videomonitoramento, perfazendo uma considerável cobertura do espaço urbano.

Se você quer saber mais acerca de outros pontos que não foram abordados neste texto acerca dos outros eixos, clique aqui.

Continuar lendo

Acre

Dos 7 candidatos a prefeitura de Rio Branco, somente dois são acreanos

Publicado

em

Com a definição das candidaturas a prefeito de Rio Branco, muitos eleitores perguntam sobre a origem dos 7 candidatos postos na disputa. O ac24horas fez um levantamento que mostra que do montante apenas dois são “acreanos do Pé Rachado”, ou seja, nasceram e se criaram no Estado.

Candidata a reeleição, Socorro Neri (PSB), que conta com apoio do governador Gladson Cameli é uma das acreana legítimas. Nascida em Tarauacá, ela que tem 54 anos faz parte de uma das famílias mais tradicionais da região.

Outro que também é acreano da gema é o deputado estadual Daniel Zen (PT), 40 anos. Natural de Rio Branco, o advogado e professor universitário milita no Partido dos Trabalhadores desde criança.

Além dos acreanos, dois candidatos tem origem no Estado do Paraná. Trata-se de Tião Bocalom, 67 anos, (Progressistas) que é natural de Bela Vista do Paraíso (PR) e o empresário Jarbas Soster, 50 anos, que nasceu em Alto do Piquiri (PR).

Nascido no Rio Grande do Sul, o deputado estadual Roberto Duarte, 51 anos, candidato pelo MDB, é natural de Porto Alegre. Já o policial federal, pastor e engenheiro Jamyl Asfury de 47 anos nasceu na cidade de Parnaíba, no Piauí.

Já o professor e ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara, 51 anos, é de origem japonesa, mas nasceu em Itapaci, no interior de Goiás.

Continuar lendo

Acre 01

Ministro garante que DNIT já está elaborando projeto da ligação da BR-364 com o Peru

Publicado

em

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, garantiu nesta sexta-feira, 25, na cidade de Cruzeiro do Sul, que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), já está elaborando o projeto básico da construção do trecho da rodovia que vai ligar o Brasil ao Peru, dando continuidade da BR-364 via Parque Nacional da Serra do Divisor. O anúncio foi feito durante o II Encontro Brasil/Peru – Avanços na Integração na tarde de hoje, no Sesc, onde a imprensa teve acesso restrito.

Além de Marinho, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também esteve no evento e assegurou a políticos e empresários locais que o Itamaraty também passará atuar junto ao governo peruano para acelerar a integração.

O senador Márcio Bittar, relator do Orçamento da União para 2021, apresentou um vídeo do DNIT sobre a elaboração do projeto executivo da obra da rodovia para licitar ainda este ano. Com relação à ponte da travessia sobre o Rio Juruá entre a BR-364 e Rodrigues Alves, Bittar assegurou que o governo do Estado está concluindo o projeto para licitar e incluir no orçamento da União do próximo ano.

“Eu sou o relator do Orçamento e vice-líder do presidente Bolsonaro no Congresso. Então não há a menor chance do Orçamento ser
aprovado sem o recurso da rodovia estar incluído”, assegurou o senador lamentando que o governo central peruano esteja agora criando dificuldades do ponto de vista ambiental para a aprovação da obra da estrada. “Temos inimigos do progresso no Brasil e no Peru. Do ponto de vista econômico, temos que estar virados para o oceano Pacífico e não para o Atlântico”, citou.

Sobre a ligação com Pucallpa, o governador Gladson Cameli disse que ficou surpreso com a celeridade do trâmite de projetos e andamentos. “Essa é a vantagem do governo Bolsonaro. Quando dá, dá, não tem enrolação. Agora vamos nos preparar para esse desenvolvimento que virá”.

A preparação da indústria e comércios locais para a ligação com o país vizinho e o restante do mundo via pacífico, lembrou o vice-governador Major Rocha, está bem adiantada por parte de instituições, como o Sebrae e Federação das Indústrias (FIEAC). “Essas instituições então dando suporte técnico para as empresas estarem aptas para aproveitar o novo momento que virá”.

Duplicação da AC-405 e melhoria da AC-407

Outro anuncio feito em Cruzeiro do Sul foi de recursos da ordem de R$ 45 milhões para a duplicação das rodovias estaduais, incluindo a AC-405, que liga Cruzeiro ao aeroporto. R$ 15 milhões foram garantidos por emenda do senador Márcio Bittar. “Essa obra é importante para os cruzeirenses, que já têm um lindo aeroporto”.

Cameli explica que o governo já tem R$ 40 milhões para duplicar a estrada até o aeroporto. E os R$ 15 milhões de Bittar serão empregados na duplicação até Mâncio Lima e para melhorias na AC- 407 até Rodrigues Alves.

Fazem parte da comitiva os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, senadores Márcio Bittar, Sérgio Petecão, deputados federais Mara Rocha e Alan Rick, presidente da FIEAC, Adriano Silva, presidente da Assembleia legislativa, Nicolau Junior e deputado estadual, Luís Gonzaga.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues, destaca que os cruzeirenses que cresceram ouvindo falar dessa integração “agora estão vendo tudo se tornar realidade e estamos todos muito felizes”, concluiu.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas