Conecte-se agora

Governo diz que furtos e roubos de veículos caíram mais de 38% no AC

Publicado

em

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública diz que os furtos e roubos de veículos caíram mais de 38% no Acre. Os dados se baseiam em pesquisa realizada pelo setor de Inteligência da SEJUSP, que mostram que esses crimes saíram de 162 registros do dia 1o ao dia 23 de mês de novembro para 100 ocorrências em igual período de dezembro

Já a recuperação de veículos foi positiva em 71% dos casos no mesmo período de novembro e 90% em dezembro. O tempo de resposta, diz a SEJUSP, também foi rápido. Segundo o secretário de justiça e segurança pública, Paulo Cézar Santos, as estratégias estabelecidas no Sistema de Segurança Pública, por meio da integração e agregação da Inteligência, vêm possibilitando a redução dos crimes contra a vida, bem como contra o patrimônio.

“Esse resultado é fruto das estratégias integradas, da atuação da Inteligência em identificar crime em tempo hábil, e principalmente do novo modelo implantando no Sistema de Segurança. É importante ressaltar que o Acre tem que passar a ser um local nocivo ao crime organizado, pois para que isso aconteça é importante principalmente, do envolvimento de toda a sociedade. A segurança é sim dever do estado, mas é também responsabilidade de todos”, destacou.

Ainda segundo o secretário Paulo Cézar, os roubos realizados na capital, se deu em virtude do crime se capitalizar, devido as diversas baixas derivadas das apreensões realizadas em Rio Branco e no interior do estado. Porém em razão de assimilar rápido os movimentos do crime, o Sistema de Segurança atualmente se tornou dinâmico no combate a qualquer modalidade criminosa.

“A Inteligência do Sistema de Segurança Pública está atenta aos novos movimentos do crime e toda vez que qualquer tipo de delito se configurar na sociedade, o sistema dará uma resposta à altura, pois a capacidade de análise dos fenômenos e o poder de resposta é o diferencial do novo modelo de gestão”, finalizou.

Em nota, a SEJUSP relata que Estado do Paraná divulgou uma pesquisa sobre o índice de recuperação de veículos roubados e furtados em seis Estados, entre eles: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, onde aponta que ele é o segundo estado com maior taxa de recuperação de veículos roubados, perdendo perdendo apenas para o estado de Goiás uma taxa de 65%. Levando em consideração essa estatística o Acre é o estado com o maior índice, onde a pesquisa realizada no estado aponta um aumento de 88% no número de recuperação de veículos, no último semestre.

Propaganda

Acre

Governo quer localizar e incriminar autores de Fake News no Acre

Publicado

em

Sempre que o estado se vê numa situação mais delicada referente à segurança pública e à onda de criminalidade, o acreano se depara com uma série de vídeos, áudios e mensagens escritas que são compartilhadas em todas as redes, sem saber a procedência ou autoria dessas informações. Passados os últimos acontecimentos que envolvem a segurança pública, o governo do estado decidiu agir com firmeza contra as chamadas ‘Fake News’ e às pessoas que produzem e compartilhas mensagens falsas.

O secretário de segurança pública, coronel Paulo Cézar, explicou essa semana que a ação é das diretrizes de uma reunião que ocorreu na última quinta-feira, 23, com toda a cúpula da segurança do estado.

“O objetivo é a identificação dos autores de crimes virtuais, pois é crime fazer publicação de fakes, de alarmes desnecessários à sociedade”, disse em entrevista à Rede Amazônica. O gestor ainda fez um pedido: “que a sociedade não dê credibilidade a essas comunicações, que aguardem manifestações do sistema de segurança, que não compartilhem”, explicou.

Segundo Cézar, as pessoas que estão levando terror à população através de áudios, por exemplo, serão devidamente responsabilizadas. Na internet, a equipe do governo já lançou cards tratando sobre a campanha contra boatos. “Compartilhar Fake News é crime”, “O crime é seriamente investigado, levando à prisão de todos que compartilham” são algumas das mensagens publicadas para informar os internautas.

Produzir Fake News é crime previsto por lei no código penal – art. 138, 139 e 140. “São notícias falsas que podem interferir negativamente em vários setores da sociedade, como segurança e saúde. Então não propague fake news. É crime”, diz o governo do Acre.

Continuar lendo

Acre

Oitavo foragido do FOC é recapturado pela polícia

Publicado

em

Francisane Rocha Ribeiro estava escondido numa região de mata próximo ao presídio Francisco D’Oliveira Conde quando foi encontrado pela Polícia Penal na tarde dessa quinta-feira (23). Segundo os agentes, ele é o oitavo foragido recapturado após uma fuga em massa que aconteceu na última segunda-feira, onde 26 detentos do Pavilhão L escaparam.

De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Francisane cumpre pena pelo crime de tráfico de drogas. Agora, dos 26 presos que conseguiram fugir, 18 seguem foragidos, todos com pena em regime fechado.

Os presos fizeram um buraco na parede da cela e escalaram a muralha do presídio com o auxílio de lençóis.

Seguem foragidos:

1. Francisco Santos Braga

2. Rogério Furtado dos Santos

3. Ariclene Firmiano da Silva

4. Dheyci de Angelo Lima e Lima

5. Aloísio Lucas Mesquita

6. Mirleson Nascimento da Silva

7. Saymon Wallace Fonseca do Nascimento

8. Valber de Aguiar Morais

9. Anderson de Souza Alves

10. Raimundo Nonato dos Santos Fonseca

11. Jaciel Batista do Nascimento

12. Wellington de Souza Lima

13. Lucas Souza da Silva

14. Joel Menezes de Queiroz

15. Ronicley Ribeiro da Silva

16. José Valdenes Viana da Silva

17. Gerilto Caetano da Silva

18. Sebastião Weverton Lima de França

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image