Conecte-se agora

Balsa opera com dificuldades em Xapuri e usuários pedem ponte de presente de Natal

Publicado

em

A véspera de Natal em Xapuri está sendo um dia de enorme dificuldade para a população que utiliza diariamente a balsa que faz a travessia entre as duas margens do rio Acre. Com a rápida vazante que ocorreu nos últimos dois dias, quando o nível do rio desceu do patamar dos 10m para menos de 6,5m, na manhã desta terça-feira, 24, o acúmulo de lama passou a dificultar o embarque de veículos.

O encarregado do Departamento de Estradas e Rodagens, Infraestrutura Hidroviária e Aeroviária do Acre (Deracre) em Xapuri, Eriédson Soares, confirmou à reportagem do ac24horas que a balsa opera com dificuldades e que a falta de uma máquina retroescavadeira ou similar, para fazer a retirada da lama acumulada, agrava a situação. Segundo ele, foi solicitado apoio da prefeitura que, segundo informações não oficiais, não estaria dispondo do equipamento.

Os maiores prejudicados pelo problema são os moradores do bairro Sibéria, que precisam se deslocar ao outro lado da cidade, e os moradores da região central e bairros que possuem propriedades rurais no lado oposto do rio. No começo da tarde desta segunda-feira, uma enorme fila de carros, motocicletas e pedestres aumentava de tamanho aguardando o momento de poder atravessar.

Diante da situação, vários usuários do transporte protestaram e postaram fotos nas redes sociais mostrando a dificuldade a que eles se submetem rotineiramente para fazer a travessia. Um deles, Carlito da Luz, enquanto aguardava na fila, postou: “Presente de Natal para Xapuri: S.O.S Ponte”.

A construção de uma ponte em Xapuri é uma das grandes promessas do governador Gladson Cameli desde que assumiu o mandato, em janeiro deste ano. Em determinado momento, o gestor acreano afirmou que teria planos A, B e C, para a realização da promessa, que é lembrada sempre que ocorrem dificuldades acima do normal na travessia do rio.

Um internauta, Humphrey Amorim, cobrou da prefeitura, na caixa de comentários, a disponibilização de uma máquina para ajudar no serviços dos funcionários da balsa: “Se a prefeitura mandar um trator pra tirar o barro resolve a situação provisoriamente”.

O serviço de travessia de veículos no rio Acre em Xapuri é de responsabilidade do governo do estado por meio do Deracre. É comum, no entanto, que o município atue como parceiro, disponibilizando máquinas para auxiliar na retirada de lama da área de embarque e desembarque nesta época do ano.

O ac24horas conseguiu contato com o prefeito Ubiracy Vasconcelos, que confirmou a informações de que as máquinas da prefeitura estão quebradas e informou que uma retroescavadeira do Deracre que está realizando serviços de recuperação na Estrada da Borracha, em parceria com o município, já foi deslocada para atender à demanda da balsa.

Anúncios

Cotidiano

Cinco pessoas são detidas com droga; indígena adolescente está entre os apreendidos

Publicado

em

A Polícia Militar de Tarauacá prendeu três homens e apreendeu duas menores nessa segunda-feira, 3, quando o quinteto foi localizado portando mais de meio quilo de entorpecentes (cocaína e maconha). Uma das menores é uma indígena da etnia Kaxinawá, de 17 anos.

As 653 gramas de cocaína e maconha foram encontradas em duas casas no bairro Triângulo, em Tarauacá, onde estavam os envolvidos, entre eles, um homem monitorado por tornozeleira eletrônica. Os presos são: Maicon Pereira, Alexandre Vieira, Francisco Maicon do Espírito Santo e as menores E.M, de 16 e E.K. de 17 anos. Segundo informações, as duas adolescentes participavam ativamente do tráfico sendo responsáveis pela entrega da droga aos usuários.

Segundo o comandante da Polícia Militar de Tarauacá, capitão Jean, a ocorrência começou quando um policial penal foi averiguar o monitorado Maicon Lima, que usa tornozeleira eletrônica. Ao perceber uma estranha movimentação, o agente pediu reforço da Polícia Militar. Equipes da Rotam e de cães farejadores de Cruzeiro do Sul deram apoio à operação que prendeu as 5 pessoas e apreendeu mais de meio quilo de drogas.

Continuar lendo

Cotidiano

Dupla em motocicleta ataca novamente e executa jovem de 14 anos com 3 tiros

Publicado

em

Mais um homicídio foi registrado na capital. O adolescente A.F.N, de 14 anos, foi executado na tarde desta segunda-feira (3). O crime aconteceu na rua José Luiz, bairro Santa Inês, no Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com informações da polícia, o jovem estava aproximadamente 50 metros de sua residência quando dois homens, não identificados, se aproximaram em uma motocicleta e o garupa efetuou vários disparos. O adolescente foi atingido com três tiros.

A ambulância do suporte avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada, mas o ele já se encontrava morto. Policiais Militares do 2° Batalhão isolaram a área para o trabalho dos peritos em criminalística, em seguida, colheram as características da moto e dos autores do crime, fizeram patrulhamento na região em busca de prendê-los, mas ninguém foi encontrado.

O caso será investigado pelos agentes de Polícia Civil da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A polícia acredita que o crime foi motivado pela guerra entre facção na disputa de território e tráfico de drogas na região.

Continuar lendo

Cotidiano

Empreendedores podem tirar dúvidas sobre linhas de crédito pelo telefone

Publicado

em

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC e o Sebrae no Acre realizam até a sexta-feira, 7, a Semana do Crédito. O objetivo é evitar um dos maiores problemas entre micro e pequenos empreendedores que são as dúvidas sobre linhas de crédito quando precisa de dinheiro de um banco.

Por conta da pandemia, os empresários têm mais uma facilidade. É tudo feito pelo telefone, já que a visita presencial é só realizado em casos de extrema necessidade e por meio de agendamento.

O micro e pequeno empresário que quer tirar alguma dúvida ou pedir sugestão de qual melhor linha de crédito basta liga para o telefone (68)3212-4814. O número também é whatsapp. A visita ao prédio pode ser realizada após agendamento prévio.

O assessor técnico do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Egídio Garó, explica que a ideia é atender ao maior número de empresários. Ele reitera ainda que, infelizmente, a desinformação ainda é um problema grande.

“Além disso, há uma gama considerável de linhas de crédito, e todas se aplicam às necessidades de cada empresa. São necessidades diferentes e, portanto, o empresário tem de estar a par de tudo isso”, afirma Garó.

Continuar lendo

Cotidiano

Em medida contra Covid-19, Receita Federal começa atendimento pelo Telegram

Publicado

em

Por

Receita Federal inaugura, a partir de hoje (3), atendimento de serviços relacionados ao CPF pelo Telegram. Esse novo canal de atendimento utiliza tecnologia conhecida como chatbot, que realiza o atendimento virtual e simula um conversação por meio de chat.

A iniciativa busca dar maior agilidade no atendimento ao cidadão, oferecendo um serviço de excelência, sem a necessidade de interagir com um servidor da Receita Federal.

Essa medida contribui, ainda, para evitar que as pessoas se desloquem para alguma unidade de atendimento presencial, preservando a saúde dos servidores e cidadãos, evitando a aglomeração e a propagação do vírus Covid-19.

Para solicitar o serviço, o cidadão deverá acessar o canal ReceitaFederalOficial, interagir com a ferramenta, enviando todas as informações e documentos mínimos exigidos para que a Receita Federal faça a análise da solicitação e conclua o atendimento.

Estão disponíveis no novo canal serviços como:

-Atualização/alteração de dados e Regularização de CPF;
-Segunda via de CPF;
-Informação do número do CPF;
-Consulta à situação cadastral; e
-Consulta ausência de DIRPF (exercício omisso).

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas