Conecte-se agora

Nível do Rio Acre está 5 metros acima do mesmo período de 2018; pode ter grande alagação

Publicado

em

As fortes e constantes chuvas dos últimos dias fizeram com que o nível do Rio Acre subisse de forma repentina na capital acreana e também no interior.

Em Rio Branco, na medição desta quarta-feira, 18, o nível do manancial é de 11,96 metros. Apesar de ainda está a 1,54 metro da cota de alerta, que é de 13,5 m, o volume de água preocupa o governo do estado.

A preocupação é que se for feito o comparativo com o mesmo período do ano passado, o nível do Rio Acre está com elevação superior a 5 metros, como explica Major Falcão, do Corpo de Bombeiros. “No ano passado, no dia 18 de dezembro de 2018, o nível do Rio Acre estava em 6,15 metros e mesmo assim transbordou em janeiro. Então, evidentemente que esperamos algo do tipo este ano. Por isso, estamos trabalhando em alerta total no monitoramento dos rios tanto nessa região do Alto e Baixo Acre, como também no Vale do Juruá”, diz.

O monitoramento aponta que há vazante na maioria dos municípios do interior que influenciam no nível do Rio Acre em Rio Branco. No entanto, houve subida significativa no nível do Riozinho do Rola, que é o principal afluente na capital, e também elevação do Espalha. A situação mais preocupante no interior é em Brasileia, onde o nível está em estado de atenção e chove bastante no município nesta quarta-feira.

Propaganda

Destaque 3

Prefeitos devem pressionar parlamentares até fevereiro para obtenção de emendas

Publicado

em

Organizações de defesa dos municípios alertam: o prazo para deputados e senadores indicarem municípios para emendas parlamentares se encerra em 4 de fevereiro. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca que, neste ano, há duas modalidades de repasse: especiais e de finalidade específica.

Até o dia 4/2 os valores e os beneficiários indicados devem ser cadastrados diretamente no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). “Por ser último ano de mandato dos gestores municipais, o Município pode pedir prioridade aos recursos de emendas especiais para custeio – recurso limitado a 30% do orçamento de cada parlamentar”, diz a CNM, pedindo para que os prefeitos entrem em contato o mais breve possível com o parlamentar para agilizar a indicação, sob pena de o município não ser contemplado com esses recursos.

Continuar lendo

Destaque 3

Subcomandante diz que sargento não deveria discutir assuntos da PM nas redes sociais

Publicado

em

Na hierarquia militar é comum se ouvir dizer que acontece muito em algumas ocasiões, situações parecidas com a frase: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”.

Parece que a frase se aplica bem ao caso do sargento Ruberval Magalhães, que relatou em uma rede social que não havia combustível para abastecer as viaturas policiais. O fato foi, inclusive, confirmado pelo próprio Comando da Polícia Militar que disse que a falta de abastecimento foi provocado problemas de estoque nos postos de combustíveis que atendem a Polícia Militar.

Mesmo não estando faltando com a verdade, o ac24horas antecipou que o sargento pode sofrer um processo administrativo.

O curioso é que o fato foi confirmado pelo próprio subcomandante da Polícia Militar do Acre, coronel Luciano Dias Fonseca, que alegou que assuntos internos devem ser tratados dentro do sigilo profissional e da ética militar. Portanto, serão adotadas as medidas administrativas devidas contra o sargento.

Agora vem um fato ainda mais curioso. Essa declaração do subcomandante não foi transcrita de um ofício ou outro documento interno da PM, mas do facebook. Isso mesmo, assim como o sargento usou a rede social para mostrar que não havia combustível, o coronel, que afirma que os assuntos devem ser tratados de forma sigilosa, também usou a rede social para avisar à Ruberval que ele sofrerá medidas administrativas.

E agora, o subcomandante também vai ser punido por levar assuntos internos da PM para a rede social?

 

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image