Conecte-se agora

Socorro tenta se aproximar de Marcus oferecendo honraria

Publicado

em

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB) esteve nesta terça-feira, 18, na Sede do Tribunal de Justiça para convidar o ex-prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, para que ele aceitasse ser homenageado com a mais alta honraria do município entregue para personalidades na solenidade da Comenda Volta da Empreza, durante as comemorações do aniversário de Rio Branco, no dia 28 de dezembro. O evento deverá ser realizado no Hotel Terra Verde.

Nos bastidores, a aproximação de Neri e Marcus chama a atenção já que o PT, partido do ex-gestor, sinaliza em lançar candidatura própria às eleições de 2020 com o professor e ex-prefeito Raimundo Angelim na disputa e o ex-senador Jorge Viana como o principal articulador da campanha. Esse “mimo” seria uma espécie de sinal de Neri dando a entender que vai precisa de Alexandre na campanha.

Em paralelo à política, o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Sérgio de Carvalho, responsável pela organização do evento, afirmou que  seis pessoas serão homenageadas e que entre eles está Marcus Alexandre. O gestor da FGB destacou porém que é um tradição ex-prefeitos receberam as honrarias. “Isso é comum. Não é regra, mas é tradição. O Angelim deu a Comenda para o Jorge Viana, o Marcus concedeu para o Angelim e agora a Socorro vai conceder ao Marcus”, explicou.

Ao ac24horas, Neri enfatizou que Marcus “contribuiu muito com a cidade de Rio Branco, assim como os outros cinco homenageados. É por essa razão que eles receberão a Comenda, que é a maior honraria que a cidade oferece, no dia do seu aniversário”. Sobre a reaproximação com Alexandre e os pleito do ano que vem, ela destacou apenas que falará sobre o assunto em 2020, no momento pertinente.

REAPROXIMAÇÃO

A relação entre a atual prefeita e o ex-prefeito esfriou antes da campanha eleitoral em que Marcus acabou sendo derrotado por Gladson Cameli na disputa pelo governo. A tensão teria iniciado quando Marcus resolveu renunciar para disputar as eleições de 2018.

Nos corredores da Prefeitura comenta-se que Neri teria excluído Marcus totalmente de sua gestão. Até mesmo comissionados próximo do ex-prefeito acabaram sendo exonerados e os que não foram demitidos tiveram que “jurar fidelidade” a chefe da capital.

Correntes dentro do PT ainda tentaram convencer Neri de que Marcus fosse pelo menos indicado para alguma secretaria após a derrota nas eleições, mas o pedido não foi atendido. Apesar de não estarem tão próximos, publicamente os dois mantêm a postura de diplomacia.

Propaganda

Acre

Secretaria da Fazenda recebe visita de representante do BID

Publicado

em

FOTO: NETO LUCENA

Visando avaliar os processos e a maturidade da gestão fiscal do estado, a Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz) recebeu, na última segunda-feira, 20, a visita de uma representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na ocasião, foi apresentada a metodologia para avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-Gefis).

Durante o mês de fevereiro, uma equipe de consultores e especialistas do BID deve acompanhar e analisar os métodos de trabalho da Sefaz, avaliando os processos internos da gestão fiscal. O resultado da avaliação permite ao gestor orientar seu planejamento estratégico, potencializando assim seus resultados e priorizando seus investimentos.

“É uma avaliação integrada da gestão fiscal do estado que estuda a administração dos fiscos subnacionais, na área financeira, de planejamento e de transparência, tudo isso é analisado”, explica a representante do BID e componente da equipe de avaliação, Soraya Naffah.

O desenvolvimento dos trabalhos será supervisionado pela equipe técnica da Sefaz. Em função dos processos transversais, participarão também da avaliação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Controladoria Geral do Estado (CGE), a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e Casa Civil.

O que é a MD-Gefis?

É um instrumento criado para diagnosticar a maturidade dos processos de trabalho dos órgãos responsáveis pela gestão fiscal dos estados, buscando identificar os pontos positivos e oportunidades de melhorias na gestão tributária, tesouro e contabilidade do estado.

Continuar lendo

Acre

Acre já tem 1.210 casos suspeitos de dengue em 2020

Publicado

em

De 1 a 18 de janeiro deste ano o Acre foi assolado por 1.210 casos suspeitos de dengue. 353 deles foram confirmados e os pacientes entraram em tratamento.

O Departamento de Vigilância Epidemiológica do Acre confirmou oficialmente o o primeiro caso de morte por dengue em 2019. A vítima é uma adolescente de 16 anos, moradora de Cruzeiro do Sul.

A população deve manter o combate diário aos criadouros do mosquito, é importante estar atento à caixa d’água, se está aberta ou não; à limpeza das calhas; à verificação permanente da presença de água na bandeja do ar-condicionado, na bandeja da geladeira e nos pratinhos de vaso de planta; e acondicionar adequadamente os objetos que costumam ficar nos quintais, como garrafas e latas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image