Menu

Críticas destrutivas!

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Constituição Federal garante à todos o direito de expressão e de opinião onde e quando o cidadão quiser. É verdade! Porém as criticas podem ser destrutivas ou construtivas. Depende do ponto de vista de cada um. A pergunta que se faz é: As críticas a todo árduo e complexo trabalho da Segurança Pública contribuem para diminuir o quadro de violência que campeia pelo país e que atinge o Acre em cheio? O Acre é importante e estratégico na geopolítica do crime. As críticas estão ajudando em quê?


Sobre críticas, conta a história que um rapaz procurou o sábio Sócrates em Atenas. Ele viveu no auge da democracia grega, cidade-estado de Antenas, península Ática. Disse-lhe que precisava contar algo sobre alguém. Sócrates então lhe perguntou:


“O que você vai me contar já passou pelas três peneiras”? “Três peneiras”?! indagou o jovem. “A primeira peneira é a verdade, o que você pretende me contar realmente está acontecendo ou aconteceu? Se for, tem que passar pela segunda peneira, a da bondade. O que você quer falar ajuda a construir ou destruir a vida ou o trabalho de alguém? Se for verdade e vai ajudar, tem que passar pela 3ª peneira, a da necessidade. Há realmente necessidade de falar? É conveniente? Vai contribuir com a comunidade? Todos serão beneficiados? Se passou pelas três peneiras então fale, diga, critique”.


Se as críticas a todo esforço do aparelho de Segurança para combater a violência passam nas três peneiras de Sócrates (verdade, bondade, necessidade) “larga o pau”. Do contrário, como disse o rei da Espanha, Juan Carlos, ao presidente da Venezuela, Hugo Chaves: “Por que você não se cala”? Ao que parece, tem gente falando demais e ajudando de menos.


Frase do dia:


“O homem esteja pronto para ouvir, tardio para falar e mais tardio ainda para se irar”. (Paulo, o Apóstolo de Cristo).


. A pergunta da Maria Rosa:


. Como fica o eleitor, o cidadão de bem, o contribuinte quando assiste gestores, administradores, políticos, saírem impunemente de
tribunais palitando os dentes?


. Muitos são punidos, Maria Rosa!


. Muitos também não são, às vezes demora muito.


. Bom, isso acontece, mas está mudando! Espia para o que vem acontecendo na Bahia, na Paraíba, Rondônia, Amapá…


. O Avante já decidiu por candidatura própria a prefeitura de Rio Branco.


. Só se o empresário Jarbas Soster não quiser, mas ele quer!


. O PT é uma incógnita!


. O professor Carioca tá que nem curió de muda, não dá um pio.


. A prefeita Socorro Neri (PSB) deu uma excelente melhorada em sua performance política.


. Cientista político do bairro Canaã disse que o PT e PCdoB vão com ela na eleição.


. Será?


. As polícias Militar e Civil não estão brincando de fazer Segurança Pública; é que o quadro geral no país é muito grave.


. Uma triste realidade que não se muda da noite para o dia.


. Desde sempre alertava para os cuidados necessários ao se criticar a Segurança.


. Segundo o Friale, rios e igarapés devem transbordar nos próximos dias.


. Não é pra menos, parece o dilúvio.


. Bom dia!