Conecte-se agora

LGBT’s se juntam às “famílias tradicionais” no Mercado Velho

Publicado

em

Após passarem pela Avenida Getúlio Vargas, os participantes da 14ª edição da Parada do Orgulho LGBT, em Rio Branco, fazem parada no Novo Mercado Velho, onde um palco está montado para dar continuidade à festa que encerra a Semana da Diversidade, que realiza atividades desde o início da última semana.

No Novo Mercado Velho, o público se juntou aos pais e mães presentes no parquinho voltado às crianças. No local, o ambiente é de respeito ao espaço uns dos outros. As famílias com crianças se abrigam nas barracas de comidas típicas, enquanto assistem a festa da Parada da Diversidade.

Uma banda formada por músicos LGBT’s, a POC Show, realiza as apresentações musicais. O clima que impera é a diversão.

Anúncios

Acre

Campeonato acreano de futebol retorna dia 16 de agosto

Publicado

em

Daqui 10 dias a bola vai voltar a rolar nos gramados acreanos. Com o estado alcançando o nível amarelo na pandemia da Covid-19, o campeonato estadual 2020 vai recomeçar. Clubes e a Federação de Futebol do Acre (FFAC) decidiram que a competição retorna no próximo dia 16. O campeonato recomeça com a abertura do 2º turno. O Galvez, que foi campeão do 1º turno, já está garantido na final.

O retorno da competição é cercado de expectativas, principalmente por conta da polêmica contratação do goleiro Bruno Fernandes, campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009 e condenado a mais de 20 anos pelo assassinato de Eliza Samúdio.

Na reunião entre os dirigentes ficou acertado os protocolos que devem ser cumpridos durante as partidas como o uso de álcool em gel e a realização de testes rápidos antes do jogos. Nesses 10 dias que separam o reinício da competição, os clubes devem fazer testes da Covid-19 em todos os atletas e membros da comissão técnica.

A primeira partida do 2º turno acontece no dia 16 de agosto entre São Francisco e Vasco da Gama, às 15 horas, no estádio Florestão. O primeiro jogo oficial de Bruno com a camisa do Estrelão está marcada para o dia 19 de agosto.

Vale lembrar que apesar da volta da competição, a torcida continua impedida de assistir aos jogos e, por enquanto, as partidas serão sem a presença de público.

Continuar lendo

Acre

Cameli diz que Acre enfrenta um inimigo impiedoso e esforços não podem cessar

Publicado

em

Em pronunciamento oficial, o governador Gladson Cameli (Progressistas) nesta quinta-feira, 06 de Agosto, data do início da Revolução Acreana, lamentou o fato de não poder comemorar a data como é de costume no Acre com desfiles e a participação da população, em decorrência da Covid-19.

Cameli aproveitou para relembrar que o Acre foi o único estado que lutou para ser integrado ao Brasil.

“Não iremos para às ruas como era de costumes. Não desfilamos ou juntaremos uma multidão para expressar a nossa força e união, mas não abriremos da alegria e do orgulho de sermos o único estado que lutou para ser brasileiro”, pontuou.

O governador pediu para que todos os acreanos lembrem, que neste 06 de Agosto, enfrentam um inimigo impiedoso que é a Covid-19, que fez mais de 500 óbitos no Acre.

Cameli pede à população que reforcem as medidas de distanciamento social para conter a propagação do vírus.

“Esse dia 06 de agosto, enfrentamos nossa própria batalha a de proteger nossos irmão acreanos através das medidas das medidas de distanciamento social. O Acre agora enfrenta um inimigo impiedoso.Vamos vencer, e estamos vencendo, mas como toda a batalha se faz de um esforço que não pode cessar até o final da guerra. É hora de visitar o nosso passado para entender a grandeza do nosso futuro. Esse 06 de Agosto comemoramos em casa para que nos próximos anos voltemos a comemorar como sempre estivemos e como sempre estaremos. Juntos!”, encerrou.

 

Continuar lendo

Acre

Engenheiro sugere construção de praia com ondas no Acre

Publicado

em

O engenheiro e ex-secretário de infraestrutura do governo Gladson Cameli, Thiago Caetano, usou as redes sociais, nesta quarta-feira, 06, para sugerir ao governo do Acre a construção de uma Praia Pública para promover o turismo na região norte.

O engenheiro afirmou que, com planejamento, poderia se criar condomínios e centros comerciais no entorno dessa Praia Pública que iria virar um ponto de turismo de todos os acreanos.

Segundo ele, esse projeto custaria por volta de R$ 200 a 300 milhões, e poderia ser destinado via Emenda de Bancada ou operação de crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

“Alguns vão achar loucura, outros um sonho distante. Mas para quem já viu e fez muitas coisas que pareciam impossíveis acontecer, sabe que basta querer e ter bons técnicos. Que rapidamente este sonho poderia tomar forma e se tornar realidade, mas por enquanto, é apenas um sonho de quem é apaixonado por praia. Então, vamos sonhar”, escreveu.

Caetano ainda disponibilizou um vídeo com um modelo de máquina que cria ondas.

video

 

Continuar lendo

Acre

Geoglifos do Acre estão sendo aterrados para plantio de soja

Publicado

em

O paleontólogo Alceu Ranzi denunciou nesta quarta-feira, 5, a destruição de geoglifos no Acre. Segundo ele, imagens de satélites constataram “valas de três estruturas milenares de geoglifos do sítio arqueológico da Fazenda Crixá II, no município de Capixaba (AC), que teriam sido aterradas por tratores para o plantio de soja. O caso veio a tona após o jornalista Altino Machado compartilhar a denuncia em suas redes sociais.

Alceu Ranzi classificou a ação como “crime imperdoável” e cobrou do Iphan e MPF adoção de providências cabíveis. “O patrimônio do Acre deve ser protegido, respeitado e valorizado, pois “é necessário que cada acreano veja e reveja o solo sagrado onde pisa” e tenha “um sentimento de responsabilidade sobre essa riqueza tatuada na pele de nossa terra”.

Alceu Ranzi é paleontólogo e o maior entusiasta de pesquisas, divulgação e preservação dos geoglifos da Amazônia. Ele cita o exemplo da Fazenda Crixá que teria aplainado parte dos geoglifos catalogados como patrimônio histórico.

“A partir de Agosto de 2011, o geoglifo Fazenda Crixá aparece no dispositivo Google Earth e seguem imagens históricas de Agosto 2013… A próxima imagem em setembro de 2019, mostra o complexo geoglifo Fazenda Crixá totalmente aterrado ou aplainado. A razão da destruição desse monumento pré-histórico precisa ser averiguada e o autor identificado e responsabilizado”.

“As terras na região, originalmente ricas em seringueiras e castanheiras, após a derrubada e queima foram utilizadas para pecuária, depois para o plantio de cana de açúcar e agora chegou o tempo da cultura da soja. Os bois poderiam continuar pastando e uma tonelada de cana ou soja, por safra, não justifica a destruição do geoglifo Fazenda Crixá ou de qualquer outro monumento pré-histórico acreano”, avaliou.

O paleontólogo lembra que em abril de 2001, através da Lei de Incentivo à Cultura e ao Desporto da Fundação Elias Mansour do Governo do Estado do Acre, foi aprovado o Projeto “Geoglifos – Patrimônio Cultural do Acre”. À época centenas de registros foram catalogados como “monumentos pré-históricos” do Acre.

“Um desafio a ser trabalhado pelo Poder Público será a gerência desse acervo patrimonial. Vários aspectos precisam ser avaliados e levados em conta, a exemplo do uso da terra onde ocorrem os geoglifos, para que os mesmos não sejam vistos como um impedimento ao desenvolvimento de atividades agrícolas e pecuárias, mas sim como oportunidade de geração de emprego e renda”.

Com informações de Altino Machado

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas