Menu

Linhão entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul será licitado dia 19

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Depois da instalação 18 das 22 cidades acreanas passam a ser atendidas por energia de hidrelétrica


Será realizada no dia 19 de dezembro, em São Paulo, a licitação para a construção, operação e manutenção da linha de transmissão de energia elétrica que vai conectar os municípios do Vale do Juruá ao Sistema Interligado Nacional. O linhão sairá de Rio Branco até Cruzeiro do Sul, passando por Feijó e Tarauacá.

Publicidade

As obras deverão ser iniciadas em março do próximo ano e a previsão é que sejam concluídas em 4 anos. O Governo Federal vai investir cerca de R$ 700 milhões na execução, que vai gerar uma economia em torno de R$ 250 milhões por ano com a redução do repasse da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) para a região. As termelétricas funcionam à base de óleo diesel.


Atualmente 11 cidades acreanas já fazem parte do Sistema Interligado Nacional, recebendo energia gerada a partir da hidrelétrica de Itaipu: Rio Branco, Acrelândia, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Xapuri, Plácido de Castro, Porto Acre, Sena Madureira e Senador Guiomard.


A partir da interligação o número será ampliado para 18. O diretor técnico e comercial da Energisa Acre Ricardo Xavier, explica que o linhão tem 230 kv e que, Manoel Urbano e Assis Brasil serão atendidos por uma linha da Energisa, com 69 kv, como a que já existe entre Rio Branco e Sena Madureira.


A Agencia Nacional de Energia Elétrica (Aneel), confirmou à bancada federal acreana realização da licitação.


Já as 4 cidades isoladas via terrestre: Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Santa Rosa e Jordão seguirão com termelétricas a base de óleo diesel.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido