Menu

Pós-graduação: segundo pesquisa cresce a procura por cursos 

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A pesquisa foi realizada com base nos dados da PNAD


De acordo com o levantamento do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Instituto Semesp), a quantidade de alunos que frequentam cursos de pós-graduação, no Brasil, vem aumentando desde 2016 e a maioria (88%) são instituições privadas. Considerado inédito no cenário dos cursos de pós-graduação nas instituições de ensino superior públicas e privadas, traz, ainda, um perfil dos alunos matriculados nesses cursos.

Publicidade

Aproximadamente 45% dos alunos que frequentam um curso de especialização de nível superior têm entre 25 e 34 anos. Na modalidade de ensino a distância (EAD), a média de idade dos alunos é de 36 anos. Para o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Campelato, uma das razões que explica o crescimento da área é a crise econômica. “O desempregado faz a especialização para se recolocar no mercado de trabalho e também a pessoa pode estar ameaçada de ser demitida, então ela busca a especialização para ter mais chance de empregabilidade, além de se atualizar”, opina.


Antônia Borges Correia, 33, é jornalista, e a pós-graduação foi necessária para ela se atualizar no mercado da comunicação. Com a especialização em Mídias Sociais, ela descobriu novas oportunidades no segmento. “Com a pós, me senti mais confiante e finalmente tive a coragem de mudar de emprego e encarar um novo desafio. Continuo fazendo o que gosto, comunicação, porém em um segmento que me identifico mais”, afirma. 


A pesquisa foi realizada com base nos dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Dados) divulgados pelo IBGE, referentes ao segundo trimestre dos anos 2016 a 2019. Também foram consideradas informações contidas no site do e-MEC e no Guia do MBA 2019 do Estadão. 


Perfil dos estudantes de pós-graduação no Brasil:


– Maioria frequenta modalidade presencial (68%);


– O rendimento médio mensal é de 4,6 mil reais;


– Maioria declara ser responsável pelo domicílio em que reside;


– Quase dois terços são compostos por mulheres;


– Um quarto vive em São Paulo.


Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido