Conecte-se agora

Em Rio Branco e Xapuri: comitê divulga programação da Semana Chico Mendes 2019

Publicado

em

FOTO: INTERNET

Atividades ocorrerão em Xapuri e Rio Branco

“Aliança dos Povos da Floresta: Uma Jornada de Luta em Defesa da Amazônia e do Clima”. Esse é o tema deste ano da Semana Chico Mendes, evento anual que rememora o legado e a história do líder sindical assassinado em Xapuri no ano de 1988 e que propaga os seus ideais.

A abertura da programação da Semana Chico Mendes 2019 será no próximo dia 15, data em que, se estivesse vivo, o seringueiro completaria 75 anos de idade. O tradicional Prêmio Chico Mendes de Resistência em Defesa da Amazônia marcará a abertura da programação, na Sala de Cinema Sesc Centro, em Rio Branco, a partir das 18 horas.

O Prêmio Chico Mendes foi em criado em 2004, como forma de reconhecer personalidades, iniciativas e instituições que atuam na conservação do meio ambiente.

Na programação, que se encerra com uma Missa de Ação de Graças, na igreja de São Sebastião, em Xapuri, dia 22 de dezembro, data que marca os 31 anos de morte de Chico Mendes, estão previstas inúmeras atividades, como as mesas de debates “O Sagrado Feminino: das curas, os mitos e a vida das Mulheres da Floresta” e “A Economia da Floresta no Século XXI”.

Constam ainda na programação, que será desenvolvida em Xapuri e Rio Branco, o IV Módulo do Programa Jovens Protagonistas da Resex Chico Mendes e a mesa a Aliança no Contexto da Proteção e do Desenvolvimento da Amazônia e dos Territórios.

A Semana Chico Mendes é promovida pelo Comitê Chico Mendes em parceria com a Prefeitura de Xapuri e com o apoio da Ong WWF-Brasil, com o objetivo de reconhecer e estimular atividades, programas e ações que este ano têm como principal finalidade debater as ameaças que o meio ambiente vem sofrendo, de acordo com a presidente da entidade, a ambientalista Ângela Mendes, filha do mártir xapuriense.

“A Semana Chico Mendes é um momento extremamente importante para a gente trazer a sociedade para esse debate sobre os assuntos que permeiam a nossa vida, o nosso cotidiano, os retrocessos que a gente vem passando ultimamente, e sobre as ameaças que o meio ambiente vem sofrendo, a Amazônia e a própria Resex Chico Mendes”, afirmou.

Organizada desde o ano de 1993, a Semana Chico Mendes está contando este ano com a ajuda de colaboradores, por meio de uma vaquinha virtual promovida pelo Comitê Chico Mendes. A meta é alcançar R$ 20 mil para garantir as diversas atividades que debatem e trazem reflexões sobre o legado do líder seringueiro para o mundo, segundo Ângela Mendes.

Confira a programação completa:

Propaganda

Cidades

Instituto Federal do Acre publica edital para professor de história em Tarauacá

Publicado

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre publicou nesta quinta-feira (23) no Diário Oficial da União o edital parla processo seletivo simplificado visando contratar professor de história para atuar no campus do Ifac, em Tarauacá.

O salário pode ser superior a R$ 5,7 mil. A inscrição é gratuita, e será realizada presencialmente no horário das 8 às 12h e das 14 às 18h na BR-364, KM 539, sentido Cruzeiro do Sul, em frente ao Frigorífico Frigordo, na cidade de Tarauacá.

Saiba mais: 

http://www.in.gov.br/web/dou/-/edital-n-1-de-22-de-janeiro-de-2020-processo-seletivo-simplificado-para-contratacao-de-professor-substituto-239429982

Continuar lendo

Cidades

Prefeito Mazinho Serafim prestigia formatura de cabos da Polícia Militar

Publicado

em

O prefeito de Sena Madureira Mazinho Serafim (MDB) participou da solenidade de promoção dos 14 militares da Polícia Militar que foram promovidos a cabo nessa terça-feira (21). A solenidade de formatura dos militares ocorreu no auditório do Instituto Federal do Acre (Ifac), no Campus do município, e, a convite do comandante do 8º Batalhão, Major M. Jorge, reuniu policiais, familiares e autoridades municipais.

Para Mazinho, a promoção dos militares se soma aos 208 cabos que o estado do Acre irá ganhar. “Um dia muito importante para nossa sociedade, pois esses militares são orgulho para Sena Madureira. A nossa Polícia Militar é de excelência e desenvolve um papel fundamental para a nossa segurança”, disse o prefeito.

Durante a solenidade de promoção dos Cabos da PM, o comandante do 8º Batalhão da PM da cidade, Major M Jorge, destacou a importância que a prefeitura de Sena vem dando para o trabalho da polícia. “Agradecemos imensamente ao prefeito Mazinho, primeiro por ter aceitado o convite para participar dessa formatura, e segundo pela parceria que o poder público municipal vem estreitando com a segurança pública”, afirmou.

De acordo com o comandante, parceria tem sido fundamental para a realização de ações de combate à criminalidade no município e o desenvolvimento de ações de prevenção e atuação nas ruas. Também participaram do evento a deputada estadual Meire Serafim (MDB) e demais autoridades do município e do Estado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image