Conecte-se agora

Máquinas de Raio-X e eletrocardiograma na Fundhacre estão quebradas e faltam remédios

Publicado

em

Imagem Ilustrativa

Familiares de pacientes ameaçam ir ao Ministério Público nesta terça-feira, 10, para tentar resolver situação

A atual situação na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, não é das melhores. É o que dizem os familiares de 10 de pacientes que estão internados na unidade. Nesta segunda-feira, 9, um dos médicos chegou ao ponto de colocar “as cartas na mesa” para os familiares. Segundo o profissional da saúde, as equipes estão trabalhando com o que podem.

“A máquina de Raio-X está quebrada, não tem gasômetro (essencial para paciente entubado) e o aparelho de eletrocardiograma também está quebrado. Além disso, faltam antibióticos”. Quem relatou essas deficiências na UTI da Fundhacre foi um dos médicos. “Estão trabalhando de maneira limitada, com o que tem, e isso está prejudicando o atendimento. Inclusive hoje morreu um paciente, a falta de tudo isso pode ter contribuído para a morte”, alerta o filho de um dos pacientes.

Tayguara Felipe Mesquita é advogado e filho do jornalista acreano Nailor George Pires, que está internado na UTI da Fundação Hospitalar há duas semanas. Segundo ele, seu pai precisa tomar três tipos de antibióticos, “mas dos três, só tem dois. E o que falta é de fundamental importância para ele [seu pai], que é para combater uma forte infecção”, explica.

 

Diante de tantas deficiências, as famílias dos pacientes irão se reunir na manhã desta terça-feira, dia 10, e procurar a direção da Fundhacre novamente. “Se não  tivermos um posicionamento positivo, vamos ao Ministério Público do Estado do Acre”, afirma Tayguara Felipe, que se disponibilizou para representar as famílias junto ao órgão.

Propaganda

Cotidiano

Instituto Federal do Acre divulga edital de vagas remanescentes para cursos técnicos

Publicado

em

O Instituto Federal do Acre (Ifac) publicou edital para preenchimento de vagas remanescentes dos cursos técnicos nesta segunda-feira (27). Trata-se de processo de seleção simplificado, sem necessidade de inscrição prévia. Interessados devem realizar matrícula no campus, a partir de hoje, por ordem de chegada. As aulas terão início em fevereiro.

As vagas remanescentes dos cursos técnicos integrados são: Alimentos EJA e Biotecnologia (Xapuri), Administração EJA (Sena Madureira), Agropecuária e Meio Ambiente (Cruzeiro do Sul). Para os técnicos subsequentes, há vagas nos cursos de Recursos Pesqueiros e Agroecologia (Rio Branco Baixada do Sol), Informática (Sena Madureira) e Recursos Pesqueiros e Zootecnia (Cruzeiro do Sul).

Para garantir uma vaga é necessário apresentar os documentos descritos no edital para a matrícula no campus onde o curso é ofertado. O preenchimento das vagas obedecerá, rigorosamente, a ordem de chegada dos candidatos.

Para a matrícula deverão ser apresentados uma foto 3×4 recente, além de original e cópia dos seguintes documentos: carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento, Título de Eleitor (maiores de 18 anos), Certificado de alistamento militar (candidatos maiores de 18 anos do sexo masculino), comprovante de residência, Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental/Médio.

Para mais informações, o interessado pode enviar e-mail para [email protected] ou ir até o Registro Escolar do campus.

Continuar lendo

Cotidiano

Mesmo com vazante, Sema mantém estado de “observação” no Riozinho do Rôla

Publicado

em

IMAGEM ILUSTRATIVA

Apesar de ter vazado 29 centímetros neste fim de semana, o Riozinho do Rôla segue em estado de ´observação´ para a Unidade de Situação e Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).

No domingo (27) o Riozinho media 12,34 metros e amanheceu nesta segunda-feira (28) com 12,05. A vazante nesse tributário faz subir o nível do Rio Acre em Rio Branco.

A cota de inundação do Riozinho é de 14,50 metros. O estado de observação eleva o monitoramento a determinado manancial. Nenhum outro rio do Acre está nessa situação atualmente.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas