Conecte-se agora

Gladson integra consórcio para o crescimento da Amazônia Legal

Publicado

em

O governador Gladson Cameli (Progressistas) integrou nesta segunda-feira, 9, a reunião entre o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e ao presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre. Na ocasião, nove governadores enviaram uma carta com os principais desafios para o crescimento econômico e social da Amazônia sem depredação da floresta. A carta está sendo editada pelas lideranças que compõem o Consórcio.

O documento que foi apresentado expõe o cenário amazônico e as possíveis medidas de combate à miséria com crescimento econômico e social. A instituição, composta de nove estados, está presente na COP 25, a Conferência do Clima da ONU, que acontece na capital espanhola há duas semanas, onde o governador do Cameli se faz presente.

O presidente do Consórcio, o governador do Amapá, Waldez Góes, abriu o encontro, reforçando o discurso da necessidade de enfrentar o desmatamento criminoso na Amazônia e pensar em ações concretas para um novo modelo de desenvolvimento. Ele citou o seu estado como exemplo de preservação, onde a redução do desmatamento chegou a 67%, e expôs as discussões e ações do Consórcio da Amazônia, que integra nove estados brasileiros da Amazônia Legal.

A Rede de Governadores Regionais para o Desenvolvimento Sustentável na COP reúne 42 governos subnacionais, de 20 países, em quatro continentes. Gladson lembrou que a Amazônia hoje gera R$ 100 bilhões em ativos por ano, o conjunto de bens, valores e créditos que formam o patrimônio da região. “No entanto, ainda assim vivemos com problemas sérios como a má distribuição de renda que gera a pobreza”, pontuou o governador Gladson Cameli.

“Isso precisa ser combatido com políticas sérias de geração de emprego e renda na região, impulsionando o desenvolvimento econômico e sustentável com responsabilidade, mas priorizando as famílias que vivem em condição de miséria na Amazônia”, frisou Cameli.

Quase 200 países participam da COP 25. Os governadores da Amazônia pedirão também na carta a participação mais incisiva do governo federal e do congresso brasileiro nas agendas do Consórcio. Mas não deixarão de citar alguns avanços que há uma década não acontecia, entre elas a descentralização das ações dos estados para que estes possam negociar os seus ativos ambientais.

Composto por todos os estados da região Norte, além de Mato Groso e do Maranhão, o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal tem como objetivo estabelecer uma agenda positiva e integrada para o desenvolvimento sustentável dos seus entes federados.

Fonte: Agência de Notícias do Acre

Anúncios

Acre

Governo lança campanha natalina com foco em doações para crianças

Publicado

em

O governador Gladson Cameli lançou nesta segunda-feira, 23, a campanha de Natal do Governo do Acre. O tema campanha é “Faça uma criança sorrir neste Natal”.

“Vamos arrecadar brinquedos, kits escolares, roupas e calçados para ajudar as crianças mais necessitadas”, explicou o governador. De acordo com Cameli, os interessados poderão fazer as doações até o dia 18 de dezembro em todas as secretarias estaduais.

Gladson finalizou o anúncio dizendo que “Natal é luz, renascimento e tempo de reforçar o amor ao próximo. Conto com vocês para nos ajudar a levar um Natal mais feliz para as nossas crianças”.

Continuar lendo

Acre

Nicolau garante que salários de deputados e servidores serão pagos ainda esta semana

Publicado

em

Após os próprios deputados, servidores e terceirizados da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) ficarem sem receber, a Mesa Diretora da Aleac, emitiu uma nota na tarde desta segunda-feira, 23, informando que foi realizado contrato emergencial em relação a folha de pagamento para solucionar o problema.

Em nota, a Aleac afirmou que a empresa responsável pelo contrato, já está empenhada fazendo a migração de dados entre o sistema anterior e o atual, o qual requer uma checagem de dados para segurança das informações a serem transmitidas.

“Os servidores responsáveis pela área, assim como também a nova empresa tecnológica, estão atuando para que seja efetuado com urgência o pagamento do mês de novembro”, afirmou.

Continuar lendo

Acre

Condutora colide contra carro e capota na avenida Getúlio Vargas

Publicado

em

Foto: Natal Chaves

Um grave acidente resultou num capotamento e deixou uma pessoa ferida na tarde desta segunda-feira, 23, na Avenida Getúlio Vargas em Rio Branco. De acordo com informações de populares que presenciaram o acidente, a condutora do veículo Hyundai i30, de cor prata, trafegava na avenida no sentido bairro-centro quando perdeu o controle da direção e colidiu com o condutor de um veículo, um Onix de cor vermelha que trafegavam no sentido contrário.

Com o impacto, o veículo Hyundai capotou e a condutora sofreu escoriações. A ambulância do serviço de atendimento móvel de urgência (Samu) foi acionada, prestou os primeiros atendimentos e conduziu a mulher ao pronto-socorro de Rio Branco em estado de saúde estável.

Policiais militares do Batalhão de Trânsito (BPtran) estiveram no local e isolaram a área para os trabalhos de perícia. Os veículos envolvidos no acidente foram removidos e avenida foi liberada.

Continuar lendo

Acre

Acre tem 223 novos infectados pela Covid-19 em apenas 24 horas

Publicado

em

Foto: Júnior Aguiar 

O Acre registrou nesta segunda-feira, 23, 223 novos casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Assim, o número de infectados subiu de 34.626 para 34.849 nas últimas 24 horas. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), das novas notificações, 127 são resultados RT-PCR e 96 são de testes rápidos.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), mais uma notificação de óbito foi registrada, sendo uma pessoa do sexo masculino, fazendo com que número oficial de mortes por Covid-19 suba para 714 em todo o estado.

A vítima recente era morador de Rio Branco, A.G.C., de 60 anos, deu entrada no dia 20 de novembro no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), e faleceu neste domingo, 22.

O Acre, até o momento, registra 95.489 notificações de contaminação pela doença, sendo que 60.389 casos foram descartados. Atualmente, 251 exames de RT-PCR seguem aguardando análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) ou pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 30.091 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 119 pessoas seguem internadas.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas