Conecte-se agora

Festival de Fanfarras não terá participação de alunos do interior por falta de transporte

Publicado

em

Centenas de estudantes do interior do Acre, mais precisamente de Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Xapuri, reclamam por não poderem participar do Festival Estadual de Fanfarras que irá ocorrer em Rio Branco neste sábado (7). Segundo os alunos, depois de um ano de ensaio, eles foram informados de que não seria possível concretizar o projeto por falta de ônibus escolares para fazer o transporte até a capital acreana.

Conforme relatado pelos alunos ao portal Juruá Em Tempo, só em Cruzeiro do Sul, as escolas Dom Henrique Ruth, Flodoardo Cabral e Craveiro Costa não irão participar da 17° edição do Festival de Fanfarras de 2019 “porque não há ônibus disponíveis pra a viagem”. A Dom Henrique Ruth, por exemplo, já participou de várias edições do festival e já foi até premiada.

O coreógrafo da fanfarra da escola Dom Henrique lamentou o ocorrido e ressaltou a importância do evento. “Vínhamos nos preparando desde o início do ano letivo para participar desse evento, nosso trabalho é totalmente voluntário, não recebemos apoio financeiro para custear nossos deslocamentos. Nosso objetivo é trabalhar a cultura com nossos alunos, isso foi como um banho de água fria, toda comunidade escolar se esforçou ao máximo para participarmos dessa competição”, disse Artur Oliveira.

Segundo a coordenadora da Secretaria Estadual de Educação, não ha ônibus disponíveis para levar os alunos, pois precisariam de quatro veículos para transportar os estudantes e instrumentos. “Fomos avisados desse festival ontem, e não temos como parar dois dias do ano letivo para levar esses alunos, se tirarmos os quatro ônibus necessários vários alunos que necessitam do transporte escolar ficariam sem aula”, justificou Ruth Bernadino.

Procurada pelo ac24horas, a secretaria estadual de educação informou que, de fato, a secretaria não possui frota, nem mesmo contrato para locação de ônibus para viagens interestaduais. “Os ônibus que temos são ônibus escolares e são exclusivamente para transportar aluno para a escola e para atividades pedagógicas dentro da cidade, desde que seja em horário que não interfira no transporte de entrada e saída da escola”, afirmou a SEE por meio de sua assessoria de comunicação.

Com informações Juruá Em Tempo

Anúncios

Cotidiano

Procon orienta consumidores acreanos sobre compras na Black Friday

Publicado

em

Uma data que ganha destaque a cada ano calendário dos consumidores brasileiro é a Black Friday. Criada nos Estados Unidos, a última sexta-feira do mês de novembro, se popularizou pelos oferecimentos de descontos em produtos e serviços.

Com menos de um mês para a sua realização, que acontecerá no próximo dia 27, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) compartilha algumas orientações para serem realizadas antes de realizar as compras.

Inicialmente, os consumidores devem começar a pesquisar sobre os produtos ou serviços de seus interesses, analisando as suas características, funções e principalmente, verificando o preço que está sendo praticado atualmente no mercado.

“Para acompanhar a evolução dos valores, os clientes podem registrar imagens, vídeos ou até fazer printscreen de sites ou redes sociais que contenham os preços ofertados pelos estabelecimentos. Assim, os consumidores poderão comparar os valores, antes e durante a Black Friday, ou até mesmo comprovar eventuais falsas promoções ou publicidades enganosas”, destaca o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Outras medidas que devem ser adotadas são as verificações sobre o CNPJ das empresas, se as mesmas possuem endereços físicos e telefones fixos. Também é válido buscar referências de outros compradores, além de consultar se as lojas possuem reclamações em sites que divulgam as reputações dos fornecedores perante aos consumidores, como o portal; www.reclameaqui.com.br

“Caso os preços dos produtos desejados estejam muito abaixo da média de mercado, o recomendável não efetuar as compras. Pois há possibilidades que essas mercadorias não sejam originais, ou até mesmo, que o estabelecimento em questão, seja um mecanismo para efetuar golpes”, relata o gestor.

As restrições oriundas da pandemia do coronavírus, determinou que muitas compras, anteriormente feitas em ambientes físicos, também se expandissem para mecanismos virtuais. Mesmo com esta nova opção de adquirir produtos ou serviços, os consumidores devem estar atentos a possíveis fraudes, perante tantas ofertas.

“Evitem realizar compras utilizando links enviados por desconhecidos para e-mails ou grupos de WhatsApp, Facebook, Instagram e demais redes sociais. Acesse os canais de vendas das empresas, diretamente pelo navegador de internet do seu computador ou celular”, orienta o chefe de fiscalização do Procon/AC, Rommel Queiroz.

Antes de concluir as compras, seja elas em lojas físicas ou virtuais, os consumidores devem verificara os procedimentos para trocas ou devoluções. Caso esses direitos sejam acertados previamente com os fornecedores, os clientes devem exigir os registros dessas garantias por escrito, junto com as emissões das notas fiscais.

Compras presenciais

Neste período pandêmico, as lojas físicas devem cumprir as normas de higiene contidas nos protocolos emitidos pela prefeituras, setores da saúde e vigilância sanitária.

É obrigatório o uso de máscara facial para vendedores e clientes, oferta de álcool em gel e a efetivação do distanciamento no interior dos estabelecimentos.

“A pandemia ainda continua e todos os procedimentos de seguranças devem ser oferecidos pelos fornecedores. Em contrapartida, os consumidores devem respeitar os todos os procedimentos e seguir as demarcações utilizadas para formações de filas e utilizações de acentos”, comenta o agente fiscal.

Denúncias

Os consumidores que detectarem possíveis irregularidades podem efetuar suas denúncias para os contatos telefônicos do Procon/AC; (68) 3223-7000 ou 151 de segunda a sexta-feira, das 8 às 13 horas, pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando o site: www.consumidor.gov.br

Para atendimentos presenciais, os consumidores deverão ligar para o número 3215-2447 e agendar um horário para utilizarem os serviços do Procon/AC no guichê da Central de Serviços Públicos de Rio Branco (OCA).

Os moradores de cidades que não possuem uma representação física do Procon/AC, também podem efetuar suas reclamações ou denúncias no Ministério Público ou na Defensoria Pública do município.

Com informações da assessoria do Procon/Acre.

Continuar lendo

Acre

Covid-19 segue em alta com 165 novos casos e mais uma morte

Publicado

em

O boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) na tarde desta quarta-feira, 28, informa que a Covid-19 continua em alta no estado. Nas últimas 24 horas, o estado registrou 165 novos casos de contaminação pelo coronavírus. Agora, o número total de infectados é de 30.545 pessoas.

Até o momento, o Acre registra 81.231 notificações de contaminação pela doença, sendo que 50.632 casos foram descartados, enquanto 54 amostras de RT-PCR estão em análise pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) e pelo Centro de Infectologia Charles Mérieux. Pelo menos 27.999 pessoas já receberam alta médica da doença, enquanto 71 seguem hospitalizadas.

Mais 1 óbito foi registrado nesta quarta-feira, 28, sendo do sexo feminino, cujas iniciais são M. M. S. B., de 85 anos. A idosa deu entrada no dia 27 de outubro, no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) vindo a falecer no mesmo dia, fazendo com que o número oficial de mortes por Covid-19 suba para 691 em todo o estado.

Continuar lendo

Na rede

Clodoaldo diz que vai entregar prefeitura de Cruzeiro do Sul com dinheiro em caixa e sem dívidas

Publicado

em

Completando dois meses de gestão nesta quarta-feira, 28, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Clodoaldo Rodrigues , disse que vai entregar a prefeitura para o sucessor com dinheiro em caixa, sem dívidas, sem folha de pagamento inchada e com os 511 aprovados no concurso contratados.

Ele explicou que a falta de medicamentos – problema herdado da gestão passada – está sendo sanada com nova aquisição. “Não culpo gestor passado, mas não havia remédios, o que está sendo solucionado e em breve estaremos com todas as unidades de saúde abastecidas e a saúde vai ficar ainda com dinheiro em caixa”.

Com relação à infraestrutura, o gestor municipal destacou que segue o asfaltamento de ruas da cidade e que a prefeitura vai atuar até que haja possibilidade. “Vamos aproveitar até o último dia de sol”, afirmou Clodoaldo.

Continuar lendo

Acre

Vereador Rodrigo Forneck testa positivo para Covid-19

Publicado

em

O vereador da Câmara Municipal de Rio Branco Rodrigo Forneck, que é candidato à reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nestas eleições municipais 2020, testou positivo para a Covid-19. A informação foi divulgada pela própria assessoria do parlamentar.

“Apesar de todos os cuidados e de ter evitado aglomerações, o vereador Rodrigo Forneck contraiu a covid-19. Mesmo estando na reta final da campanha, Forneck fez a opção de se manter em casa até que esteja totalmente livre do vírus”, explicou sua equipe.

De acordo com o vereador, ele está no oitavo dia de evolução da doença, que se apresenta em estágio moderado, segundo boletim clínico. “Por uma questão de precaução, o médico infectologista Tião Viana decidiu interná-lo nesta terça-feira, 27, para que se tenha ainda mais êxito no tratamento”.

No momento, Forneck está bem e em contato permanente, via telefone, com a família e equipe de trabalho.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas