Menu

Para secretário, Samu estava sem policiamento por esquecimento do sistema de segurança

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Após dias turbulentos ocasionados pela criminalidade em Rio Branco, o secretário de Segurança Pública do Acre, Coronel Paulo Cézar, garante que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Sobral já funcionará com o policiamento reforçado esta semana. Segundo o gestor, diligências estão sendo realizadas pela polícia para localizar os suspeitos de tentarem um assalto na sala de emergência da unidade.


Uma reunião entre representantes da Segurança Pública e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) nesta quinta-feira, 5, já entrou com as tratativas para o “retomar o policiamento nas Unidades de Pronto Atendimento, na capital e no interior”, afirmou Paulo Cézar em entrevista ao Jornal do Acre, da Rede Amazônica.

Publicidade

De acordo com o Coronel, o protocolo de policiamento da segurança já estabelecia rondas junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas por algum motivo, não estava sendo praticado. “Por esquecimento dos integrantes do sistema, foi deixado de lado, que é o deslocamento simultâneo [da polícia] com agentes do Samu em áreas periférica de Rio Branco”, disse.


Paulo Cézar garante que a secretaria já está empenhada na recuperação e ampliação do sistema integrado de operação de segurança para retomar os atendimentos do Samu via Ciosp. “E assim evitar que fatos como esse sejam registrados novamente”, diz o Coronel. Esse processo está previsto para entrar em funcionamento em fevereiro de 2020. A ideia, segundo o secretário, é “trazer para este espaço [Ciosp] para termos um controle mais efetivo”.


A partir desta quinta-feira, a UPA da Sobral já estará atendendo com a segurança interna reforçada de mais dois vigilantes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido