Menu

Pesquisar
Close this search box.

Faroeste florestano 

Ninguém quer tirar os méritos dos que comandam o sistema de segurança pública e nem os avanços obtidos neste primeiro ano do novo governo. O secretário de Segurança, Coronel Paulo Cezar, e o Comandante da PM, Ulysses Araújo, são qualificados. Tampouco desconhecer o esforço dos policiais. Mas não se pode cobrir o sol com a peneira para mascarar que a violência fugiu ao controle e a cada dia os bandidos estão mais ousados. Este assalto a uma viatura do SAMU, com a humilhação dos seus integrantes; assalto a um supermercado, execuções quase que diárias, os crimes contra o patrimônio subindo numa espiral incontrolada é de deixar todo mundo perplexo. O cenário de um grupo fora da lei mostrando um poderoso arsenal de armas nas redes sociais foi uma afronta ao Estado de Direito; as manifestações públicas de criminosos de caras limpas, desafiando a justiça, em Tarauacá, nos levam a uma única dedução: um novo planejamento tem de ser traçado pela equipe da segurança, porque a imagem que vai se solidificando na opinião pública é que estamos vivendo uma era sem lei, como nas cidades dos filmes de faroeste americano. Vivemos o nosso faroeste florestano. Esta guerra pode ser dada como perdida pelo Estado? É a pergunta que a população faz, e que precisa ser respondida pelas autoridades. O governo dotou as forças policiais de armamentos, viaturas, equipamentos de proteção, mas ainda não houve uma resposta que leve a comunidade a ter uma sensação de segurança. Pelo contrário, a cada dia os cidadãos ficam mais inseguros. Até quando vamos ter que esperar para se dizer que, enfim, vivemos numa capital tranquila, num Estado tranqüilo? E não me venham com estatísticas mortuárias, que foi herança do governo passado e outras alegações, vivemos agora e queremos paz agora. 


INVESTINDO EM SACO VAZIO


Basta consultar o preço de uma passagem para Cruzeiro do Sul para chegar à conclusão de que o governo investiu em saco vazio, ao reduzir o ICMS de 27% para 3% das empresas áreas que operam no Acre. Está dando a quem já tem muito e não beneficia quem tem pouco.


MUITO MAIS


Se o governo baixasse o ICMS cobrado sobre a tarifa da energia, teria um ganho popular.


BRIGA POR ESPAÇO


Este pedido de expulsão do prefeito André Maia do PSD é mais uma briga paroquial do grupo do ex-deputado Jairo Carvalho, que age em represália por não ter secretarias na prefeitura.


ANOTEM E CONFIRAM


A coluna tem informação de que o presidente regional do PSD, senador Sérgio Petecão, vai dar um tempo para os grupos antagônicos se entenderem em Senador Guiomard, mas que não vai dar aval para que o prefeito André Maia seja expulso do partido. Anotem para conferir.


APRENDEU RÁPIDO


Para quem tem quase um ano de mandato a senadora Mailza Gomes (PROGRESSISTAS) é a grata surpresa da bancada federal. Fez uma série de ações políticas pragmáticas como ser favorável à prisão em segunda instância, no combate às fraudes do INSS e em apoio à cessão onerosa, que favorece o repasse para Estados e municípios, e por isso foi avaliada por órgão especializado como a 1º no ranking das políticas acreanas. Para uma novata, já foi bem longe.


AFASTAMENTO POLÍTICO


Não estou falando em rompimento, a notícia que chegou ontem ao BLOG é de que, por conta da ânsia do governador em acabar com as pensões de ex-governadores, o humor do deputado federal Flaviano Melo (MDB) não é agradável com o aliado. A parte que mais dói é o bolso.


TRATADA COMO ESTRELA


A presidente do SINTEAC, Rosana Nascimento, é sempre citada pela cúpula do PSD, como uma das “estrelas” que deverá se filiar ao partido no congresso marcado para dia 21 próximo, na Fazenda “Boi Cagão” do senador Sérgio Petecão (PSD).


NÃO PODE ALONGAR


A prefeita Socorro Neri não espere pelo apoio do PT à sua candidatura se sair para a reeleição, hoje, o grupo do PT que quer candidatura própria é o mais numeroso dentro do partido.


SÓ COMO PROTAGONISTAS


Converso sempre com amigos do PT e PCdoB, e o que ouço é que, numa eventual aliança com a prefeita Socorro Neri (a cada dia mais distante), seria exigido dela que na campanha sejam protagonistas, e a fatura começaria com a abertura de espaços já nesta gestão. É o jogo.


DERROTA NA JUSTIÇA


O deputado federal Flaviano Melo (MDB) sofreu derrotas na justiça para manter a pensão.


ROXINHO, O NOVO RICO


Enquanto você fica reclamando da vida, que o dinheiro está curto; está desempregado, o diretor da FUNTAC, o Roxinho, que transita bem no andar de cima do governo, aparece em uma postagem se abanando com um leque formado por várias notas de cem reais. É mole?


FALTA DE URBANIDADE


O deputado Fagner Calegário (PR) adentrou ontem o gabinete da secretária de Comunicação, Silvânia Pinheiro, gravando e exigindo de forma rude comprovantes de pagamentos feitos pela SECOM. E foi à tribuna da ALEAC lhe acusar de ser “truculenta”. Foi uma falta de urbanidade.


DOIS ERROS


O deputado Fagner Calegário (PR) tem o direito de saber o que se passa nas secretarias, mas para isso tem de ser pelo instrumento legal do pedido parlamentar de informações. E a secretária Silvânia Pinheiro não tem o perfil da truculência, pelo contrário, sempre foi afável.


DIREITO AO CONTRADITÓRIO


O BLOG tem mão dupla com a notícia. O vereador Marcos Luz (MDB) pediu espaço para se queixar que lamenta o veto ao seu projeto que cassava Alvarás de Funcionamento de empresas flagradas vendendo produtos roubados, e que a prefeita Soorro foi mal orientada, e confundiu sanção penal com sanção administrativa. Acha que o veto foi por ser da oposição.


NÃO TINHA SAÍDA


Neste presente caso a prefeita Socorro Neri não adotou uma posição pessoal, foi orientada pela Procuradoria Jurídica da prefeitura a vetar o referido projeto, sob o fundamento que era inconstitucional. Além de ferir a Lei de Liberdade Econômica sancionada pelo presidente Bolsonaro, que tira competência do município para este tipo cassação. Não foi perseguição.


CANDIDATOS CONFIRMADOS


Deputada federal Vanda Milani (SD), em Rio Branco; Maurício Praxedes, em Marechal Taumaturgo, e Diego Paulista, são nomes confirmados pelo SOLIDARIEDADE, para a disputa destas prefeituras, em 2020. Na capital, o SD costura alianças com vários partidos.


NÃO COLOQUEM NA CONTA


Não coloquem na conta de que a candidatura da deputada federal Vanda Milani (SD) se trata apenas de um jogo de cena. É para valer. O presidente do partido, Israel Milani, diz que está sendo feito todo um trabalho para levar a candidatura de Vanda Milani ao segundo turno.


NÃO É UM MOSTEIRO


Os duros ataques trocados nas últimas sessões entre deputados da oposição e da base do governo devem ser contabilizados como algo normal dentro do parlamento. Os debates são necessários para que seja exercido o contraditório. O parlamento não é mosteiro budista.


FICA NO PSL


O ex-prefeito Tião Bocalom foi convidado para se filiar ao PROGRESSISTAS, mas não deve atender ao pedido, teme deixar o PSL, já que joga as suas esperanças na cassação do deputado federal Manuel Marcos (PRB), para assumir no seu lugar. É uma aposta no imponderável.


PERDEU POR SER TURRÃO


Não fosse um turrão político teria disputado a eleição para a Câmara Federal dentro da coligação que elegeu o atual governador, e pela votação que obteve estaria hoje no mandato.  


SÓ SOB ESCOLTA


Os profissionais do SAMU somente vão atender chamados em bairros perigosos se for com a escolta policial. Isso é o reconhecimento do domínio de territórios por grupos criminosos.


NOME NOVO NA CORRIDA


O deputado Josa da Farmácia (PODEMOS) diz quando se comenta a sucessão municipal em Cruzeiro do Sul de que, não tem nenhum compromisso com os grupos na disputa, porque estuda a possibilidade dele ser candidato a prefeito na eleição do próximo ano.


BELA HOMENAGEM 


Muito da história de Rio Branco passou pelo salão das antigas barbearias e pelos papos com os barbeiros sexagenários, por isso muita justa a homenagem prestada a esses profissionais pelo vereador Jackson Ramos (PT). O barbeiro Ziza, nos seus 81 anos, é um exemplo de bom papo.


VOLTOU AO NORMAL


O deputado Roberto Duarte (MDB) voltou ao normal nos ataques ao governo. Falou na ALEAC que os novos carros da Segurança estão servindo para “passeios e festas”. Duarte sendo Duarte.


FRASE DO DIA


“Os políticos não conhecem nem o ódio, nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento”. Philip Chesterfield.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.