Conecte-se agora

MDB de Cruzeiro do Sul passou a votar com Ilderlei Cordeiro

Publicado

em

Nesta terça-feira, 3, na aprovação do projeto do prefeito Ilderlei Cordeiro, de transferência de recursos do COSIP para uma empresa particular, pela primeira vez, a bancada do MDB, votou favorável à Ilderlei, com exceção do vereador Romário Tavares.

Os vereadores emedebistas Carlinhos Alves, Amauri Sinhô, Antônio Cosmo e Mazinho da BR, “deram um cheque em branco para o prefeito Ilderlei Cordeiro, que deverá ser cassado definitivamente do cargo e não terá condição de executar esse projeto de transformar lixo em energia elétrica”, cita Romário.

O vereador  diz que estava certo que, como sempre acontece, toda a bancada do MDB de Vagner Sales, diria não ao projeto. Mas de última hora, os 4  mudaram de ideia.

Ele vai além e diz que há boatos dentro e fora do partido, de que um vereador do MDB de Cruzeiro do Sul vai deixar a sigla.  “Se for para apostar, eu diria que seria o Carlinhos ou o Sinhô. Os dois têm ligação com o deputado estadual Luís Gonzaga . O Sinhô é coordenador de campanha do Gonzaga e o Carlinhos é parente dele, apesar de ter apoiado o Nicolau na eleição passada”, explica Romário.

Já o vereador Sinhô destaca que votou favorável ao projeto do prefeito, porque apresentou emenda, que incluiu a Câmara Municipal nas negociações entre a prefeitura e a empresa que vai receber recursos do COSIP.

Quanto à sair do MDB, Sinhô diz que “por enquanto isto não está nos meus planos. Estou satisfeito no partido”.

Uma fonte da prefeitura de Cruzeiro do Sul informa que, com exceção do vereador Romário Tavares, os demais vereadores do MDB, têm cargos dentro da gestão. Municipal. “Nada muito vultoso, mas todos têm sim um parente ou outro indicado na gestão do prefeito”.

Segundo a fonte, até bem pouco tempo, Romário Tavares também tinha uma pessoa da família, ocupando cargo no município.

O MDB tinha a maior bancada da Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, com 5 vereadores e sob a batuta de Vagner Sales, sempre votava ” fechada” contra todos os projetos do executivo. Mas na última sexta-feira, 5 vereadores da Câmara anunciaram a ida para o Progressistas de Ilderlei , que agora conta com 6 vereadores e já não terá muitos problemas para aprovar projetos na Câmara Municipal, principalmente agora que conta com os votos do MDB.

Anúncios

Na rede

Com reclassificação, Catedral poderá ter fiéis no Novenário de Nossa Senhora da Glória

Publicado

em

Devido à reclassificação para a faixa amarela no Acre com relação à Covid-19, a igreja católica de Cruzeiro do Sul vai permitir, a partir da próxima segunda-feira, dia 10, a presença de pessoas dentro da Catedral Nossa Senhora da Glória durante o Novenário em homenagem a santa, que segue até o dia 15.

O bispo Flávio Giovanele diz que será permitida a presença de 180 pessoas no interior da Catedral ( onde cabe mil pessoas) e mais 50 no pátio ao redor da igreja. Ela explica que, até domingo, as celebrações continuam só pelas redes sociais e rádio.

Já na segunda-feira, a igreja estará com as portas abertas para a celebração tradicional das 19 horas. Para as missas presenciais noturnas, os fiéis terão que se inscrever na paróquia da Catedral.

O bispo explica que quem já havia feito a inscrição para as noites dos dias 6, 7, 8 e 9 terá que refazer na secretaria da Paróquia, inclusive para a missa do dia da padroeira, 15.

“Para os horários das 9 da manhã, do meio-dia e das 3 da tarde não é necessário fazer a inscrição: é só comparecer na Igreja e participar. Para as missas do dia 15 de agosto também é necessário fazer a inscrição. Bom novenário para todos”, conclui o bispo.

Continuar lendo

Na rede

Ilrderlei comemora instalação do Procon em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, anunciou por meio das redes sociais que na próxima semana assinará convênio com o governo do Estado para a instalação de um prédio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) no município.

O órgão deverá funcionar na sede da prefeitura, situada no Centro da cidade. O gestor destaca a importância do órgão para o município, que enfrenta constantes panes no sistema de telefonia e internet.

“É com grande satisfação que venho trazer a notícia de que em breve teremos o Procon em Cruzeiro do Sul. Me reuni aqui em Rio Branco, com o governador Gladson Cameli e o diretor-presidente do Procon, Diego Rodrigues, e eles me garantiram que já na próxima segunda-feira estaremos assinando um termo de cooperação”, comemorou.

Segundo Cordeiro, a telefonia é um dos problemas que o povo cruzeirense enfrenta e “com a instalação de um órgão fiscalizador poderemos solucionar esta e outras questões “, finalizou, lembrando que a instalação do Procon em Cruzeiro do Sul era um compromisso que assumiu ainda na campanha.

Continuar lendo

Na rede

Secretário de Cruzeiro do Sul precisa de plasma para tratamento de Covid-19

Publicado

em

O secretário adjunto de Saúde de Cruzeiro do Sul Roberto Holanda, internado em uma UTI do INTO, em Rio Branco, está sendo tratado com plasma de pacientes curados da Covid-19 e a família faz pedido para que sejam feitas novas doações.

Os pacientes curados de Covid-19 com sangue tipo O+ devem fazer as doações no Hemoacre, em Rio Branco, ou no Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul.

Só podem doar as pessoas que já tiveram Covid-19 e estão sem sintomas há pelo menos 14 dias.

Holanda, que chegou a ter 80 % dos pulmões comprometidos pelo coronavírus, foi transferido de Cruzeiro do Sul para Rio Branco na madrugada do último domingo, 2. Ele já foi coordenador de Saúde da Regional do Juruá e atualmente responde pela Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Na rede

TRE marca julgamento de Ilderlei para a próxima semana

Publicado

em

Está marcada para às 13 horas do próximo dia 10 de agosto a sessão virtual do julgamento do recurso do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, contra a cassação do mandato, determinada pelo juiz Erick Farhat em julho de 2019. Farhat, juiz eleitoral substituto da 4ª Zona de Cruzeiro do Sul, cassou o mandato de Ilderlei, que recorreu da decisão, no exercício do cargo. Agora, caberá ao pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmar ou negar a cassação.

A acusação é de corrupção eleitoral pela tentativa de compra de votos e desistência da candidatura do candidato a vereador Clebisson Silva Freire, do PSDB, durante as eleições de 2016. Toda a ação contou com a presença do então prefeito Vagner Sales, que estava no local e segundo os autos, teria ofertado R$5 mil mais dois empregos para o então candidato a vereador tucano.

O episódio, na sede da secretaria de Assistência Social, reuniu os dois candidatos a prefeito de Cruzeiro do Sul no pleito de novembro deste ano. Ilderlei Cordeiro chegou ao local acompanhando de Fagner Sales, filho de Vagner. Ilderelei repete que confia em Deus e na justiça e espera levar o mandato até o final. “Eu só passei pelo local e o próprio pretenso candidato confirmou isso. Não tentei comprar ninguém”.

Sessão virtual

A sessão será virtual e poderá ser acompanhada por meio da rede mundial de computadores, no canal do TRE-AC no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCufTvCKIKUESDGMTpg6NTKQ. Segundo a juíza Mirla Regina, as sustentações orais, se cabíveis, devem ocorrer por videoconferência, por meio da plataforma Zoom Video Communications.

Está habilitado a realizar sustentação oral por videoconferência o advogado devidamente constituído no processo, obedecidas, quanto à sua habilitação, as mesmas normas aplicáveis à sustentação oral realizada em sessão presencial. O pedido de sustentação oral deverá ser formulado até 24 (vinte e quatro) horas do início da sessão, por meio de petição eletrônica, nos próprios autos do processo a ser julgado, ou, sendo o processo ainda físico, por envio ao e-mail informado pela secretaria do Tribunal.

Nos bastidores do processo, as informações são de que os advogados do prefeito Ilderlei Cordeiro teriam tentado ao máximo protelar o julgamento. Já a defesa de Vagner Sales, mesmo ele sendo acusado de compra de votos, tem feito de tudo para acelerar o julgamento do Pleno do TRE.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas