Conecte-se agora

Família de venezuelanos se arrisca nas ruas para escapar da fome

Publicado

em

FOTOS: SÉRGIO VALE

A presença de venezuelanos vagando pelas ruas do centro de Rio Branco já é corriqueira há alguns meses. A maioria são mulheres com filhos de colo e crianças aparentando no máximo 10 anos. Nesta quarta-feira, o repórter fotográfico do ac24horas flagrou o momento em que uma pessoa entrega uma marmita para a mãe, que pedia ajuda para alimentar dois filhos.

Sentada na calçada, a mulher – uma indígena venezuelana, rapidamente abriu a embalagem e ofereceu a comida a um dos filhos. O outro dormia em seu colo. Um cartaz apresentado pela família, escrito em portunhol, diz o seguinte: “Bom dia eu sou criaca indigena venezuelano ajuda pra comprar pán y fralda. Obrigado [sic]”.

No final deste ano, o Comitê Federal de Assistência Emergencial da Presidência da República instituiu o Sistema Acolhedor como cadastro oficial de imigrantes advindos do fluxo migratório provocado por crise humanitária na Venezuela. Muitos são indígenas que fogem da fome naquele país. A maioria não pretende ficar no Acre, mas tem como destino outros países, como o Uruguai.

FOTOS: SÉRGIO VALE

Já passaram centenas de venezuelanos pelo Acre, conforme dados da secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM). Assis Brasil é a cidade por onde mais passam migrantes, em virtude da fronteira com o país vizinho Peru.

O Acre passou a ser rota desse fluxo migratório há pouco tempo, desde 2010. No entanto, segundo representantes da atual secretaria, ainda não havia sido colocada em prática nenhuma política estadual para que essa problemática social fosse instituída, de fato, como ação política, com objetivo de buscar apoio do governo federal.

Propaganda

Destaque 6

Xapuri é a região que mais acumula chuva neste mês de janeiro

Publicado

em

Os dados da Unidade de Situação e Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente mostram onde as chuvas tem sido mais intensas neste mês de janeiro.

Nas estações de monitoramento que possuem série climatológica para efeito de comparação, onde é possível observar se a chuva está abaixo ou acima do esperado para o mês os registros mostram que em Xapuri vem chovendo muito: 305,8 mm no período; Assis Brasil, 269,4 mm, Brasileia, 264,6 mm; Manoel Urbano, 211,6 mm; Capixaba 197,4 mm, Cruzeiro do Sul, 159,4 mm e Sena Madureira, 146,2 mm, .

O maior acumulado de chuva do início do mês de janeiro até hoje (de 1 a 22) foi registrado na estação de monitoramento da Ponte do Rio Liberdade: ali choveu 212,4 mm; em seguida, a estação do Igarapé Espalha, no Seringal Belo Horizonte, onde choveu de 203,2 milímetros no período.

A estação no Seringal Guarany foram 167,6 mm; Riozinho do Rola 157,4 mm, Aldeia dos Patos, nas cabeceiras do Rio Acre, registrou 137,6 mm.

Continuar lendo

Destaque 6

Ifac oferta 520 vagas para cursos superiores através do Sisu

Publicado

em

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está ofertando 520 vagas para cursos superiores, nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições, que tiveram início nesta terça-feira (21.01), devem ser realizadas até o dia 24 de janeiro pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

Conforme edital, podem concorrer às vagas os candidatos que tenham realizado a edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), como também obtido nota diferente de zero na Redação.

Dentre os cursos ofertados pelo Ifac estão: Bacharelado em Administração (Rio Branco) e Zootecnia (Sena Madureira), Licenciatura em Ciências Biológicas (Rio Branco), Física (Cruzeiro do Sul e Sena Madureira), Matemática (Cruzeiro do Sul e Rio Branco) e Química (Xapuri), além de Tecnólogo em Agroecologia (Cruzeiro do Sul), Gestão Ambiental (Xapuri), Gestão do Agronegócio (Tarauacá), Processos Escolares (Cruzeiro do Sul) e Sistemas para Internet (Rio Branco).

De acordo com o calendário do Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro. As matrículas dos aprovados em primeira chamada serão realizadas entre os dias 29 de janeiro e 04 de fevereiro, nos setores de Registro Escolar das unidades do Ifac em Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

As Inscrições devem ser feitas até o dia 24 de janeiro pelo site https://sisu.mec.gov.br/

Com informações da assessoria do IFAC

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas

welcome image