Conecte-se agora

Embrapa desenvolve espécie de amendoim forrageiro que aumenta duração dos pastos

Publicado

em

Uma nova cultiva de amendoim forrageiro, planta recomendada para o consórcio com gramíneas, pode intensificar a produção pecuária a pasto nos diversos biomas com baixo impacto ambiental. Desenvolvida pela Embrapa, a BRS Mandobi é a primeira cultivar nacional da leguminosa com propagação por sementes. Além de diversificar as pastagens, melhora a fertilidade do solo e a dieta animal e eleva a longevidade dos pastos. O alto rendimento de forragem de qualidade aumenta em 46% a produtividade do rebanho.

Segundo a pesquisadora Giselle de Assis, coordenadora da Rede Nacional de Melhoramento de Amendoim Forrageiro, a intensificação sustentável da bovinocultura a pasto é uma tendência em todas as regiões do Brasil, para assegurar a competitividade da atividade. Um dos modelos utilizados se baseia na associação de gramíneas e leguminosas forrageiras bem adaptadas, produtivas e economicamente viáveis, capazes de fornecer aos animais os nutrientes necessários para a produção de carne ou leite.

“Pastagens consorciadas com amendoim forrageiro, quando bem manejadas, apresentam maior longevidade e garantem a manutenção da produtividade da forragem, por meio da fixação biológica de nitrogênio no sistema, com redução de custos com adubação nitrogenada e aumento da produção animal. A BRS Mandobi pode ampliar o uso dessa leguminosa na atividade pecuária, mediante a oferta de sementes nacionais de qualidade a preços mais acessíveis para o produtor rural”, explica a pesquisadora.

Propaganda

Cotidiano

Centro de Estudo de Línguas abre pré-matrícula on-line nesta quarta-feira (29)

Publicado

em

Começa nesta quarta-feira (29) a pré-matrícula on-line para pessoas da comunidade que desejam aprender um novo idioma no Centro de Estudo de Línguas (CEL) em Rio Branco. O acesso será liberado a partir de 8h, e o período de pré-matrícula segue até às 12h do dia 31 de janeiro.

As vagas são para cinco cursos: Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Libras. A efetivação da matrícula pode ser feita no CEL, logo após a pré-matrícula.

Porém, fique atento: o não comparecimento para confirmação da matrícula nos prazos estabelecidos no edital acarretará em cancelamento da vaga conseguida através da pré-matrícula online, não sendo possível reavê-la depois.

Continuar lendo

Cotidiano

Polícia recupera uma das armas roubadas da antiga delegacia de Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Na tarde desta terça-feira, 28, a Polícia Civil prendeu o autor do roubo e recuperou parte dos itens levados do Instituto de Criminalística, antiga delegacia de Cruzeiro do Sul, na noite de segunda, 27.

A arma de fabricação caseira, tipo garrucha, munição e um celular foram recuperados, faltando ainda a espingarda.

Na operação a polícia apreendeu 105 trouxinhas de pasta base de cocaína. Segundo o delegado Marcos Vinicius, as buscas prosseguem até que a outra arma seja recuperada e que receptador dos itens roubados também seja preso.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required
Propaganda
Propaganda

Mais lidas