Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um Estado beirando a miserabilidade 

A secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice, revelou ontem, alguns dados que mostram o Estado beirando a miserabilidade. Uma prova de que os vinte anos das gestões petistas não geraram nem empregos e nem a renda prometida aos acreanos. Pelos números mostrados aos deputados existem 114 mil desempregados, o segundo maior índice negativo da região norte e o terceiro do país. E mais grave ainda: dos 800 mil acreanos 224 mil são considerados pobres, liderando este índice na região norte e sendo o segundo do Brasil. E que 116 mil acreanos vivem no patamar considerado como de extrema pobreza. E ainda que 10,4% da população vive do programa Bolsa Família. São os números frios. Deles não se poderá fugir. Até ai morreu Nero. A pergunta que não pode deixar de ser feita é o que o atual governo vai fazer em termos de políticas públicas para tentar reverter estes índices vergonhosos? O agronegócio é para médio e longo prazo. Não temos um parque industrial. A Agricultura é ineficiente, mal se produz o cheiro verde para temperar o peixe. Nossa construção civil está parada. E esta herança maldita não será apagada com discursos e rompantes populistas, culpar as gestões que deixaram o Estado chegar neste quadro deprimente não resolverá nada. Neste primeiro ano de governo não se avançou para dar soluções que levem ao menos a minorar. Ou o governador senta com sua equipe para desatar este nó górdio da vergonha ou vai passar o restante do mandato choramingando contra os autores da patuscada econômica. E o que o acreano quer é emprego, não é choro, mas soluções. Será preciso mais do que a boa vontade. Fecho com um ditado grego: “não adianta discutir com a barriga vazia, ela não tem ouvidos”. 


DESGASTE DESNECESSÁRIO


O que ganha o deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) ao levar um irmão policial militar para ficar encostado na Assembléia Legislativa, num momento difícil do sistema de segurança pública, com a violência explodindo, e desfalcando a PM? Ganha um desgaste desnecessário.


NÃO SE PODE EXIGIR


Não se pode mais exigir dos policiais militares quando a metade do efetivo se encontra à disposição de autoridades. Como é que vai se combater a violência com pouca tropa?


OUTRO COMPLICADOR


Fora isso, o deputado Gerlen Diniz (PROGRESSISTAS) tem outro problema que poderá também lhe gerar desgaste político, conforme o desfecho, a invasão de suas terras em Sena Madureira.


DEIXOU A BOCA TORTA


Criticou-se tanto o governo passado por tirar policiais militares das ruas para ficar à disposição de políticos e autoridades dos poderes, e se faz exatamente o que foi repudiado na campanha.


O PRIMO POBRE


É bom o governo ir e preocupando com outra promessa de campanha: a de dar paridade salarial entre os policiais militares e os policiais civis. Nesta história, a PM é o primo pobre.


APOSTA PERDIDA


Os adversários do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, apostaram todas as suas fichas de que, ele seria afastado do cargo e se teria novas eleições para a prefeitura ainda este ano. O seu caso só deve entrar na pauta do julgamento no TRE-AC, em 2020, em uma data ainda não definida.


BEM MAIS FÁCIL


Conhecedores da política de Sena Madureira acreditam que, o prefeito Mazinho Serafim (MDB) terá menor dificuldade para se reeleger, do que teve quando disputou o atual mandato.


ATÉ QUANDO O AMADORISMO VAI DURAR?


O secretário de Educação, Mauro Sérgio, sem preparar uma campanha de esclarecimento à comunidade, resolveu acabar com o ensino médio no Colégio Acreano, os estudantes reagem num protesto em frente ao Palácio Rio Branco, e o governador manda voltar atrás, causando um desgaste sem a menor necessidade. Até quando vai continuar o amadorismo nesta gestão?


PREVER AS REAÇÕES


Quando um secretário resolve tomar uma decisão polêmica tem que avaliar antes se trará desfecho político negativo para o governo. Mas deixam o desgaste estourar para consertar.


PEGA NO GOVERNADOR


Qualquer pauta negativa gerada por uma decisão açodada de um secretário não atinge a sua imagem, mas a imagem do governo, e notadamente, a imagem política do governador


FALTA LEGITIMIDADE


A sorte do governo é que falta aos políticos da oposição legitimidade para criticar ações atabalhoadas deste governo, porque a gestão passada que apoiaram não conseguiu nem pagar o 13º salário dos servidores, dívidas com os fornecedores, e entregou o Estado quebrado.


CANAL ABERTO


O secretário de Segurança, Coronel Paulo Cézar, tem um diferencial positivo: o de ter um canal aberto para dar qualquer informação à imprensa e divulga o resultado de todas as operações.


INTERESSE MUNDIAL


O deputado Neném Almeida (sem partido) lançou uma campanha de interesse mundial, de alta relevância social, econômica e política para o Brasil e para o Acre: quer que o internauta dê a sua opinião se deverá ficar imberbe ou ficar com um visual de barba grande. É para rir!


É UMA SITUAÇÃO ANTIGA


Moradores que tiveram as suas casas invadidas pelas águas da forte chuva de ontem estão com a mais absoluta razão de protestar e de exigir solução para o problema, que é antigo, não foi obra desta gestão. Mas isso não exime que os moradores cobrem da prefeita Socorro Neri.


O INVERNO É CRUEL


O inverno costuma ser cruel para os prefeitos de Rio Branco, uma cidade que cresceu de forma desordenada. Quem não se lembra do ex-prefeito Marcus Alexandre mostrado em selfies andando nas ruas, com água pela canela? É certo cobrar, não debitar o problema à prefeita. 


 SÃO OS PRIMEIROS QUE GRITAM


São para quem recorrem por primeiro quando são vítimas de uma ação da bandidagem, então, vejo sempre como uma hipocrisia se atacar o trabalho da PM no coletivo, por um erro pontual.


QUE COISA MAIS LOUCA!


“Os Beatles foram uma invenção socialista para fazer garotas abortar”. A frase é do novo presidente da FUNARTE do governo Bolsonaro. Declaração mais louca que já vi publicada.


ALTA ROTATIVIDADE


Algumas secretarias do Estado tiveram este ano alta rotatividade. Pela FUNTAC já está no terceiro dirigente. Na SESACRE são três mudanças. Duas na Agricultura. Três no comando da PM. Duas trocas no ACREPREVIDÊNCIA. Nada contra. Desde que, quem entre mostre serviço.


DELIBERAÇÃO NACIONAL


O PT terá candidato próprio à PMRB, no próximo ano. É o quadro que vai se moldando nas conversas que se ouve de seus dirigentes. A deliberação nacional é sempre por candidaturas próprias nas capitais para prefeito. Não vou me admirar nem um pouco se acontecer aqui.


A REALIDADE É OUTRA


Na sua fala para os vereadores que vieram de Feijó, Tarauacá e Jordão, o secretário de Saúde, Alysson Bestene, citou a UPA da SOBRAL como exemplo de bom atendimento. Não é bem assim, virou rotina o protesto de pacientes na rede social contra a ausência de médicos.


SONHO REALIZADO


Com a aprovação no Senado cabe apenas ao presidente Bolsonaro sancionar a decisão que estabelece a realização de duas provas anuais do REVALIDA, para habilitação de médicos formados no exterior em Medicina a ter o seu CRM. Foi uma luta antiga do deputado federal Alan Rick (DEM).


ANO DE DEBATES


A ALEAC caminha para o seu recesso como uma casa de bons debates em 2019. E de debates duros entre governistas e oposicionistas. E com as sessões presididas pelo presidente Nicolau Junior (PROGRESSISTAS), que em momento algum criou empecilhos ás discussões na tribuna.  


FRASE DO DIA


“O homem nasce com as mãos fechadas, mas agoniza com as mãos abertas porque, ao entrar no mundo, ele deseja agarrar tudo, mas ao deixá-lo não leva nada consigo”, Talmud.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.